Diploma internacional sem sair de casa? Conheça 5 vantagens de cursos online!

Flexibilidade, baixo custo e recursos tecnológicos têm atraído estudantes para os cursos a distância.
Por Hotcourses Brasil

Metade dos programas de estudo nos Estados Unidos são on-line
Metade dos programas de estudo nos Estados Unidos são on-line
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Segundo o site da ICEF, o número total de estudantes estrangeiros matriculados em cursos online oferecidos por universidades dos Estados Unidos tem crescido consistentemente nos últimos 15 anos. 

O relatório chamado Distance Education Enrollment Report 2017 (Relatório de Matrícula de Educação a Distância 2017), o primeiro do tipo realizado pelo Digital Learning Compass em parceria com outros grupos de pesquisa e educação online, mostra que os programas de estudo norte-americanos atingiram, no total, seis milhões de matrículas em 2015; aproximadamente metade delas – 2,9 milhões – era exclusivamente de cursos a distância. Isto representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O crescimento tem sido consistente!

Por que a popularidade dos cursos online tem crescido tanto? Por que os estudantes estão cada vez mais interessados em estudar um programa internacional sem sair de casa?

Tópicos deste artigo

5 vantagens de cursos internacionais online ou a distância

A resposta para essa pergunta é simples: por diversos motivos! Os cursos online têm muitas vantagens que atraem um número crescente de pessoas por todas as partes do globo e eles já são oferecidos por todo tipo de instituições internacionais, inclusive grandes nomes da educação superior, como Harvard e MIT.

Conheça, a seguir, cinco das várias vantagens de se fazer um curso online:

1. Flexibilidade: encaixe os estudos na sua rotina

Quando você vai estudar no exterior ou mesmo começa um curso superior em uma universidade no Brasil, precisa encaixar os horários das aulas na sua rotina, precisando obrigatoriamente mudar muita coisa na sua vida para poder continuar a estudar. Ao contrário, um curso online pode ser encaixado na sua rotina!

Você escolhe quando quer assistir às aulas e estudar – e, em grande parte dos casos, decide até mesmo quando fazer as provas. As aulas costumam ficar disponíveis por um período de tempo, que pode ser de uma semana a meses, assim você faz a sua própria agenda de estudos, sem atrapalhar a sua vida profissional e pessoal.

2. Economia: cursos online têm valores mais acessíveis

Mesmo que algumas universidades cobrem taxas mais caras de estudantes internacionais, o valor dos cursos online continua a ser mais acessível do que opções presenciais. De fato, algumas instituições oferecem diferentes opções gratuitas. Saiba mais sobre isso aqui

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Diploma internacional: educação de qualidade sem sair de casa

Estudar no exterior é maravilhoso e gratificante, mas se você não pode arcar com todos os gastos e mudanças que a experiência exige, os cursos online servem como um plano B para realizar o seu sonho de ter um diploma internacional.

Cursando algum programa online oferecido por uma universidade estrangeira, você não precisa sair de casa e, mesmo assim, conclui os seus estudos com um diploma internacional, seja ele um certificado, bacharelado, mestrado ou qualquer outro que escolher.

4. Multimídia: cursos com diferentes recursos

Por ser online, estes cursos disponibilizam diferentes recursos multimídias para implementar os estudos de seus alunos e que, principalmente, podem ser acessados em qualquer lugar do mundo. Você terá acesso a textos, apostilas virtuais, vídeoaulas, salas de chat para conversar com outros estudantes do mundo todo, simulados, questionários, videoconferências, webcast, e muito mais.

Normalmente, o aluno tem acesso a um portal virtual, onde encontrará todos os recursos e serviços oferecidos pelo curso e que também serve para entrar em contato com os professores e para enviar suas tarefas. 

5. Aparelhos e downloads: você escolhe como, onde e quando

Você pode acessar o seu curso de qualquer aparelho eletrônico – computador, laptop, tablet e celular – e em qualquer lugar. A única coisa que você precisa é conexão à internet. Mesmo assim, em muitos casos, você pode fazer o download do material para sua aula e depois ir estudar em qualquer lugar, mesmo que não tenha wi-fi. Dessa forma, você não fica preso ao formato tradicional de sala de aula. Está cansado do seu quarto? Você pode ir estudar no parque ou no café mais próximo.

Além disso, estar “longe” não significa que você não terá todo o suporte que precisar. A universidade tem toda uma equipe preparada para atender aos seus estudantes a distância sempre que precisarem. Haverá sempre um canal de comunicação com os professores e outros estudantes, seja por email, chat ou outra plataforma pela qual você pode tirar suas dúvidas, compartilhar experiências e participar de discussões.