Melbourne, na Austrália, foi considerada a cidade mais habitável do mundo pelo ranking Global Liveability da Economic Intelligence Unit (EIU) pelo quarto ano consecutivo. Entre as 140 cidades avaliadas pela pesquisa, a australiana recebeu a nota de 97,5 – apenas 0,1 a mais que Viena, a capital austríaca, no segundo lugar do ranking. A Austrália aparece ainda em mais três posições entre as dez melhores: Adelaide em quinto lugar (empatada com a canadense Calgary), Sydney em sétimo e Perth em nono. O Canadá vem em seguida, com três cidades no top 10: Vancouver, Toronto e Calgary.
Pesquise cursos na Austrália pelo Hotcourses Brasil.
A pesquisa analisa fatores como cultura, meio ambiente, segurança, estabilidade, saúde, infraestrutura e educação. O resultado das dez melhores cidades do mundo para se viver não mudou desde 2011 e apenas 20 entre as 140 cidades receberam notas menores do que as de 2013. No entanto, nos últimos cinco anos, a média geral caiu 0,7%, influenciada principalmente pelo fator instabilidade localizada. A Global Liveability de 2014 demonstrou uma queda de longo prazo nos resultados de mais de 50 cidades devido à crescente instabilidade de vários pontos globais.
O declínio na estabilidade foi ainda maior em relação às cidades menos habitáveis do mundo. Este ano, as cinco últimas posições do ranking foram assumidas por Damascus (Síria), Dhaka (Bangladesh), Port Moresby (Papua-Nova Guiné), Lagos (Nigéria) e Karachi (Paquistão).
As dez melhores cidades do mundo para se viver
1. Melbourne - Austrália
2. Viena - Áustria
3. Vancouver - Canadá
4. Toronto - Canadá
=5. Adelaide - Austrália
=5. Calgary - Canadá
7. Sydney - Austrália
8. Helsinki - Finlândia
9. Perth - Austrália
10. Auckland - Nova Zelândia
Por Brenda Bellani