Topo
pesquisar
Em 20/08/2018 12h47, atualizado em 20/08/2018 13h51

Como conseguir uma bolsa de estudo esportiva nos Estados Unidos

Estudar no Exterior

Universidades americanas levam o esporte muito a sério e dão bolsa de estudo para os melhores atletas Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Os Estados Unidos valorizam imensamente a prática de esportes e também a competição saudável entre as pessoas. Prova disso são os times e equipes atléticas que representam escolas de ensino médio e instituições de ensino superior do país e as ligas regionais e nacionais para competições interescolares. E também existem diferentes bolsas de estudo para estudantes atletas interessados em uma formação acadêmica que os permita continuar a aperfeiçoar suas habilidades em algum esporte específico. 

Estas são as bolsas esportivas e já falamos um pouco sobre elas aqui. Neste artigo, vamos explorar mais o passo a passo para conseguir a sua bolsa atlética nos Estados Unidos. 

Como são concedidas as bolsas de estudo esportivas?

De maneira geral, a decisão de quem ganhará as bolsas para atletas é feita pelos treinadores e coaches das universidades de acordo com a necessidade do programa esportivo. Saber disso lhe ajudará a aprender como ser recrutado. 

A instituição de ensino superior terá o papel de analisar a sua inscrição no curso acadêmico, verificar os seus documentos de suporte e admiti-lo em uma graduação. No entanto, a palavra final para a seleção na bolsa de estudo costuma vir do treinador.

O essencial

Não vamos nem listar este item entre as nossas dicas abaixo porque ele é tão fundamental que necessita de destaque: para conseguir a sua bolsa de estudo esportiva no exterior você já precisa ter um histórico de prática e aptidão em algum esporte. 

1. Crie uma lista de universidades

O primeiro passo é criar uma lista de universidades dos Estados Unidos nas quais você gostaria de estudar e que oferecem bolsas de estudo para atletas. Selecione opções de acordo com o seu nível escolar, talento atlético e preferências de cursos para encontrar as instituições que se encaixem no seu perfil, e não vice-versa. 

Comece sempre com uma lista ampla de opções e depois diminua o número para quatro ou três escolhas principais. Em contrapartida, se a sua lista for muito pequena, as suas chances de conseguir uma bolsa serão baixas.

Antes de seguir para os passos seguintes, verifique com cada uma das universidades se você precisa primeiramente passar pelo processo seletivo geral da graduação previamente a fim de concorrer a uma bolsa de estudo esportiva. Em muitos casos, a inscrição deve ser simultânea e isso varia de acordo com a instituição.

2. Reúna informações de contato

Depois de se decidir pelas universidades norte-americanas às quais você gostaria de se candidatar, encontre a página sobre esportes ou bolsas de estudo no site oficial de cada uma delas e reúna todas as informações de contato dos treinadores e coaches, como email e telefone.

3. Envie um email com suas informações

Uma vez coletados os endereços eletrônicos dos treinadores, prepare um email incluindo:

  • Um currículo profissional com todos os detalhes da sua carreira no esporte e também histórico escolar e/ou acadêmico;
  • Um vídeo de alta qualidade mostrando o seu desempenho no esporte, podendo conter também o depoimento do seu treinador. Se você já tiver algum tipo de vídeo como esse publicado online, acrescente o link para ele no seu currículo.

Não se esqueça de fazer uma introdução bem escrita no email para se apresentar, informando alguns dados pessoais e demonstrando o seu interesse na bolsa de estudo esportiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Mantenha a comunicação

Tendo em mente que estes recrutadores recebem inúmeros emails de interessados, é natural que demorem um pouco para dar uma resposta. Espere pelo menos duas semanas e, se não obtiver nenhum feedback, ligue para o número disponível no site da universidade e expresse o seu interesse pela bolsa de estudo.

Responda a todos os treinadores que entrarem em contato com você. Se você conseguir marcar uma conversa por telefone, informe-se sobre o programa esportivo da universidade, a equipe da qual você fará parte, as competições internas e interuniversitárias, os benefícios da bolsa de estudo, os resultados nos jogos da última temporada, etc. Isto será importante para fazer perguntas certeiras na hora da entrevista e também comprovar o seu interesse pela bolsa, curso e universidade.

5. Saiba as regras da NCAA e NAIA

Os Estados Unidos têm algumas associações oficiais de competições atléticas universitárias: 

  • National Collegiate Athletic Association (NCAA): A Associação Atlética Universitária Nacional é formada por mais de 1.200 instituições, conferências, organizações e indivíduos que organizam competições de esportes universitários no país em diversas categorias, as mais famosas sendo basquete, futebol americano, softball, baseball e lacrosse.
  • National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA): A Associação Atlética Nacional Interuniversitária é composta por mais de 250 escolas dos EUA, Canadá e Bahamas. É parecida com a NCAA, porém um pouco menor, e também tem como intuito integrar esportes à vida acadêmica com competições interuniversitárias.

Estas são as associações mais famosas, mas existem outras, como a USCAA e a NJCAA. Uma vez admitido em uma bolsa de estudo esportiva nos Estados Unidos, estas organizações terão uma grande importância na sua rotina diária, portanto, é interessante ter certo conhecimento prévio sobre elas para conversar com os treinadores.

6. Saiba quais são os requisitos acadêmicos

Os requisitos acadêmicos são tão importantes quanto os atléticos. Quase sempre, os candidatos só são selecionados nas bolsas esportivas se tiverem um bom desempenho escolar e forem capazes de ser admitidos em um curso de graduação da universidade – ou seja, capazes de atender a todos os requisitos obrigatórios, inclusive histórico escolar, notas mínimas no boletim, provas padrões de seleção (como ACT e SAT) e proficiência no inglês.

E aí? Você pratica algum esporte? Tem um bom desempenho na escola? Então pode existir uma bolsa de estudo esportiva esperando por você!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola