Em 17/01/2020 17h45 , atualizado em 17/01/2020 18h00

Por que começar os seus estudos no exterior por um preparatório?

Estudar no Exterior

Você terá contato com a universidade mesmo não sendo um estudante universitário Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Os programas preparatórios são populares nos destinos de estudo mais procurados pelos estudantes internacionais, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Como o sistema de ensino difere amplamente de país a país, é muito comum que os estrangeiros ainda não tenham a qualificação necessária para ser admitido em uma graduação no exterior – formação acadêmica, nota suficiente na prova de inglês, GPA mínimo, etc. E é com isso que os preparatórios podem te ajudar!

Eles são cursos projetados especificamente para, como o nome já indica, preparar alunos internacionais com tudo que eles precisam para uma graduação ou pós-graduação no exterior. 

Eles têm diferentes formatos e nomes, como:

  • Primeiro Ano Internacional: Funciona como o primeiro ano de uma graduação, mas é específico para estrangeiros. Após a conclusão, os estudantes partem para o segundo ano do bacharelado escolhido.
  • Preparatório Internacional para Graduação ou Pós-Graduação: Proporciona as habilidades de estudo, os conhecimentos e a proficiência linguística que os estrangeiros precisam para fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado no exterior.
  • Programa de Transferência: Normalmente oferecido em parceria com uma universidade internacional, estes cursos, além de preparar os estudantes, já têm um acordo de transferência direta à graduação, assim, o estudante não precisa passar pelo processo seletivo universitário.
  • Pré-Mestrado: Este programa é especificamente para quem ainda não tem as qualificações adequadas para a admissão direta em um mestrado no exterior ou que prefira se familiarizar com o sistema de ensino antes de começar os estudos na universidade.
  • Cursos de inglês: Se a sua preocupação for não ter desenvoltura suficiente no inglês para estudar no exterior, mas já tiver os requisitos acadêmicos obrigatórios, você pode melhorar a sua fluência em um dos cursos de inglês preparatórios. Há opções de inglês acadêmico, inglês geral, inglês para pré-mestrado, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cinco razões principais para cursar um preparatório:

1. Critérios de admissão: Apesar de exigir alguns requisitos para a admissão, como GPA e proficiência adequada no inglês, eles são bem menos rígidos e competitivos do que os de uma graduação no exterior.

2. Preparo acadêmico: Se você ainda não tem todos os requisitos para a admissão direta em uma graduação no exterior, o programa preparatório lhe ajudará a adquiri-los: as habilidades e conhecimentos necessários para cursar a sua área de estudo acadêmica escolhida; a familiarização como ensino superior do país; a fluência adequada no inglês, etc.

3. Progressão para universidade: Uma vez concluído o seu preparatório, você consegue a progressão para uma graduação em uma universidade no exterior. Afinal, já terá toda a qualificação para ser admitido com sucesso! E a sua escola internacional de preparatório tem um papel importante em te ajudar com todos os documentos e requisitos necessários para essa transição.

4. Adaptação: Ao estudar primeiro em um preparatório, você se adapta ao novo país, ambiente de estudo e idioma estrangeiro antes de assumir os estudos acadêmicos em uma universidade – normalmente mais rigorosos e exigentes.

5. Universidades: Com frequência, os preparatórios são ministrados pelas próprias universidades internacionais ou centros especializados em parceria com as universidades. Isso significará que você estudará em um campus desde o primeiro dia no exterior e será considerado um universitário, mesmo matriculado em um preparatório. 

Você terá acesso a todas as instalações e recursos disponíveis, como acomodações, plano de alimentação, bibliotecas, academias, clubes estudantis, laboratórios, atividades sociais, centros recreativos, workshops, serviços de suporte, etc.

Pesquise por programas preparatórios no exterior

Leia também: O que são os Pathway Courses ou Foundation Programs – Cursos preparatórios no exterior?

Artigos Relacionados
Conheça as principais dicas para quem está pensando em estudar no exterior em 2021.
Veja o que você pode fazer em casa durante a quarentena, enquanto ainda não pode viajar para estudar no exterior. Processo de intercâmbio pode ser iniciado pela internet.
Solução para comunicação com o Brasil provavelmente será uma combinação de um aparelho celular e internet.
Conheça opções de escolas preparatórias para estudar no exterior. Maior parte está localizada nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Escolas de verão são programas de estudos de curta duração de uma a seis semanas oferecidos por universidades internacionais nas férias de verão.
Os estudantes brasileiros estão investindo cada vez mais em uma formação acadêmica no exterior, segundo pesquisa realizada pela BMI, do Salão do Estudante.
Veja benefícios que você obtém no seu crescimento pessoal ao estudar em outro país. Flexibilidade e conhecimento de novas culturas estão entre eles.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES