Em 23/05/2012 17h10 , atualizado em 12/05/2016 16h32

10 dicas de como usar a internet para conhecer a sua universidade internacional

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

No período que vai de maio até agosto, muitas universidades e faculdades do mundo todo abrem as suas portas para receber estudantes recém-admitidos ou que estão se inscrevendo no processo de admissão, com o intuito de proporcionar o primeiro contato com o ambiente universitário e permiti-los conhecer o lugar. Esta experiência é muito importante para estudantes que foram admitidos em mais de uma instituição e precisam se decidir por uma delas.  Obviamente, a visita ao campus é muito mais fácil para quem já mora no país. Para os estudantes internacionais, é complicado vivenciar à distância a sensação de estar no campus, antes de mudar-se definitivamente para estudar.

É claro que, atualmente, a internet tornou qualquer parte do mundo mais acessível. E nesta situação, não é diferente. Cada vez mais, as universidades estão aproveitando ao máximo as ferramentas proporcionadas pela internet, para compartilhar inúmeras informações sobre as instituições em sites, redes sociais e vídeos online. Tendo em mente o quanto é importante conhecer a universidade antes de mudar-se e o quanto o mundo virtual tem a oferecer, criamos uma lista com 10 dicas de como conhecer melhor as universidades no exterior pela internet.

1) Pesquise além do seu curso. Não limite-se a conhecer apenas as informações do que é oferecido em sua área de estudo. Encontre, por exemplo, as oportunidades em pesquisas acadêmicas e se a universidade tem parcerias com instituições estrangeiras (inclusive, brasileiras). Estas informações podem revelar se o ambiente universitário e a reputação da instituição são mesmo internacionais. Encontre a sua universidade internacional no Hotcourses Brasil.

2) Descubra como a universidade pretende preparar os estudantes para o futuro profissional e como os ajuda a conquistar os seus objetivos de carreira. Na página inicial de cada website oficial, existe um link para a página “About us” ou “About [nome da universidade]”, no qual você encontra informações como o objetivo da instituição, o número total de estudantes, e posições em rankings universitários. É muito importante checar, também, as oportunidades de estágios que a instituição oferece e as parcerias com empresas e outras organizações, que poderão lhe proporcionar o contato direto com a sua área e a experiência prática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Siga todas as redes sociais da universidade. Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr... Estas ferramentas são usadas pelas instituições como meio de comunicação com os estudantes admitidos e é o modo mais fácil de conseguir contato com outros estudantes da mesma universidade.

4) Cheque se a universidade possui um canal no YouTube ou um blog.

5) Verifique se o site oficial da universidade tem uma página dedicada aos estudantes estrangeiros (normalmente, no link com nome de International Students). Estas páginas possuem informações sobre visto, moradia, adaptação no novo país e, principalmente, contatos da equipe do serviço de suporte aos estudantes estrangeiros.

6) Procure por experiências interativas para conhecer o campus, o bairro e, até mesmo, a cidade onde o seu curso é ministrado. A mais comum e mais usada ferramenta: um passeio pelo Google Mapas.

7) Participe de chats promovidos nos websites oficiais ou nas redes sociais. É uma ótima oportunidade de conhecer estudantes, professores, funcionários, e, o mais importante, fazer perguntas e tirar dúvidas.

8) Leia sobre as atividades realizadas no campus. Quais são as tradições? Eventos culturais? Quantas e quais organizações estudantis possui?

9) Peça por nomes de estudantes brasileiro que frequentam ou já frequentaram a universidade, com os quais você possa entrar em contato.

10) E por último, certifique-se se a instituição realiza eventos pelo Brasil. Pode ser que você encontre um pertinho de você, permitindo assim, conhecer funcionários, participar de seminários e palestras, e coletar informações úteis antes de se mudar.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Saiba onde encontrar informações importantes para o seu intercâmbio visitando os sites das universidades do exterior. Ao entrar no site oficial, você precisa descobrir se há uma página específica para estudantes internacionais.
Quantidade de seguidores no Facebook, Instagram e YouTube podem definir a qualidade de uma universidade internacional? Descubra! Você segue alguma universidade internacional na rede? Qual?
Saiba mais sobre Programa que seleciona centenas de estudantes para cursar uma graduação ou pós-graduação na Hungria com bolsas de estudo.
Uma universidade da China criou um curso para ensinar a ser digital influencer e celebridade virtual. Saiba mais sobre o assunto!
Saiba como se inscrever nos processos seletivos de universidades do exterior e entenda os procedimentos para a matrícula.
Estudantes devem levar em consideração a reputação da instituição, oferta de bolsas de estudo e programas para estrangeiros.
Brasileiros podem se matricular em cursos totalmente online de universidades no exterior.
Conheça algumas páginas eletrônicas especializadas em informações para estudantes de intercâmbio.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES