Estudar no Reino Unido: O que é International Year One?

O IYO ou IYOne é um programa que oferece um caminho direto para o segundo ano de graduações.
Por Hotcourses Brasil

Londres, capital da Inglaterra
Londres, capital da Inglaterra
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se você quer fazer uma graduação no Reino Unido, precisa saber o que é International Year One porque muito provavelmente precisará fazer esse tipo de curso. Como o nome já diz, ele funciona como o primeiro ano da graduação, mas é focado para estudantes internacionais se prepararem para o ensino superior no país.

O que significa o International Year One?

Quase equivalente ao Foundation Year oferecido pelas universidades do Reino Unido e obrigatório para os estudantes internacionais, o International Year One (IYO ou IYOne) é um programa de um ano formado por três termos acadêmicos que oferece um caminho direto para o segundo ano de graduações.

Normalmente, você estudará de três a quatro matérias, que dependem da área de estudo escolhida ou do grau de progressão pretendido. Também terá aulas de habilidades na língua inglesa para melhorar a proficiência, como compreensão oral, escrita, leitura, conversação, gramática e inglês com propósito acadêmico.

No Reino Unido, assim como nos demais destinos anglófonos, a compreensão do inglês para fins acadêmicos é essencial para conseguir acompanhar a sua graduação, seja para ouvir o professor, participar das discussões em sala de aula, fazer suas tarefas e provas etc. Por isso, se você ainda não tiver a proficiência adequada exigida pela universidade, o IYO também serve para melhorá-la antes de se aprofundar nos estudos da graduação. 

Leia também: Duas escolas de programas preparatórios no exterior

Para que serve o International Year One?

O International Year One pode abordar módulos de metodologia de pesquisa, redação, monografias e estudo dirigido na área que você optou para a sua graduação.

O propósito do curso é:

  • Preparar o estudante para os outros anos de bacharelado;
  • Suprir o que não foi ensinado no Brasil, se necessário;
  • Prepará-lo para ser bem-sucedido no ensino superior britânico.

Os estudantes que concluem esse primeiro ano preparatório com sucesso costumam conseguir progredir direto para o segundo ano da graduação sem precisar passar por todo o processo seletivo novamente. É quase um selo de aprovação da própria universidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posso escolher fazer o curso antes de ser admitido no Reino Unido?

Se você acredita ainda não estar preparado ou não ter todos os requisitos acadêmicos necessários para ser admitido na graduação desejada, pode optar por um International Year One oferecidos por escolas e faculdades especializadas nesse tipo de curso, como a Kaplan, Study Group, OnCAMPUS, entre outros exemplos.

Mas, como pode ver abaixo, várias universidades também oferecem o IYO. Assim, você já vai direto do preparatório para o segundo ano do bacharelado escolhido, além de já se adaptar à vida, instalações e corpo docente da instituição.

Quais universidades oferecem o International Year One?

Várias universidades do Reino Unido oferecem esse curso preparatório:

A University of Sussex, por exemplo, tem opções de IYO de dois semestres focadas nas áreas de negócios e gestão, computação, engenharia, cinema e mídia, finanças e contabilidade, e relações internacionais. Com início todo setembro e janeiro, os cursos são ministrados pelo University of Sussex International Study Centre.

“As habilidades diversas e essenciais que você desenvolverá neste programa o beneficiarão principalmente na universidade, bem como mais tarde em sua carreira e vida”, informa o site oficial da Sussex.

Quem completa o IYO da University o Leeds é admitido diretamente ao segundo ano de um bacharelado de relações internacionais, gestão empresarial ou de ciências biológicas. Além do preparo acadêmico, o curso ajuda a desenvolver as suas habilidades pré-existentes no inglês e introduzi-lo a um currículo universitário do ensino superior britânico.