Um mês para o Enem 2022: como participantes estão estudando para as provas

Cumprir plano de estudos, resolver provas anteriores e estudar pela internet são algumas dicas
Em 13/10/2022 00h20 , atualizado em 20/10/2022 13h23 Por Silvia Tancredi

Sete inscritos no Enem 2022 dão dicas de preparação para provas
Sete inscritos no Enem 2022 dão dicas de preparação para provas
Crédito da Imagem: Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta exatamente um mês para começar o Enem 2022. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil. A expectativa é que quase 3,4 milhões de estudantes participem do maior exame educacional do país.

A maioria dos inscritos no Enem 2022 (1.544.378)  já terminou o ensino médio; enquanto 1.284.916 estão no terceiro e último ano. Em ambos os casos, os participantes farão o Enem para tentar ingressar no ensino superior, especialmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Mas, como os estudantes que se inscreveram no exame estão se preparando para as provas? Conversamos com sete estudantes que mostram como estudar para o Enem 2022. Confira e anote as dicas!

Revisar o conteúdo

Hisy Ellen Souza, 21 anos. Quer cursar Medicina.

Hisy Souza quer curso de Medicina

A estudante já conhece as provas do Enem desde 2017. Justamente por isso, ela revela que está com expectativas medianas, pois, mesmo sentindo-se preparada, sabe que as provas podem surpreendê-la.

"Fazer exercícios e revisar conteúdos deficientes são minhas maneiras de me preparar para o Enem 2022. Além disso, procuro resolver provas antigas e corrigir erro por erro, e assim identificar qual conteúdo precisa voltar na teoria e estudar novamente".

Confira as provas anteriores do Enem

Estudar pela internet

Ana Vitória Reis Chaves, 18 anos. Vai tentar Medicina. 

Ana Vitória Reis Chaves já fez o Enem três vezes

Esta é terceira vez que a jovem vai fazer o Enem. Por isso, ela acredita que sua nota terá grande evolução comparada aos anos passados e sabe que ficará orgulhosa por todo seu esforço independentemente da nota. 

"Estudo para o Enem 2022 pela internet, assistindo aulas gravadas, resolvendo exercícios on-line e provas antigas. Também gosto de ler livros pela internet, por meio do meu iPad, pois assim posso estudar em qualquer lugar sem problemas".

Saiba quais os principais livros que caem no Enem

Resolver provas anteriores

Maria Paula Viana Araújo, de 18 anos. Quer cursar Psicologia.

Maria Paula tentará curso de Psicologia

Fazendo o Enem pela quarta vez, a estudante conhece bem as provas. Por isso, ela espera que o padrão das perguntas seja o mesmo: questões interpretativas e questões interdisciplinares que conversem com várias disciplinas ao mesmo tempo. 

"Nesta reta final, tenho dedicado bastante tempo a fazer revisões para o Enem 2022. Eu pego provas antigas e faço os exercícios. Se erro alguma questão, procuro saber o porquê. Conforme nos aproximamos da prova, são as últimas tentativas de corrigir ou aprimorar as deficiências. Resolvendo provas anteriores me ajuda a revisar o conteúdo".

Faça o simulado do Enem

Cumprir plano de estudos

Carolina da Silva Santos, 17 anos. Quer estudar Engenharia da Computação.

Carolina Silva fará o Enem pela quarta vez

Ela já fez o Enem uma vez como treineira. Já este ano é para valer, por isso sente muito nervosismo e ansiedade. Ao mesmo tempo, pensa que a chave para ter um bom resultado é manter a calma e confiar no estudo e dedicação que teve ao longo do ano.

"Desde o começo do ano, estudo por meio de um plano de estudos. Estudo todos os dias, assisto às aulas do colégio, leio a teoria no livro e faço os exercícios e os simulados. No meu plano de estudos para o Enem 2022, também está assistir a videoaulas no YouTube, documentários e filmes. Também vejo perfis de estudo no Instagram".

Veja 5 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram

Estudar matérias específicas

Gabriela Seabra, 17 anos. Vai tentar o curso de Biomedicina.

Gabriela Seabra quer curso de Biomedicina

A estudante do terceiro ano está fazendo o Enem pela segunda vez. Ela avalia que suas expectativas estão grandes e que a ansiedade vai só aumentando nesses últimos meses. Mas, está tentando manter a calma e o ritmo  de estudos que começou desde fevereiro.

"Faltando um mês para o Enem 2022 estou balanceando os conteúdos mais importantes com o descanso. Minha rotina de estudos inclui ir mudando as matérias durante a semana. Por exemplo, em um dia foco na redação, em outro em outras disciplinas e assim vai de acordo com o que sinto mais dificuldade ou a matéria que tem maior peso para o meu curso".

Veja como montar um plano de estudos para o Enem

Manter a rotina

João Vitor Paes Pontes, de 19 anos. Deseja estudar Medicina.

João Vitor quer curso de Medicina

O estudante já fez o Enem três vezes. Para ele, embora a prova sempre mude, tem a característica de ser um exame consistente, que exige muita leitura dos participantes e também bastante resistência física. 

"Nesta reta final, estou mantendo a metodologia que eu segui o ano inteiro, para não me exceder muito, porque não quero chegar desgastado na prova e fazer menos do que eu sou capaz. Eu estudo das 7h às 19h, mas, às vezes, vou um pouco mais adiante". 

Confira como criar uma rotina de estudos

Evitar perder tempo

Vitoria Avendaño, 24 anos. Vai tentar o curso de Jornalismo.

Vitoria Avendaño quer Jornalismo

Esta é a segunda vez que a jovem vai fazer o Enem. Ela se sente ansiosa, mas está confiante de que vai conseguir a aprovação no curso que escolheu.

"Eu faço um cursinho on-line e a plataforma já entrega um cronograma semanal. Geralmente estudo à noite depois do trabalho. Ao estudar para o Enem 2022, o ideal é não perder muito tempo nas questões que a gente não sabe, e focar naquilo que temos mais certeza, senão pode ocorrer de não ter tempo de responder uma questão que tínhamos mais chance de acertar".

Saiba como funciona a prova do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2022

As provas do Enem 2022 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, das 13h30 às 19h no primeiro dia e das 13h30 às 18h30 no segundo dia.

Assim como nas edições anteriores, no Enem 2022 os estudantes puderam escolher entre fazer provas impressas e provas digitais. A única diferença é que, no último estilo de exame, os inscritos farão os testes objetivos no computador. A redação deve ser escrita à mão.

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>13/11: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>20/11:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Veja temas para a redação do Enem 2022

Assim como na última edição do Enem, nesta também foram oferecidas 101.100 vagas para estudantes que optaram por fazer provas no formato digital. 

Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola

A dica é estudar para as provas do Enem 2022 é ficar aqui mesmo no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.

Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem

Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.

Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.