Trabalhar após os estudos: quais países permitem e por quanto tempo?

Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são algumas das opções, mas não são as únicas. Cada país tem sua regra.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se para você, além de conquistar um diploma de bacharelado, também é importante ganhar experiência profissional no exterior antes de retornar ao Brasil (ou quem sabe dar início à sua carreira internacional, por que não?), você precisa se atentar a um fator essencial na hora de escolher o seu destino de estudo: qual país permite que estudantes internacionais trabalhem após a graduação.

Post-study work visa

As regras e possibilidades de estender a estadia para trabalhar após os estudos variam de acordo com o país, mas a boa notícia é que a grande maioria dos principais destinos de estudos tem algum tipo de programa ou visto.

Chamado de post-study work visa ou post-graduation work permit – em português, visto de trabalho pós-estudo –, ele podem ser solicitado quando você estiver prestes a concluir sua graduação ou pós-graduação no exterior. Se concedido, você tem direito a permanecer legalmente no país por um período adicional para procurar por um trabalho.

Qual país permite trabalhar após a graduação?

Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda são alguns dos países que possuem algum tipo de post-study work visa, embora a duração seja diferente entre eles.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, há certas condições para que o estudante consiga a autorização. Uma delas é a duração mínima do curso concluído no país e também a área de estudo.

Na Austrália e no Canadá, por exemplo, você precisa estudar pelo menos dois anos para se qualificar ao post-study work visa. Nos Estados Unidos, quem conclui um curso acadêmico em alguma área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem direito a uma extensão de 24 meses para fazer um Treinamento Prático Opcional (OPT) – um ano a mais do que os graduados em outras áreas.

Reino Unido

O Reino Unido anunciou recentemente um novo programa de post-study work visa, passando a valer a partir de abril de 2021, que estende a estadia dos estudantes internacionais para trabalharem no país.

  • Quem concluir uma graduação ou mestrado poderá ficar dois anos a mais no Reino Unido;
  • Quem concluir um doutorado poderá ficar três anos a mais.

Além disso, o governo britânico decidiu que os estrangeiros que forem obrigados a começar os estudos online em uma universidade do Reino Unido por causa da pandemia ainda terão direito a trabalhar no país após a graduação.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os estudantes internacionais com um visto F-1 podem estender a estadia por 12 meses para realizar um Optional Practical Training (OPG), um programa de treinamento prático opcional que deve ser relacionado à sua área de formação nos Estados Unidos.

Como mencionamos acima, se você se formou em STEM, tem direito a uma estadia de 24 meses.

Canadá

A post-graduation work permit (PSWP) do Canadá permite que os estudantes que concluíram um ou mais curso no país em uma instituição reconhecida oficialmente pelo governo (considerada uma designated learning institutions – DSL) solicitem a extensão da estadia.

A sua permanência extra no Canadá dependerá da duração dos seus estudos:

  • Se o seu curso teve de oito meses a dois anos de duração, você pode permanecer pela mesma duração que os seus estudos;
  • Se o seu curso teve no mínimo dois anos de duração, você pode permanecer por três anos após a conclusão;
  • Se você concluiu múltiplos cursos no Canadá, pode permanecer por uma combinação da duração de todos os cursos, desde que tenham sido de, no mínimo, oito meses.