Você sonha estudar no exterior? Vai precisar adiar os seus planos por causa da pandemia do Covid-19? Além do isolamento social ser a melhor arma no momento contra a disseminação do coronavírus, as universidades do mundo inteiro estão de portas fechadas e os voos internacionais cancelados por tempo indeterminado. Para não desistir do seu sonho e atrasar os seus planos, há uma alternativa viável: fazer um curso internacional sem sair de casa. Como?
A gente responde: com um curso online de uma universidade estrangeira. A educação transnacional já estava em crescimento pré-Covid-19. Agora, é possível que se torne uma forte tendência enquanto não for seguro viajar novamente.
Tópicos deste artigo
O que educação transnacional?
A educação transnacional (Transnational Education – TNE) – ou cross-border education, algo como “educação transfronteiriça” em português – é todo o conjunto de estudos ministrado além das fronteiras do país que o oferece. Por exemplo: cursar uma graduação australiana em um campus filial localizado em outro país.
Os cursos online e a distância se enquadram nessa categoria transnacional. Você pode fazer um curso de uma universidade de qualquer parte do mundo sem precisar sair do Brasil.
Leia também: 5 parcerias entre universidades da Coreia do Sul e do Brasil
Vale a pena mesmo?
As vantagens de um curso internacional online são bem distintas das de estudar no exterior. No entanto, nas condições atuais, é uma alternativa acessível e cheia de benefícios – especialmente pela segurança de permanecer em casa.
A internet tem uma enorme variedade de sites e plataformas de aprendizado online, onde você cursa de tudo – de culinária a pilates ou desenvolvimento web. Porém, estamos falando sobre um estilo específico de curso online: os oferecidos oficialmente por universidades internacionais.
Optar por um destes programas é uma garantia de qualidade de ensino, recursos virtuais diversos, contato regular com um corpo docente notável, acompanhamento de progresso e várias ferramentas que buscam garantir o sucesso acadêmico dos estudantes – da mesma forma que acontece em um curso presencial. O melhor benefício, no entanto, é concluir o curso com um diploma de uma universidade internacional.
A desvantagem é precisar de condições adequadas: um laptop ou computador; uma boa conexão wi-fi; tempo suficiente para atender à demanda de estudos semanais.
De fato, um curso online proporciona uma flexibilidade enorme. Você encaixa os estudos na sua rotina e não o contrário. Mas, mesmo que você escolha quando e onde estudar, ainda terá uma carga horária obrigatória a cumprir. Cursos universitários, presenciais ou online, costumam ser bem exigentes.
Quanto ao custo, mesmo a distância, o valor quase sempre é o mesmo ou bem próximo ao de uma graduação e pós-graduação presencial. Você terá um investimento significativo em uma moeda estrangeira. Entretanto, há a economia com as passagens aéreas, moradia e custos de vida gerais em outro país.
4 exemplos de universidades internacionais com cursos online
1. University of New England, Austrália: associate degrees, diplomas avançados, bacharelados, certificados de pós-graduação, mestrados e doutorados em áreas como Educação, Artes, Ciências, Negócios, Sustentabilidade, Criminologia, Ciência de Dados, etc.
2. Oklahoma State University – Stillwater, Estados Unidos: bacharelados, mestrados e certificados de pós-graduação em áreas como Negócios, Ciência da Computação, Marketing, Psicologia, Saúde Pública, Engenharia, entre outras.
3. University of Liverpool, Reino Unido: mestrados, certificados de pós-graduação, diplomas e diplomas de pós-graduação em áreas como Prática Veterinária, Negócios e Gestão de Esportes, Fisioterapia Veterinária, Saúde, entre outras.
4. Carleton University, Canadá: módulos acadêmicos em disciplinas de Empreendedorismo Social, Introdução à Engenharia, Contabilidade, Finanças, Estatísticas Empresariais, Filosofia Asiática, Psicologia dos Esportes, etc.
Leia também: 5 sites de cursos internacionais online