Topo
pesquisar
Em 18/01/2019 18h27, atualizado em 21/01/2019 09h17

Como e onde encontrar informações essenciais e oficiais nos sites das universidades

Estudar no Exterior

É importante pesquisar as informações no site oficial da instituição estrangeira. Também é recomendável assistir vídeos com depoimentos de estudantes. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Nunca haverá melhor fonte de informações do que a oficial. A máxima vale para quem resolve estudar no exterior e, neste caso, a fonte oficial é a própria universidade. As instituições de ensino superior internacionais que recebem estudantes estrangeiros costumam manter sites completos e instrutivos com todas as informações que você precisa para passar pelo processo seletivo. E mesmo que você não encontre todas as respostas para suas perguntas, sempre haverá um canal de comunicação direta com a universidade, como um chat, um email ou um telefone oficial.

A seguir, nós daremos algumas dicas de como navegar e explorar estes sites oficiais e saber exatamente onde você acha as informações necessárias, dando alguns exemplos reais. Vamos lá?

Direto da fonte

O primeiro passo é pesquisar e encontrar a sua universidade no exterior. As opções são inúmeras! Aqui nós explicamos o que você deve considerar ao escolher a sua universidade. O ideal seria chegar a uma lista com três a cinco instituições que te interessam e depois visitar o site oficial de cada uma delas para comparar as informações.

Normalmente, ao pesquisar o nome da universidade em uma ferramenta de busca, como o Google, o site oficial será o primeiro resultado. 

International

Ao entrar no site oficial, você precisa descobrir se há uma página específica para estudantes internacionais, uma vez que o processo seletivo costuma ser diferente para quem é do exterior. Estas páginas podem ter diferentes nomes, por exemplo:

  • International;
  • International students;
  • International admissions;
  • International education.

Se você não encontrar nenhuma dessas opções na home, há sempre um campo de busca onde você consegue digitar esses termos para achar a página certa.

Os sites são em inglês e, na grande maioria, não há uma versão em português, então esta já é uma oportunidade de colocar sua proficiência em prática – tão necessária para a admissão no exterior. Mas há exceções: a Massey University, na Nova Zelândia, por exemplo, tem uma página em português!

Aqui vão alguns exemplos de página internacional. Nestas, você a encontra logo na home:

Em outros sites, é preciso pesquisar um pouco mais ou usar o campo de busca, como na Bentley University, nos Estados Unidos, e University of Sydney, Austrália.

Em alguns casos, a página para estudantes internacionais está “escondida” na de admissões (admissions); em outros, você precisa clicar primeiro na página de graduações (undergraduate) ou de pós-graduação (graduate ou postgraduate) para achá-la.

O que você encontra nela

Nesta página para estudantes internacionais, você tem acesso a tudo que precisa saber. Aconselhamos que a leia completa e atentamente.

Geralmente, você consegue assistir a vídeos com depoimentos de estudantes internacionais da universidade, fazer um tour virtual, explorar as opções de cursos e, o mais importante, ler sobre a vida de estudante na universidade, taxas de ensino, bolsas de estudo e financiamento, e requisitos para admissão – todos fatores importantíssimos para a sua escolha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça alguns exemplos dos nomes de cada seção para você ficar atento na hora de pesquisar:

  • Vida estudantil: Uni life, Student life, Campus life, Student experience, etc.
  • Taxas de ensino: Tuition & Fees, Payment Options, Tuition Fees, Fees and Funding, Know your fees, International fees, How to pay, Fees and Costs, Finance, etc.
  • Bolsas de estudo: Scholarships, Scholarships and Awards, Scholarships and Financial Awards, Scholarships for International Students, Financial help, Funding, etc.
  • Processo de inscrição e admissão: How to apply, Applying, Admissions, Admission requirements, Entry requirements, etc.

O básico que você precisa saber é que há sempre algumas palavras-chave relacionadas a cada seção. Por exemplo, as bolsas de estudo quase sempre terão a palavra scholarship relacionada; para o processo seletivo, admissions ou apply; e as taxas de ensino, tuition.

As páginas de taxas de ensino – onde se encontram os preços dos cursos e formas de pagamento – e as de bolsas de estudo muitas vezes estão vinculadas, como no caso da University of Liverpool e Edith Cowan University (ECU), na Austrália. Algumas universidades, como a ECU, oferecem uma calculadora de taxas de ensino de acordo com a sua cidadania e curso escolhido.

Procure também qualquer seção com o nome guide (ou então guide for international students e outras variações), que conterá um guia ou passo a passo para os estudantes internacionais, desde a escolha do curso até o visto de estudante, viagem ao exterior e semana de orientação.

Lembre-se que todas as informações variam de acordo com o seu nível de estudo. Certifique-se de estar na página sobre graduações, porque os valores, requisitos de admissão, bolsas de estudo e até mesmo as acomodações mudam se o curso for uma pós-graduação.

Outras informações importantes

Nestes sites, você também deve encontrar informações sobre:

  • A vida no destino de estudo;
  • Opções de acomodação;
  • Custo de vida na cidade;
  • Opções de trabalho durante e após os estudos;
  • Visto de estudo (diferentes tipos e como fazer a solicitação);
  • Serviços de suporte oferecidos especificamente aos estudantes internacionais;
  • Requisitos de proficiência na língua inglesa para a admissão;
  • Clubes e sociedades estudantis das quais você pode fazer parte;
  • Prazos de inscrição e de matrícula.

Entre em contato

Se ainda houver alguma dúvida, procure uma página de FAQ, com as perguntas mais frequentes, ou então uma de Contact us, com as informações de contato da universidade para falar diretamente com alguém da equipe. Normalmente, haverá um email ou telefone específico para estudantes internacionais, o que significa que a pessoa que te atenderá é responsável por ajudar a recrutar estrangeiros e saberá exatamente como te orientar.

Agora que você já sabe como explorar os sites oficiais das universidades internacionais, vai ter as ferramentas necessárias para compará-las e encontrar a melhor opção para você!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola