Por que começar os seus estudos no exterior por um preparatório?

Você terá contato com a universidade mesmo não sendo um estudante universitário
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os programas preparatórios são populares nos destinos de estudo mais procurados pelos estudantes internacionais, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Como o sistema de ensino difere amplamente de país a país, é muito comum que os estrangeiros ainda não tenham a qualificação necessária para ser admitido em uma graduação no exterior – formação acadêmica, nota suficiente na prova de inglês, GPA mínimo, etc. E é com isso que os preparatórios podem te ajudar!

Eles são cursos projetados especificamente para, como o nome já indica, preparar alunos internacionais com tudo que eles precisam para uma graduação ou pós-graduação no exterior. 

Eles têm diferentes formatos e nomes, como:

  • Primeiro Ano Internacional: Funciona como o primeiro ano de uma graduação, mas é específico para estrangeiros. Após a conclusão, os estudantes partem para o segundo ano do bacharelado escolhido.
  • Preparatório Internacional para Graduação ou Pós-Graduação: Proporciona as habilidades de estudo, os conhecimentos e a proficiência linguística que os estrangeiros precisam para fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado no exterior.
  • Programa de Transferência: Normalmente oferecido em parceria com uma universidade internacional, estes cursos, além de preparar os estudantes, já têm um acordo de transferência direta à graduação, assim, o estudante não precisa passar pelo processo seletivo universitário.
  • Pré-Mestrado: Este programa é especificamente para quem ainda não tem as qualificações adequadas para a admissão direta em um mestrado no exterior ou que prefira se familiarizar com o sistema de ensino antes de começar os estudos na universidade.
  • Cursos de inglês: Se a sua preocupação for não ter desenvoltura suficiente no inglês para estudar no exterior, mas já tiver os requisitos acadêmicos obrigatórios, você pode melhorar a sua fluência em um dos cursos de inglês preparatórios. Há opções de inglês acadêmico, inglês geral, inglês para pré-mestrado, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cinco razões principais para cursar um preparatório:

1. Critérios de admissão: Apesar de exigir alguns requisitos para a admissão, como GPA e proficiência adequada no inglês, eles são bem menos rígidos e competitivos do que os de uma graduação no exterior.

2. Preparo acadêmico: Se você ainda não tem todos os requisitos para a admissão direta em uma graduação no exterior, o programa preparatório lhe ajudará a adquiri-los: as habilidades e conhecimentos necessários para cursar a sua área de estudo acadêmica escolhida; a familiarização como ensino superior do país; a fluência adequada no inglês, etc.

3. Progressão para universidade: Uma vez concluído o seu preparatório, você consegue a progressão para uma graduação em uma universidade no exterior. Afinal, já terá toda a qualificação para ser admitido com sucesso! E a sua escola internacional de preparatório tem um papel importante em te ajudar com todos os documentos e requisitos necessários para essa transição.

4. Adaptação: Ao estudar primeiro em um preparatório, você se adapta ao novo país, ambiente de estudo e idioma estrangeiro antes de assumir os estudos acadêmicos em uma universidade – normalmente mais rigorosos e exigentes.

5. Universidades: Com frequência, os preparatórios são ministrados pelas próprias universidades internacionais ou centros especializados em parceria com as universidades. Isso significará que você estudará em um campus desde o primeiro dia no exterior e será considerado um universitário, mesmo matriculado em um preparatório. 

Você terá acesso a todas as instalações e recursos disponíveis, como acomodações, plano de alimentação, bibliotecas, academias, clubes estudantis, laboratórios, atividades sociais, centros recreativos, workshops, serviços de suporte, etc.

Pesquise por programas preparatórios no exterior

Leia também: O que são os Pathway Courses ou Foundation Programs – Cursos preparatórios no exterior?