6 fatos sobre a Oxford, a melhor universidade do mundo

Instituição de ensino mais antiga do Reino Unido, a Universidade de Oxford já formou mais de 50 vencedores do Prêmio Nobel.
Por Hotcourses Brasil

Universidade de Oxford
Universidade de Oxford
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Oxford University, do Reino Unido, venceu pelo quinto ano consecutivo o Times Higher Education World University Rankings, principal ranking universitário do mundo, publicado anualmente. A instituição britânica conseguiu superar de novo outras potências como, Stanford, Harvard, Caltech, MIT e Cambridge.

O que faz da Oxford uma universidade tão extraordinária? Conheça seis fatos sobre ela que respondem essa pergunta!

1. A universidade mais antiga do Reino Unido 

Com quase mil anos de idade, a Oxford University não é só a universidade mais antiga do Reino Unido, mas também a mais antiga do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa – atrás apenas da Universidade de Bolonha, na Itália.

A Oxford foi criada em 1096 e se expandiu em 1167, quando os ingleses foram proibidos de estudar na Universidade de Paris, na França.

2. Uma das universidades mais concorridas do mundo

Segundo o site oficial da universidade, em 2019, mais de 23.000 estudantes de todas as partes do mundo se inscreveram para aproximadamente 3.300 vagas nas graduações da Oxford. Isso significa que, em média, há sete candidatos para cada admissão bem-sucedida.

O número é ainda mais impressionante para as pós-graduações: 30.000 candidatos para 5.500 vagas.

Todo dezembro, a universidade conduz mais de 24.000 entrevistas com aproximadamente 10.000 candidatos por duas semanas antes de decidir quem será admitido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Universidade internacional

Quarenta e três por cento de toda a população estudantil da Oxford é estrangeira, incluindo 20% em graduações e 64% em pós-graduações. São mais de 10.000 alunos internacionais de 150 países diferentes matriculados nela, o que a torna uma das universidades mais multiculturais do mundo.

E não é só isso: 41% dos seus professores também são estrangeiros de mais de 100 países.

4. Ex-alunos famosos

Oxford tem 230.000 ex-alunos pelo mundo inteiro, entre eles:

  • 28 primeiros-ministros britânicos;
  • 55 vencedores do Prêmio Nobel, inclusive a ativista Malala Yousafzai;
  • 120 medalhistas olímpicos e paralímpicos;
  • Os autores Aldous Huxley, JRR Tolkien, Graham Greene e Philip Pullman.

Esses são só alguns exemplos de muitos, muitos ex-alunos famosos e que tiveram e têm um impacto no mundo. São filósofos, economistas, físicos, cientistas, CEOs, políticos, músicos, jornalistas...

5. Satisfação estudantil

Na pesquisa estudantil nacional conduzida em 2016 no Reino Unido, 90% dos alunos da Oxford se disseram satisfeito com a experiência na Universidade e a qualidade do seu curso. A média nacional de satisfação é 81%!

6. Bolsas de estudo

Oxford tem um dos programas de suporte financeiro mais generosos do Reino Unido e Europa para famílias de renda baixa. A universidade reserva £ 9 milhões anualmente para bolsas de estudo de graduações.