Whatsapp
Em 09/04/2020 10h51 , atualizado em 09/04/2020 11h19

5 benefícios de um curso online durante a pandemia

Estudar no Exterior

Estudantes que estão se preparando para estudar no exterior podem aproveitar as vantagens que a internet oferece. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A pandemia do Covid-19 impossibilitou os estudos no exterior por tempo indeterminado. As fronteiras estão fechadas e as viagens internacionais canceladas. Não queremos que você desista do seu sonho de estudar em uma universidade internacional, mas ele terá de ser adiado até que o coronavírus seja contido no mundo inteiro. A melhor opção, no momento, é um curso online.

O aprendizado online e a distância, como já explicamos aqui, tem várias vantagens. Sabemos que não é a mesma coisa que estudar no exterior. No entanto, a sua saúde e segurança são prioridades, sempre. Durante o isolamento social, o curso online é uma forma de manter-se ocupado e envolvido em algo produtivo, valioso e que trará benefícios à sua carreira acadêmica e profissional.

Por isso, reunimos a seguir mais cinco vantagens do aprendizado online (durante a pandemia)!

1. Evitar trânsito

Em isolamento social, diversas escolas cancelaram suas aulas e algumas universidades já foram rápidas em adaptar o ensino para o ambiente virtual – até as empresas cederam ao home office. Como várias pessoas estão sendo obrigadas a perceber, um curso online significa evitar o deslocamento – de casa para a faculdade, da faculdade para casa – especialmente em grandes cidades com trânsito constante.

Ao invés de perder uma hora do seu dia – ou mais – dentro do carro ou transporte público, você só precisa ter wi-fi, ligar o computador e acessar o site (portal, aplicativo ou o que for necessário) para começar a sua aula. É simples assim! 

2. Gestão do tempo

Como lidar com as distrações de estudar dentro de casa? Bem, isso é um assunto para ser explorado em um próximo artigo. Com certeza você estará exposto a todo tipo de abstraimentos que minam a sua atenção: a sua cama parecerá convidativa para um cochilo; as notificações do celular tocarão o tempo todo; a louça vai acumular na pia; os amigos vão chamar no Whatsapp; sem contar as notícias constantes sobre o vírus e a vontade de sair de casa... 

Por mais que seja online, a educação a distância exige uma série de passos para a conclusão, da leitura acompanhada de textos à entrega de trabalhos. Ou seja: mesmo que esteja em casa, você precisará se dedicar aos estudos de maneira bem-sucedida. Isso significa que um dos grandes benefícios de um curso online é desenvolver a sua gestão do tempo.

Ter hora para começar e terminar os estudos todos os dias, fazer os seus trabalhos no prazo certo, concluir a carga semanal a tempo, etc. A gestão do tempo é uma qualidade altamente transferível ao ambiente de trabalho, uma vez graduado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Mais interação

Parece contraditório dizer que, em um curso online, você participará mais das aulas e interagirá mais com seus professores e colegas. No entanto, se você tem dificuldade de falar em público, se só de pensar em levantar a mão no meio da sala o seu coração começou a acelerar, o curso online é uma excelente alternativa.

Todos nós sabemos que estar “seguro” atrás de uma tela dá aquela coragem extra que muitas vezes não temos cara a cara. O aprendizado online é a oportunidade de participar ativamente das aulas, opinar em fóruns e debates, tirar suas dúvidas, etc., tudo no conforto da internet.

4. Variedade de opções

Curta duração ou curso de quatro anos; aprender um idioma ou ter um bacharelado; continuar os estudos parados há um tempão; entender como funciona um software ou como meditar. Há cursos de tudo na internet!

É claro que é ideal fazer uma escolha bem informada e optar por uma instituição de qualidade, de preferência acreditada e reconhecida por um órgão profissional (especialmente se a sua intenção for ter créditos transferíveis, como falaremos no próximo item).

Entretanto, até entre universidades e faculdades do mundo inteiro, você encontra todo tipo de curso online: profissionalizantes, técnicos, graduações e pós-graduações, educação continuada, especializações, aulas de inglês, preparatórios para IELTS e TOEFL, e muito, muito mais.

5. Créditos transferíveis

Se mesmo depois de concluir um curso online, você ainda quiser ter a experiência de estudar em uma universidade no exterior, os créditos cursados pelo programa a distância podem valer no novo curso presencial. Assim, você comprova já ter estudado matérias específicas e consegue eliminá-las da grade curricular do novo curso, sem precisar fazê-las novamente. Se essa for a sua intenção, é importante verificar se o programa online que você escolher vale créditos acadêmicos.

 

Artigos Relacionados
As escolas de inglês estão aprendendo a incorporar opções de estudos virtuais aos tradicionais cursos presenciais.
Você sonha estudar no exterior? Vai precisar adiar os seus planos por causa da pandemia do Covid-19? Saiba que é possível fazer um curso internacional de casa.
O número de estudantes estrangeiros matriculados em cursos online nos Estados Unidos tem crescido consistentemente.
Conheça algumas páginas eletrônicas especializadas em informações para estudantes de intercâmbio.
Se você já ouviu falar de eLearning, provavelmente também já ouviu falar do modelo híbrido. Ele se popularizou bastante por conta da situação emergencial causada pelo coronavírus.
As universidades do mundo inteiro foram obrigadas a se adaptar ao contexto da pandemia para o ingresso de estudantes internacionais.
Veja o que você pode fazer em casa durante a quarentena, enquanto ainda não pode viajar para estudar no exterior. Processo de intercâmbio pode ser iniciado pela internet.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES