O Complete University Guide listou as universidades do Reino Unido com os padrões mais altos para a seleção de estudantes para o ano letivo de 2019. Os dados foram coletados pela Agência de Estatísticas de Educação Superior e têm como base a pontuação exigida de novos estudantes de graduação pelo UCAS, o serviço central britânico de inscrições universitárias.
E aí, você imagina quais são as universidades mais concorridas e difíceis de entrar no Reino Unido?
Tópicos deste artigo
Fatores analisados
Para chegar aos resultados da pesquisa, o Complete University Guide analisou e deu notas para cada um dos seguintes fatores:
Padrões para a admissão: Sem pontuação máxima;
Satisfação estudantil: 5.00;
Qualidade de pesquisa (intensidade e qualidade): 4.00
Perspectiva após a graduação: 100.0;
Nota geral: 1000
10. University of Bath
A Universidade de Bath exige uma pontuação de 186 no UCAS para os novos estudantes de graduação e também tem uma das melhores experiências estudantis do país, ficando em quarto lugar no ranking da Times Higher Education de 2018.
9. University College London (UCL)
A UCL exige que os estudantes tenham só notas excepcionais no A-Level, ensino médio do Reino Unido que serve como preparatório universitário. Os interessados precisam ter de notas de A*A*A* a ABB no boletim. A Universidade tem orgulho de ser a primeira da Inglaterra a admitir estudantes de todas as etnias, classes sociais e religiões. A pontuação mínima no UCAS deve ser de 191.
8. Durham University
A Durham tem um processo seletivo diferente: ao invés de uma inscrição geral para toda a Universidade, o estudante deve se inscrever pelo departamento acadêmico que oferecer o seu curso de interesse e, se admitido, passa a fazer parte de uma comunidade da instituição. A sua média de pontuação no UCAS é de 197.
7. London School of Economic (LSE)
A LSE é especializada em antropologia, criminologia, relações internacionais e sociologia. Todos os cursos da Universidade custam £ 9.000 por ano. Os candidatos devem atingir uma pontuação mínima de 200 no UCAS, fazendo com que a LSE empatasse com a Universidade de Glasgow em sexto lugar.
6. University of Glasgow
A Universidade de Glasgow é a quarta universidade mais antiga das nações anglófonas do mundo, e, juntamente com Aberdeen, Edimburgo e St. Andrews, também é uma das mais tradicionais da Escócia. Apesar de ficar em 24º lugar de acordo com a avaliação geral, ela conseguiu empatar em sexto nesta lista com a LSE graças à sua exigente pontuação no UCAS.
5. University of Strathclyde
Originalmente chamada de Andersonian Institute ao ser fundada em 1796, ela foi nomeada a primeira universidade técnica do Reino Unido em 1964. A Strathclyde é uma escolha popular entre os estudantes, comprovado pela sua população discente, a terceira maior do Reino Unido. Mas não é fácil entrar nela, não: a Universidade exige uma pontuação de 201 no UCAS.
4. University of St. Andrews
Universidade melhor classificada da Escócia, a St. Andrews exige 206 pontos no UCAS para ser admitido. Ela é a instituição de ensino superior mais antiga do seu país e, na hora de selecionar seus estudantes, dá bastante valor às referências que comprovem o potencial de cada candidato. Sabe quem já estudou lá? O Príncipe William e Kate Middleton! Foi na St. Andrews que eles se conheceram.
3. University of Oxford
A universidade mais antiga do mundo anglófono ainda mantém padrões excepcionalmente altos para a seleção de seus estudantes: pontuação mínima de 217 no UCAS e um boletim do A-Level com notas A*A*A e AAA. A maioria dos candidatos da Oxford também precisa prestar testes escritos ou enviar redações, além de passar por entrevista com tutores da instituições.
2. Imperial College London
A Imperial tem os padrões mais altos de seleção entre todas as universidades localizadas em Londres, exigindo a média de 219 pontos no UCAS. Ela é especializada na aplicação prática das ciências e os seus departamentos de pesquisa focam em áreas como saúde global, mudança climática e recursos sustentáveis de tecnologia da energia.
1. University os Cambridge
Sim, a famosíssima Universidade de Cambridge é a mais difícil de entrar em todo o Reino Unido. A pontuação no UCAS deve ser de 226 e tipicamente os estudantes admitidos têm notas A*AA ou A*A*A no A-level, dependendo do curso. Não é à toa que a instituição já formou 98 vencedores do Prêmio Nobel!
Veja a lista completa aqui. (Com informações do The Telegraph.)
3 dicas para conseguir ser admitido em uma dessas universidades
Sabemos que é difícil – como as estatísticas comprovam –, mas não é impossível. Para ser admitido em uma destas universidades incríveis do Reino Unido, você vai precisar de muita dedicação, comprometimento, persistência e um desempenho escolar impecável.
1. Começar a se preparar com muita antecedência
Se a sua intenção é estudar em uma destas universidades superconcorridas do Reino Unido (ou de qualquer país do mundo, na verdade), você precisa começar a se preparar com muita antecedência. O ideal é ter, pelo menos, três anos para entender o processo, estudar, prestar todos os exames necessários e conseguir caprichar na escola. Em alguns casos, você vai precisar cursar pelo menos o primeiro ano de uma graduação em uma universidade do Brasil para poder concorrer.
2. Manter um desempenho escolar impecável
Começando a se preparar com antecedência, você consegue caprichar durante todo o ensino médio. Como pôde perceber pelas pontuações exigidas pelas universidades, só estudantes com um boletim recheado de notas altas têm chances.
3. Fazer o ensino médio no Reino Unido
Leia nosso guia completo sobre o ensino médio no Reino Unido para entender como funciona o sistema educacional e a preparação para o mundo universitário no país. Aprenda também como você pode usar a sua nota no ENEM e em vestibulares brasileiros para ser admitido no Reino Unido.