Em 29/10/2020 15h41 , atualizado em 29/10/2020 15h45

Como estudar no Canadá sendo menor de idade

Estudar no Exterior

Estudantes precisam viajar com os pais ou ter um tutor ou guardião responsável durante a estadia no Canadá. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Há diversas oportunidades de estudos no Canadá para jovens alunos estrangeiros, como high school, cursos de inglês ou francês e programas de verão. No entanto, se você ainda não atingiu a maioridade, deverá atender a uma série de critérios estipulados pelo governo canadense a fim de se qualificar como um estudante internacional.

Entenda o que você precisará a seguir, de acordo com o canada.ca, site oficial do governo canadense!

1. A maioridade no Canadá

Qualquer pessoa menor de idade no Canadá é chamada de minor child, no entanto, o primeiro fator importante é saber que a maioridade legal é diferente entre as províncias:

  • Em Alberta, Manitoba, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo, Quebec e Saskatchewan, você é maior de idade aos 18;
  • Já na Colúmbia Britânica, Nova Brunswick, Territórios do Noroeste, Nova Escócia, Nunavut e Yukon, você é maior de idade aos 19.

Portanto, atente-se a isso ao escolher a sua escola no Canadá. Se você já tem 18 anos, talvez compense mais estudar em uma das províncias em que você é considerado maior de idade.

2. Guardião legal

Os seus pais ou guardiões legais devem provar que você terá os cuidados e apoio necessários durante toda a sua estadia no país.

Portanto, se você for menor de 17 ou 18 (dependendo da província), deve:

  • Viajar para o Canadá com os seus pais ou um tutor legal, ou;
  • Ou ter alguém que sirva como o seu custodian no Canadá, que seria um tutor ou guardião responsável por você durante a sua estadia.

Um guardião é um adulto responsável que precisa ser cidadão canadense ou residente permanente e que lhe apoiará no país.

Maiores de 17 geralmente não precisam de um guardião, no entanto, a sua escola canadense pode solicitar que você tenha um, dependendo do seu caso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Como escolher o seu guardião

Para nomear seu guardião, é preciso preencher o formulário chamado Custodianship Declaration e enviá-lo juntamente à solicitação do visto de estudante.

Embora sejam semelhantes, a primeira página do formulário precisa ser assinada pelo guardião e autenticada por um advogado ou cartório no Canadá; a segunda página deve conter as assinaturas dos seus pais ou responsáveis legais reconhecidas em cartório no Brasil.

4. Visto de estudante

Qualquer menor de idade estrangeiro que deseja estudar por seis meses ou mais no Canadá deve solicitar um visto de estudante antes de viajar, mesmo se seus pais forem viajar com você.

Para cursos de seis meses ou menos, você não precisará de um visto de estudante.

Caso seus responsáveis legais forem para o Canadá com você e eles já tiverem um visto de estudante ou trabalho válido, você não precisa comprovar uma carta de admissão em uma escola canadense ao solicitar o seu visto.

Saiba como solicitar o seu visto de estudante para o Canadá.

 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES