Jovem conta como é cursar inglês em curso de férias no Canadá

Brasileira ficou um mês em casa de família canadense, enquanto estudava inglês pela manhã
Por Hotcourses Brasil

Júlia Batagin aproveitou as férias para fazer inglês no Canadá
Júlia Batagin aproveitou as férias para fazer inglês no Canadá
Crédito da Imagem: Hot Courses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Júlia Batagin tem 14 anos e está no primeiro ano do ensino médio. Aproveitando o período de férias, a paulista passou um mês em Vancouver, no Canadá, para cursar inglês e participar de passeios turísticos e culturais pela cidade e região com duas amigas brasileiras. 

Leia a entrevista sobre a experiência de Júlia!

Quais foram as suas razões para escolher especificamente o Canadá como o seu destino de estudo?

Na verdade, meu sonho sempre foi fazer intercâmbio nos Estados Unidos, nunca havia passado pela minha cabeça ir para o Canadá. Mas duas amigas minhas já estavam vendo com a agência o intercâmbio para o Canadá quando me chamaram para ir junto. Foi quando eu comecei a me interessar pelo lugar e, então, fechamos a viagem com a agência. 
 
Qual era a sua escola e curso no Canadá? 

Estudei na Sprott Shaw Language College, na cidade de Vancouver, e fiz um curso de inglês que durou quatro semanas.
 
Como era a sua rotina de estudos? Você participava de atividades além das aulas? Quais?

Quando eu estava lá, tinha aulas das 9h da manhã até às 12h30, elas eram divididas em 3: escrita e leitura, gramática e escuta. Depois das aulas, eu almoçava na escola e ia fazer passeios que já estavam programados pela escola e pela agência na maioria dos dias. 

Quando não haviam passeios programados, eu e meus amigos íamos conhecer lugares novos na cidade. 
 
Onde você morou no Canadá? Como encontrou a acomodação?

Morei na casa de uma host family que a escola na qual eu fiz o curso me proporcionou. 
 

Júlia escolheu a cidade de Vancouver

Por ser menor de idade, você precisou de documentos e requisitos adicionais para poder estudar no Canadá sozinha? Quais? 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como meu passaporte somente permitia que eu viajasse com um dos meus pais, precisei de uma autorização de viagem da polícia federal para sair do país. 
 
Pela sua experiência pessoal, quais as vantagens e desvantagens de fazer este tipo de intercâmbio na sua idade, antes de completar 18 anos ou concluir o colegial?

Grande parte das pessoas com quem eu conversei lá me disse que eu devo voltar para ir nos bares e festas da lá, porque tem uma idade mínima para entrar neles (não lembro se é 18 ou 21 anos) mas fora isso, tudo que eu quis fazer, eu fiz sem problema algum. 
 
Como foram os seus primeiros dias no Canadá? A sua adaptação foi fácil?

Meus primeiros dias no Canadá foram difíceis. Fiquei com muitas saudades da minha familia e amigos aqui no Brasil. Também tive problemas com a minha host family porque não consegui me adaptar muito bem às regras da casa logo de primeira, mas acho que isso depende muito da sorte que você tem quando recebe sua host family. 

Por ser um intercâmbio de curta duração, quais dicas você daria para conseguir aproveitar ao máximo a experiência?

Eu diria que a pessoa tem que aproveitar intensamente cada segundo da viagem, por ser um período muito curto. Também não deixar de fazer as coisas que já estão programadas, como os passeios já inclusos no pacote da agência, porque, com certeza, você irá se arrepender. Não deixe nada para amanhã!