Topo
pesquisar
Em 17/07/2019 13h54, atualizado em 17/07/2019 13h56

Estudar no exterior: 5 vantagens para o seu crescimento pessoal

Estudar no Exterior

Além das vantagens acadêmicas e profissionais, estudar fora também desenvolver muitas habilidades pessoais como a autoconfiança e independência. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Muito se fala das enormes vantagens acadêmicas e principalmente profissionais de se estudar no exterior – e elas realmente são enormes e importantes. No entanto, há também uma série de habilidades pessoais que vão muito além das competências técnicas e educacionais. Ao deixar a sua casa, mudar de país e se imergir em uma cultura totalmente nova, você se abre automaticamente para um crescimento inigualável e gratificante.

Conscientização cultural e respeito às diferenças

As universidades internacionais costumam ter turmas de estudantes vindos de todas as partes do mundo. Você já considerou tudo o que pode aprender ao conviver com pessoas de tantas nacionalidades diferentes? O benefício é muito maior que apenas o networking.

Primeiramente, você aprenderá a viver em uma cultura totalmente nova com, inclusive, outro idioma oficial. Só isso já bastante para expandir a sua visão de mundo diariamente. Além disso, com o contato com pessoas de diferentes históricos, histórias, regiões, culturas e costumes, você aprende novas perspectivas de vida e passa a entender que a sua verdade nunca é absoluta. O que é normal para você, pode ser estranho para outra nacionalidade e vice-versa. 

No mundo atual, aceitar e respeitar as diferenças e ter uma consciência multicultural não só é uma vantagem no mercado de trabalho como também um sinal de empatia essencial para viver em sociedade.

Proatividade

No novo ambiente, vai depender só de você enfrentar todo tipo de desafio: conversar no idioma estrangeiro, fazer novas amizades, inserir-se no meio universitário, participar de sociedades estudantis... Tudo o que era natural para você no seu cotidiano tem o potencial de se tornar um desafio no exterior. 

Você precisará de uma boa dose de proatividade para enfrentar os desafios e começar a sua vida no exterior. Puxe conversa com o estudante sentado ao seu lado; prove pratos novos; faça parte de um time esportivo da sua universidade; levante a mão para responder a pergunta do seu professor. Você vai ver quão gratificante é ser proativo!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Flexibilidade

Aprender com as diferenças, se adaptar a um novo ambiente e também a um novo sistema de ensino, com deveres e regras diferentes, fará com que você se torne uma pessoa mais aberta a mudanças e novidades. Você terá ferramentas para enfrentar decepções e erros com praticidade, sem perder a paciência ou desistir facilmente.

Você aprenderá a ter sempre um plano B. A flexibilidade é um sinal de maturidade!

Independência

Abrir uma nova conta bancária, cuidar do seu orçamento, fazer suas próprias refeições, morar sozinho, gerenciar seus horários, aprender a usar o transporte público, fazer compras para a casa... Talvez tudo isso não faça parte da sua rotina agora e nem fará tão cedo. Ao estudar no exterior, você terá de lidar com todos estes aspectos e muitos outros que te tornarão uma pessoa independente com uma rapidez impressionante.

Não se espante se você tomar coragem até de fazer coisas sozinho que antes achava impossível, como ir ao cinema, viajar, ir a shows e preparar uma refeição deliciosa desde o primeiro ingrediente. A independência, de fato, tem um gosto maravilhoso!

Autoconfiança

Proatividade, flexibilidade, independência, adaptabilidade... Tudo isso se une e se transforma em algo incrível: a autoconfiança. Conseguir se sentir em casa no novo país aperfeiçoará a sua resiliência. Cuidar de si mesmo fará com que se sinta seguro de si e capaz de enfrentar novos desafios e a continuar a crescer.

Afinal, você já se mudou de país. O que você não consegue depois disso?

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola