3 cidades para estudar na Austrália além de Sydney

Perth, Melbourne e Brisbane são ótimas opções para quem quer fugir do alto custo de vida de Sydney.
Por Hotcourses Brasil

Perth atrai mais de 59 mil estudantes internacionais todos os anos
Perth atrai mais de 59 mil estudantes internacionais todos os anos
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sydney não é a capital da Austrália, mas com certeza é a cidade mais famosa, renomada e visitada do país. Mais de oito milhões de pessoas do mundo inteiro viajam para esta metrópole todos os anos, por isso, não é à toa que, ao pensar em estudar na Austrália, a primeira coisa que vem a sua mente seja Sydney. Apesar de ser maravilhosa, a cidade tem um custo de vida alto e para quem quiser fugir um pouco do comum, a Austrália tem muito além a oferecer.

Separamos mais três opções de cidades incríveis com o potencial para ser o seu destino de estudo na Austrália!

Tópicos deste artigo

1. Melbourne

Melbourne, no estado de Victoria, foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver por sete anos seguidos, perdendo a posição para Viena apenas em 2018, mas continua firme e forte no top 3 global. A lista avalia setores importantíssimos para a qualidade de vida, como estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação, segurança e infraestrutura. Mesmo que tenha perdido o primeiro lugar para a capital da Áustria na última edição do ranking, foi apenas por 0,7% na pontuação geral.

Segundo o site Numbeo, você precisaria de aproximadamente A$ 7.623,42 mensais (contando aluguel) em Sydney para manter o mesmo padrão de vida que poderia ter por A$ 6.400,00 em Melbourne. A cidade tem uma organização especificamente dedicada a promover o ensino superior de qualidade de suas escolas, institutos TAFE e universidades - o site Study Melbourne está recheado de informações oficiais para quem pretende escolher a cidade como destino de estudo!

Conheça algumas das principais universidades em Melbourne:

2. Brisbane

Brisbane está localizada em Queensland, conhecido como “Estado da Luz do Sol” graças ao seu clima predominantemente ensolarado. De fato, a cidade de Brisbane tem aproximadamente 300 dias de sol por ano!  

Terceira maior metrópole da Austrália, atrás apenas de Melbourne e Sydney, apesar de ela não aparecer nos dez primeiros lugares da lista das melhores cidades do mundo para se viver, ela domina sete lugares no top 10 do ranking de melhores subúrbios australianos, que considera proximidade a escolas, parques, praias, centro comercial e tempo em trânsito. Isto significa que mesmo sendo uma cidade grande, ela consegue manter um estilo de vida calmo, com qualidade e acesso a diversas atividades ao ar livre e contato com a natureza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ela é cercada por algumas das praias mais encantadoras que o país tem a oferecer e tem uma localização excelente para explorar outros lugares da Austrália, como a Grande Barreira de Coral e o Uluru. Além disso, ela tem um custo de vida ainda mais barato que Melbourne – é possível ter o mesmo padrão de vida com A$ 6.000,00 por mês.

Conheça algumas das principais universidades em Brisbane:

  • Universidade de Queensland;
  • Universidade Griffith;
  • Universidade de Tecnologia de Queensland;
  • Universidade Católica Australiana;
  • Endeavour College of Natural Health.

3. Perth

Perth é capital da Austrália Ocidental. Embora não seja tão conhecida como as opções anteriores, ela já atrai mais de 59 mil estudantes internacionais todos os anos. Uma das razões para isso é a grande campanha de divulgação da cidade como destino de estudo realizada pelo StudyPerth, um projeto em parceria com o governo australiano e instituições da região com intuito de construir um perfil educacional da Austrália Ocidental pelo mundo e atrair cada vez mais alunos estrangeiros.

Perth tem o menor custo de vida entre as três cidades – média de A$ 5.879,28 por mês – e pode ser o destino ideal para quem tem interesse nas áreas de refinação de minerais, fabricação de produtos químicos, mineração, marinha e negócios. Graças à sua localização, ela tem tem mais horas de sol do que em outras regiões do país e também algumas das praias mais famosas, como a Cottesloe Beach.

Conheça algumas das principais universidades em Perth:

  • Universidade Edith Cowan;
  • Universidade Curtin;
  • Universidade da Austrália Ocidental;
  • Universidade Murdoch;
  • Universidade de Notre Dame Austrália.