Na rede: como manter-se atualizado sobre “estudar no exterior” pela internet

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A oferta de informação na internet é infinita e gratuita. Com tantas opções, é difícil saber onde encontrar conteúdo útil e confiável. O tema “estudar no exterior” é bastante abrangente no mundo online, o que é muito bom. Você pode encontrar blogs e vlogs (diários virtuais feitos em vídeos) de estudantes brasileiros no exterior, relatando o dia a dia de suas experiências. Ou então tutoriais e posts com o passo a passo de todas as partes do processo de seleção internacional: como fazer sua inscrição; como estudar para o TOEFL; como é a entrevista para o visto de estudante no consulado; o que levar na mala; como se acostumar na nova cultura; e muito, muito mais.

Listamos a seguir alguns sites confiáveis, atuais e com foco total em educação superior internacional e o mundo acadêmico em geral.

Hotcourses Brasil

O Hotcourses Brasil (HCB) é a versão brasileira de uma rede de websites originalmente britânica. O HCB é o maior banco de dados online de universidades internacionais (de nove países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, Suécia, Holanda, Malásia e Singapura). O intuito é manter em apenas um lugar tudo o que um estudante precisa para encontrar a sua universidade ou o seu curso no exterior. São milhares de graduações, pós-graduações, MBA’s, cursos de idioma, preparatórios e outros tipos de programas acadêmicos reunidos em um só website.

Além disso, você pode acompanhar as matérias e o conteúdo postados sobre o mundo da educação superior no exterior: regras para os vistos, entrevistas com experts da área acadêmica, entrevistas com brasileiros no exterior, vida de estudante, bolsas de estudo, dicas, entre vários outros temas.

Dica: O Hotcourses lhe coloca em contato com as instituições internacionais. Use a barra de pesquisa “Encontre o seu curso” para filtrar a sua pesquisa aos seus interesses particulares. Quando encontrar as universidades que lhe interessem, clique em “Visite website” ou “Peça informação” para entrar em contato direto com cada uma delas.

Sites internacionais

Existem na rede sites internacionais com a temática educação acadêmica recheados de matérias úteis para quem quer estudar no exterior - além de ser uma excelente forma de treinar sua leitura e compreensão de texto em inglês. Visite:

USA Today College: site norte-americano bastante diverso, dividido entre as sessões de Carreira, Opinião, Vida no Campus, Novidades, Ferramentas, Estude no Exterior e Esportes. O mais interessando sobre o site é que ele trabalha com estudantes acadêmicos colaboradores que escrevem regularmente para o site sobre os mais diversos temas relacionados à vida acadêmica nos EUA e no exterior. Outro forte do USA Today são os posts de listas, do tipo: “5 formas de aproveitar o verão antes do início das aulas”ou “4 dicas para os estudantes indecisos”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dica: o site tem como público alvo os estudantes colegiais e universitários americanos, por isso, nem sempre trarão temas específicos para estrangeiros. Mas é também uma ótima maneira de conhecer a cultura acadêmica dos Estados Unidos.

The Pie News: um site de notícias sobre educação internacional. Negócios, carreiras, imigração, tendências, prêmios são temas recorrentes. Na parte inferior do site, em “Categories”, você pode selecionar um país ou região que lhe interessa para ler as informações e matérias postadas especificamente sobre ele.

Foreign Students: site britânico dedicado aos estudantes estrangeiros que desejam estudar ou que estudam atualmente no Reino Unido. Você encontrará informações importantes, notícias atuais e depoimentos de estudantes internacionais com experiência na Grã-Bretanha.

Dica: siga as redes sociais destes sites e mantenha-se atualizado sem precisar garimpar o site pelo que lhe interessa. Você terá todo o conteúdo no seu Twitter, Facebook, Tumblr, etc; é só clicar no link que chamar sua atenção para ler a matéria completa.

Sites oficiais para o processo de admissão no exterior

Os sites oficiais para serviços de inscrição e suporte no processo seletivo internacionais são sempre fontes confiáveis de informação. São os casos dos:

CollegeBoard: específico para a inscrição em instituições nos Estados Unidos. Nele, há sessões de planejamento acadêmico; informações e preparatórios para os testes padrões seletivos (como o SAT); novidades e informações sobre educação nos EUA; pesquisa por instituições americanas; entre outros serviços.

UCAS: uma organização responsável pela gestão de inscrições em cursos de ensino superior no Reino Unido. Você pode fazer todo o processo seletivo para algumas instituições britânicas pelo site. Para isso, é possível encontrar respostas para praticamente todos os itens de um processo seletivo e, já que o site trabalha diretamente com as instituições, as informações são extremamente confiáveis.

Por Brenda Bellani


Relacionados

10 dicas de como usar a internet para conhecer a sua universidade internacional
Quem disse que só é possível conhecer uma universidade visitando-a pessoalmente?
Estudar no Exterior
5 benefícios de um curso online durante a pandemia
A internet disponibiliza algumas opções para se preparar para ingressar em uma universidade no...
Estudar no Exterior
A popularidade das universidades nas redes sociais é sinal de qualidade?
Quantidade de seguidores no Facebook, Instagram e YouTube podem definir a qualidade de uma...
Estudar no Exterior
Como e onde encontrar informações essenciais e oficiais nos sites das universidades
Saiba onde encontrar informações importantes para o seu intercâmbio visitando os sites das...
Estudar no Exterior
Diploma internacional sem sair de casa? Conheça 5 vantagens de cursos online!
O número de estudantes estrangeiros matriculados em cursos online nos Estados Unidos tem crescido...
Estudar no Exterior
Nova pesquisa internacional identifica o que os brasileiros mais querem estudar no exterior
Uma nova pesquisa foi realizada pelo Hotcourses Group para identificar o que os estudantes procuram...
Estudar no Exterior
Não caia nos golpes das falsas instituições internacionais
Vários estudantes acabam caindo nesse golpe ao serem atraídos por vantagens irreais.
Estudar no Exterior
O que significa o ensino híbrido adotado pelas universidades internacionais na pandemia?
Se você já ouviu falar de eLearning, provavelmente também já ouviu falar do modelo híbrido....
Estudar no Exterior