Bolsa de estudo para atletas nos Estados Unidos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das características marcantes em comum nos norte-americanos é a competitividade. Ela, provavelmente, provém da paixão pelos esportes. As crianças começam desde cedo a praticar esportes. Elas são matriculadas pelos pais em aulas de beisebol, futebol, futebol americano, atletismo, balé, cheerleading (animador de torcida), ginástica olímpica, lacrosse, basquete e outras infinitas opções. Os esportes são praticados nas escolas, do ensino fundamental ao superior, religiosamente. Educação física é uma disciplina obrigatória, não opcional. Mais do que isso, o esporte é uma parte da vida e da cultura dos americanos.

Não é a toa que toda competição esportiva mundial, como os Jogos Olímpicos ou as Olimpíadas de Inverno, os Estados Unidos sempre conseguem um lugar no topo. Nas Olimpíadas de 2012, EUA conquistaram o primeiro lugar com 46 medalhas de ouro – oito a mais que a China, segunda colocada. Os atletas americanos são preparados. Eles recebem apoio do governo, conseguem patrocinadores, investimentos e muito incentivo.

As escolas norte-americanas têm times oficiais formados por estudantes dos mais diversos esportes. Eles se comprometem com uma rotina de treino além dos estudos, e disputam partidas entre times escolares. As universidades norte-americanas, por sua vez, possuem olheiros, funcionários responsáveis em frequentar as partidas entre colégios para descobrir novos talentos. Os estudantes que chamarem atenção dos olheiros podem receber a proposta de uma bolsa de estudos para atletas em instituições de ensino superior e integrar um time universitário.

As bolsas de estudo para atletas podem cobrir de 30% a 100% do valor do curso (incluindo moradia, alimentação, e gastos com o esporte, como uniforme e viagens). E o melhor: não são limitadas apenas aos americanos! Estudantes internacionais que se destacam em algum esporte também têm chances de conquistar uma bolsa de estudo nos Estados Unidos.

Como conquistar uma bolsa de estudo para atletas nos Estados Unidos?

1) Primeiramente, você precisa se destacar como esportista. Você pratica algum esporte há muito tempo, no Brasil? Já jogou para algum time (municipal, estadual, oficial, etc.)? Tem uma carreira iniciada no esporte? Mantém uma rotina de treinos fixa? Se as respostas foram “sim” para a maioria das perguntas, então você tem o primeiro quesito para se candidatar a uma bolsa para atletas.

2) Encontrar universidades americanas que oferecem bolsas para atletas. A grande maioria delas tem. O principal neste passo é, na verdade, saber as especificidades de cada bolsa de estudo. Quais esportes são praticados na universidade? Quais times têm estudantes bolsistas? Como é a ajuda financeira? Quais despesas estarão inclusas? O que eu precisarei pagar? Quais são as exigências de admissão? Cada uma das universidades americanas terá regras, exigências e características diferentes para as bolsas de estudo oferecidas a atletas. Portanto, é essencial que você encontre as instituições que lhe interessem e entre em contato direto com elas para saber mais sobre as bolsas disponíveis. Só as próprias universidades para responder com certeza absoluta as suas dúvidas. Procure universidades nos EUA pelo Hotcourses Brasil. E é claro que se você é jogador de futebol, por exemplo, deverá procurar universidades que oferecem bolsas de estudo para jogadores de futebol (soccer). Lembre-se de encontrar bolsas específicas ao seu esporte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Enquadrar-se nas exigências de admissão feitas pela universidade. Será necessário providenciar todos os documentos pedidos para se inscrever no processo de seleção da universidade, tanto para a graduação quanto para a bolsa de estudo. Por isso, você precisa:
• Inscrever-se no processo seletivo de algum curso oferecido pela universidade que tem bolsas de estudo para atletas. A área de estudo da graduação não precisa estar relacionada com esportes. Você pode optar por qualquer curso que realmente tenha vontade de estudar.
• Submeter o seu histórico escolar, essay, cartas de referências, e tudo o que for exigido no processo de seleção de universidades nos Estados Unidos.
Providenciar as exigências específicas para a bolsa de estudo para atletas. Pode ser o seu currículo esportivo; relato de suas experiências como atleta e times que já integrou; cartas de referências na área; documentos que comprovem sua posição em rankings e seus resultados atléticos; vídeo montagem com seus melhores momentos, treinos, e depoimento de treinadores, por exemplo. As exigências são variadas, portanto, mais uma vez: verifique-as diretamente com as universidades.
Passar em teste prático.

Ser um atleta bolsista nos EUA

Se você conquistar uma bolsa de estudo como atleta em uma universidade dos EUA, irá se comprometer automaticamente com uma rotina de treinos e partidas. Mas não é só isso. As universidades só concederão estas oportunidades financeiras para aqueles estudantes que também tiverem bons resultados em sala de aula. Os bolsistas precisam levar os estudos a sério; para manter a bolsa é necessário focar-se não só no desempenho atlético, mas também no acadêmico.

Ser escolhido como bolsista esportista na Terra do Tio Sam e jogar em um time universitário pode ser uma excelente vitrine. As equipes profissionais de inúmeros esportes também possuem olheiros em campeonatos universitários, à procura de talentos para integrar seus times. Você pode até ser contratado ao término do seu curso.

Por Brenda Bellani