5 benefícios de um curso online durante a pandemia

Estudantes que estão se preparando para estudar no exterior podem aproveitar as vantagens que a internet oferece.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A pandemia do Covid-19 impossibilitou os estudos no exterior por tempo indeterminado. As fronteiras estão fechadas e as viagens internacionais canceladas. Não queremos que você desista do seu sonho de estudar em uma universidade internacional, mas ele terá de ser adiado até que o coronavírus seja contido no mundo inteiro. A melhor opção, no momento, é um curso online.

O aprendizado online e a distância, como já explicamos aqui, tem várias vantagens. Sabemos que não é a mesma coisa que estudar no exterior. No entanto, a sua saúde e segurança são prioridades, sempre. Durante o isolamento social, o curso online é uma forma de manter-se ocupado e envolvido em algo produtivo, valioso e que trará benefícios à sua carreira acadêmica e profissional.

Por isso, reunimos a seguir mais cinco vantagens do aprendizado online (durante a pandemia)!

1. Evitar trânsito

Em isolamento social, diversas escolas cancelaram suas aulas e algumas universidades já foram rápidas em adaptar o ensino para o ambiente virtual – até as empresas cederam ao home office. Como várias pessoas estão sendo obrigadas a perceber, um curso online significa evitar o deslocamento – de casa para a faculdade, da faculdade para casa – especialmente em grandes cidades com trânsito constante.

Ao invés de perder uma hora do seu dia – ou mais – dentro do carro ou transporte público, você só precisa ter wi-fi, ligar o computador e acessar o site (portal, aplicativo ou o que for necessário) para começar a sua aula. É simples assim! 

2. Gestão do tempo

Como lidar com as distrações de estudar dentro de casa? Bem, isso é um assunto para ser explorado em um próximo artigo. Com certeza você estará exposto a todo tipo de abstraimentos que minam a sua atenção: a sua cama parecerá convidativa para um cochilo; as notificações do celular tocarão o tempo todo; a louça vai acumular na pia; os amigos vão chamar no Whatsapp; sem contar as notícias constantes sobre o vírus e a vontade de sair de casa... 

Por mais que seja online, a educação a distância exige uma série de passos para a conclusão, da leitura acompanhada de textos à entrega de trabalhos. Ou seja: mesmo que esteja em casa, você precisará se dedicar aos estudos de maneira bem-sucedida. Isso significa que um dos grandes benefícios de um curso online é desenvolver a sua gestão do tempo.

Ter hora para começar e terminar os estudos todos os dias, fazer os seus trabalhos no prazo certo, concluir a carga semanal a tempo, etc. A gestão do tempo é uma qualidade altamente transferível ao ambiente de trabalho, uma vez graduado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Mais interação

Parece contraditório dizer que, em um curso online, você participará mais das aulas e interagirá mais com seus professores e colegas. No entanto, se você tem dificuldade de falar em público, se só de pensar em levantar a mão no meio da sala o seu coração começou a acelerar, o curso online é uma excelente alternativa.

Todos nós sabemos que estar “seguro” atrás de uma tela dá aquela coragem extra que muitas vezes não temos cara a cara. O aprendizado online é a oportunidade de participar ativamente das aulas, opinar em fóruns e debates, tirar suas dúvidas, etc., tudo no conforto da internet.

4. Variedade de opções

Curta duração ou curso de quatro anos; aprender um idioma ou ter um bacharelado; continuar os estudos parados há um tempão; entender como funciona um software ou como meditar. Há cursos de tudo na internet!

É claro que é ideal fazer uma escolha bem informada e optar por uma instituição de qualidade, de preferência acreditada e reconhecida por um órgão profissional (especialmente se a sua intenção for ter créditos transferíveis, como falaremos no próximo item).

Entretanto, até entre universidades e faculdades do mundo inteiro, você encontra todo tipo de curso online: profissionalizantes, técnicos, graduações e pós-graduações, educação continuada, especializações, aulas de inglês, preparatórios para IELTS e TOEFL, e muito, muito mais.

5. Créditos transferíveis

Se mesmo depois de concluir um curso online, você ainda quiser ter a experiência de estudar em uma universidade no exterior, os créditos cursados pelo programa a distância podem valer no novo curso presencial. Assim, você comprova já ter estudado matérias específicas e consegue eliminá-las da grade curricular do novo curso, sem precisar fazê-las novamente. Se essa for a sua intenção, é importante verificar se o programa online que você escolher vale créditos acadêmicos.