Como as escolas de inglês internacionais estão melhorando os seus cursos online

Estas iniciativas atendem a demanda do mercado moderno.
Por Hotcourses Brasil

Estudar inglês em cursos online é uma tendência atual.
Estudar inglês em cursos online é uma tendência atual.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Não há mais como ignorar os cursos online. Eles vieram para ficar! Na verdade, as chances são que eles cresçam cada vez mais. E, como tudo na vida, é necessário compreendê-los a fim de melhorá-los. As escolas de inglês estão aprendendo a incorporar opções de estudos virtuais aos tradicionais cursos presenciais.

A verdade é que os jovens (e adultos também) já vivem conectados o tempo todo e agora esperam o mesmo dos estudos. A fim de atender a demanda, instituições do mundo todo estão procurando alternativas e implementando iniciativas para acompanhar o mercado. Conheça algumas a seguir!

Tópicos deste artigo

Universidades renomadas agora têm opções virtuais

Uma das coisas que mais ajudaram na popularização de cursos online de inglês foi o número cada vez maior de universidades internacionais renomadas, como a Harvard e o MIT, disponibilizando opções de estudos virtuais (e, em muitos casos, gratuitas). Isso fez com que este formato de estudo ganhasse não só mais visibilidade como também credibilidade entre estudantes do mundo inteiro.

Veja aqui opções de cursos online oferecidos por grandes universidades internacionais.

Cursos projetados do zero

O objetivo de grandes escolas de inglês é criar experiências online mais similares possíveis aos cursos “cara a cara”. A intenção é acabar com as principais diferenças entre online/presencial e também com a ideia de que estudar virtualmente não tem a mesma qualidade.

Por isso, em muitos casos, a melhor opção encontrada pelas escolas é criar cursos do zero para plataformas online ao invés de simplesmente disponibilizar os que já existem em formato presencial. Quando criado do princípio, as escolas têm o trabalho, dedicação e tempo essenciais para entender e tentar solucionar as principais falhas deste tipo de ensino, resultando em produtos bem mais elaborados e criados sob demanda.

Por exemplo, um dos problemas que ainda precisam ser solucionados no caso de aulas virtuais agendadas com a presença online de um professor é encontrar um horário adequado para todos os estudantes espalhados pelo mundo, em fuso horários diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Economia

Principalmente para os pais, o maior atrativo de um curso de inglês online é se ele representar uma grande economia comparado a um curso presencial no exterior. O estudante consegue um diploma internacional no aconchego e segurança da sua casa, evitando gastos com passagens e custo de vida.

Sem contar que também pode significar uma economia de tempo, uma vez que, com a liberdade de estudar quando e onde quiser, os alunos conseguem concluir o curso o quanto antes possível – diferente de precisar esperar pelos horários marcados em dias específicos da semana de um curso tradicional. 

Grande número de opções

Existem diferentes formatos de aulas de inglês online, por exemplo: 

  • Estudos independentes, nos quais o aluno tem acesso a todo os materiais e recursos necessários para as aulas, inclusive vídeos, áudios, apostilas e plataforma virtual para a interação com professores/orientadores e outros estudantes. Normalmente, é estipulado um prazo para a conclusão das aulas e realização de qualquer avaliação online, mas o aluno tem flexibilidade total para escolher quando, onde e como estudar;
  • Há também sessões de estudo virtuais com um professor, em que as aulas têm horário marcado e podem ser individuais ou em grupo, basta estar logado em um aparelho eletrônico com internet e microfone para participar.

Os cursos podem combinar um pouco dos dois formatos e incluir ainda mais recursos e materiais digitais. Alguns exigem a presença mensal ou semestral do estudante em algum centro físico para a realização de prova; outros incluem um período de imersão no exterior. 

E é aí que está uma das grandes vantagens da educação transacional: você pode cursar um programa internacional oferecido por uma instituição estrangeira, mas frequentar algumas aulas, fazer provas e resolver questões burocráticas diretamente em uma escola brasileira próxima de você que tenha parceria com a universidade no exterior.

Para você, qual seria a principal vantagem de um curso de inglês online?