As melhores universidades nos Estados Unidos para quem ama esportes

Os jogos interuniversitários são extremamente populares nos Estados Unidos e atraem milhares de espectadores no país inteiro.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os esportes fazem parte integral da cultura norte-americana. As crianças são incentivadas a começar a praticar desde muito cedo, não só para manterem-se fisicamente ativas, mas principalmente para aprender valores importantes como companheirismo, força de vontade, esforço em grupo, justiça e perseverança. A medida que evoluem na educação escolar, a prática e a valorização dos esportes atingem o pico na universidade.

Praticamente todas as escolas de ensino fundamental e ensino médio dos Estados Unidos possuem programas esportivos com equipes estudantis de diversas modalidades. O espírito competitivo, superação e trabalho em equipe são alguns das aspectos importantes para os americanos passados às crianças por meio das atividades atléticas ao longo da vida.

A educação física é matéria obrigatória no colegial e pode, inclusive, levar à reprovação do estudante caso não haja dedicação. É bastante comum também que os alunos que se destacam em algum esporte acabem ganhando bolsas de estudo atléticas em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, para continuarem a sua carreira esportiva durante a graduação, passando a integrar a equipe universitária oficial.

Os jogos interuniversitários são extremamente populares nos Estados Unidos e atraem milhares de espectadores no país inteiro. 

Leia também: Como conseguir uma bolsa de estudo esportiva nos Estados Unidos

Por todos estes motivos, se você tem interesse em evoluir sua carreira esportiva juntamente à acadêmica no exterior, os Estados Unidos são o destino de estudo ideal. Cada instituição possui programas atléticos específicos com equipes, requisitos e bolsas de estudo diferentes. Portanto, recomendamos que faça uma pesquisa aprofundada para encontrar a opção mais adequada ao seu perfil atlético e histórico escolar.

Tópicos deste artigo

10 universidades dos Estados Unidos para quem ama esportes

A fim de ajudar na sua busca, trouxemos a seguir uma lista de dez excelentes universidades dos Estados Unidos com fortes programas atléticos, ideais para quem ama esportes, de acordo com os sites Top Universities e Business Insider.

1. University of Michigan

Uma não tão pequena prova de que esta é uma potência dos esportes universitários: os jogos de futebol americano da Universidade do Michigan atraem mais de 100.000 espectadores. Até agora, 24 dos seus ex-alunos integraram as últimas quatro equipes olímpicas pelos Estados Unidos.

A Universidade tem algumas das melhores instalações atléticas em seu campi e também é bastante competitiva academicamente. Os seus cursos voltados para áreas dos esportes têm uma média de 80% de sucesso de graduação. Além disso, a região tem três grandes times profissionais da cidade de Detroit, de futebol americano, basebol e hóquei no gelo, o que pode significar uma futura contratação caso o estudante tenha um desempenho notável na Universidade.

2. University of Florida

Os pontos fortes da Universidade da Flórida são o futebol americano e o basquete. Além disso, a instituição e a região são conhecidas pelas atmosfera festeira, com diversas opções de bares esportivos onde assistir às partidas e celebrar as vitórias dos Florida Gators, nome oficial das equipes esportivas da Universidade.

De acordo com o ranking mundial da QS por área de estudo, o respeitável QS World University Ranking by Subject, a Universidade da Flórida está entre as dez melhores do mundo nas disciplinas acadêmicas relacionadas aos esportes. 

Em 2016, o Business Insider classificou o seu programa atlético como o melhor dos Estados Unidos de acordo com dados do Capitol One Cup, resultados em campeonatos nos últimos anos, receita gerada pelo departamento atlético da instituição, entre outros aspectos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. University of Connecticut

Ironicamente, o estado de Connecticut não tem nenhuma equipe masculina esportiva profissional, mas este é um dos aspectos que ajuda a atrair mais atenção aos times da instituição. 

Outra coisa que destaca a Universidade de Connecticut: apesar de a equipe masculina de basquete ter dois títulos na última década, as estrelas são as mulheres. A equipe feminina de basquete da UConn, como a instituição é conhecida, conseguiu mais de 100 vitórias consecutivas. 

Alô, meninas, esta pode ser a melhor opção para sua carreira atlética!

4. Ohio State University

A Universidade Estadual de Ohio tem mais de 2.500 estudantes ativamente envolvidos com equipes esportivas. O futebol americano é o forte da instituição, atraindo tantos espectadores que 30.000 deles até compram o pacote de tickets para todas as partidas da temporada, algo muito comum nos Estados Unidos. Isso significa que a equipe da Ohio State tem uma fiel base de fãs. 

Outro aspecto que destaca a Universidade é o seu centro recreativo coberto de mais de 68 mil m² para diversas práticas esportivas.

5. University of Wisconsin-Madison

Futebol americano e basquete são as duas equipes mais bem-sucedidas da Universidade de Wisconsin-Madison, uma instituição que combina perfeitamente a sensação de comunidade no campus e a proeza nos esportes.

Os estudantes atletas da Wisconsin-Madison tem uma excelente média de 70% de graduação, o que significa que a Universidade é tão boa academicamente quanto nos esportes.

6. University of Notre Dame

Poucas universidades americanas são tão competitivas em uma ampla diversidade de esportes como a Universidade de Notre Dame, localizada no estado de Indiana. Ela tem equipes esportivas bem-sucedidas no futebol, basquete, lacrosse, hóquei e esgrima, que já ganharam vários títulos ou alcançaram semifinais em torneios oficiais desde 2000.

Já no âmbito interno, para quem quer praticar algum esporte apenas por diversão ou bem-estar, a Notre Dame tem qualquer modalidade que você pensar, do futebol americano ao broomball.

7. Duke University

O ginásio de basquete com mais de 9.000 assentos da Universidade Duke é um dos centros esportivos universitários mais famosos dos Estados Unidos – os estudantes chegam a acampar em seus arredores a fim de conseguir ingressos para os grandes jogos.

Apesar de o futebol americano também ter um bom desempenho, é a equipe de basquete da Duke que consegue mais títulos em campeonatos.

8. University of California, Los Angeles

O campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) tem algumas das melhores instalações esportivas do país, propiciando um ambiente que instiga o sucesso. A instituição conta com mais de 100 equipes em campeonatos da NCAA, importante associação atlética para esportes colegiados dos Estados Unidos.

Além disso, a região de Los Angeles tem alguns dos mais famosos times profissionais nacionalmente: Lakers, Rams e Clippers – respectivamente, basquete, futebol americano e basquete.

9. University of Texas at Austin

Apesar de o futebol americano ser o forte da Universidade do Texas em Austin – atraindo uma multidão toda vestida de laranja ao estádio nos dias de jogos –, ela também mantém um programa atlético notável para mulheres e um recorde do maior número de ex-alunos em Olimpíadas. 

10. University of Alabama

A equipe masculina de futebol americano da Universidade do Alabama ganhou quatro títulos nacionais e seis títulos na divisão da conferência em nove temporadas. Mas não é só o futebol americano que tem o seu lugar na UA: os estudantes podem escolher praticar ginástica, basquete, basebol, remo, cross country, golfe, futebol, softball, natação, mergulho, tênis, atletismo e vôlei. Impressionante, né?