Como saber se uma universidade é popular entre os estudantes? Rankings? Opinião de especialistas? Pesquisas? Talvez exista uma forma mais simples e atual de acessar a popularidade das instituições... Analisando as redes sociais! E foi exatamente esta a ideia que a Uni Shoots teve, uma empresa de produção de vídeo estudantil.
A University Social Media League Table teve como base a lista das melhores universidades do Reino Unido da Guardian e rankings de mídias sociais para identificar as universidades com mais seguidores.
Após a análise, especificamente focada no Facebook, Instagram e YouTube, a University of Oxford se destacou com 3.000.000 seguidores combinados entre as três plataformas. Sem muitas surpresas, depois dela, vem a University of Cambridge com 2.000.000 – afinal, as duas são as universidades mais renomadas do país, aparecendo sempre entre as melhores do mundo.
Um destaque interessante foi a London Metropolitan University no quarto lugar de popularidade na rede, mas em apenas 117ª na lista das melhores universidades do Reino Unido da Guardian. Segundo os responsáveis pela análise da Uni Shoots, isso acontece graças à presença ativa de algumas instituições nas redes, publicando conteúdo e interagindo rotineiramente, o que faz com que atraiam um número maior de interessados.
As cinco universidades britânicas com mais seguidores nas redes sociais, no período da pesquisa, eram:
1) University of Oxford
2) University of Cambridge
3) London School of Economics and Political Science
4) London Metropolitan University
5) University of Birmingham
A escolha da sua universidade com base na popularidade nas redes sociais
O estudante deve basear a sua decisão de universidade com base no número de seguidores que ela tem nas redes sociais? Com certeza, este fator isolado não é um indicador suficiente da qualidade da instituição.
Só no Facebook, a Harvard University, instituição mais famosa dos Estados Unidos, tem mais de 5,2 milhões de seguidores. Ela também tem um canal no YouTube com mais de 620 mil inscritos, no qual publica notícias, entrevistas com docentes e estudantes, inovações e descobertas feitas por seus pesquisadores, vídeos com conteúdo voltados para áreas de estudo como Ciência e Relações Internacionais, etc. São duas plataformas para conhecer melhor a Harvard e manter-se informado sobre o que ela vem produzindo de mais relevante.
A University of Toronto, uma das melhores do Canadá, tem 390 mil seguidores no Facebook. Comparado à Harvard, é um número bem modesto. No entanto, a UofT, como é conhecida, é a universidade canadense mais bem posicionada no ranking mundial da Times Higher Education, em 22º lugar. Ou seja, a popularidade nas redes não é sinônimo de qualidade.
No entanto, as redes sociais são, sim, uma excelente forma de conhecer os estudantes da instituição, saber a opinião sincera deles em relação à experiência de estudos – tanto os pontos positivos quanto os negativos – e também ter acesso aos serviços online de suporte que a universidade oferece.
Os estudantes brasileiros da University of Toronto, por exemplo, tem até uma página no Facebook exclusiva para divulgar a cultura do Brasil na instituição e além.
O investimento em redes sociais ativas pode ser um indicativo da preocupação da universidade em se manter atual e em contato direto com o seu “público”. É um dominó: quanto mais ativas as instituições forem nas redes, mais seguidores atrairão, mais elas se esforçarão para manterem-se em contato, mais os futuros estudantes se beneficiam desta exposição da instituição.
De fato, se bem usadas, são plataformas bastante úteis para o estudante pesquisar sobre a sua escolha de universidade e, inclusive, tirar suas dúvidas sobre os cursos, valores, processo seletivo, etc.
Você segue alguma universidade internacional na rede? Qual?