Estudantes voltam às aulas hoje, 1º de agosto, em todo o Brasil. E, para quem está cursando o terceiro ano do ensino médio, o retorno à escola tem sentido ainda mais especial; afinal, faltam pouco mais de três meses para o Enem 2022.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil. A expectativa é que mais de 3,3 milhões de estudantes realizem o exame educacional. Com as notas, os participantes podem tentar ingressar no ensino superior.
Nestes meses que antecedem o Enem 2022, os inscritos podem aproveitar para trabalhar alguns pontos importantes que devem ajudar a garantir bom desempenho nas provas. Veja abaixo:
1) Conheça a prova do Enem
As provas do Enem contam com 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos (45), Ciências Humanas (45), Matemática (45) e Ciências da Natureza (45) e uma redação.
É interessante pegar uma prova do Enem e verificar como as quatro áreas do conhecimento e o texto são cobrados. Algumas perguntas são mais objetivas e conteudistas, enquanto outras questões abrangem conhecimentos interdisciplinares, ou seja, duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo.
Também vale a pena conferir como são estruturadas as provas, como, por exemplo, se têm gráficos, tabelas, infográficos, charges e outros recursos visuais.
=>Dica
Acesse as provas anteriores do Enem e tente resolvê-las. Analise se você entende o que está sendo cobrado.
2) Adapte sua rotina de estudos
Especialistas em educação recomendam adaptar uma rotina de estudos específica para essa etapa final de preparação para o Enem 2022. Vale lembrar que o novo calendário deve conter não só os dias de estudo, mas também um tempo de descanso.
O coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, ressalta que, no momento de organizar a rotina de estudos, é preciso levar em conta os horários das atividades obrigatórias, os dias de simulados, quantas semanas restam até a data da prova e os possíveis feriados no meio do processo de estudos.
=>Dica
Organize um calendário de acordo com a sua realidade e que crie, ainda, uma rotina não só para os estudos, mas também para o lazer e o descanso.
Veja como montar um plano de estudos para o Enem
3) Faça exercícios e simulados
Segundo professores, na preparação para as provas do Enem 2022 é preciso aliar a parte teórica à parte prática. Depois de ler sobre algum tema, partir para os exercícios ajuda a conferir se o conteúdo foi assimilado corretamente.
Confira vantagens de fazer exercícios e simulados antes das provas do Enem:
-
Conhecer a prova
-
Controlar o tempo
-
Aprender como são as questões
-
Ver o estilo da prova
-
Revisar conteúdos
-
Trabalhar o autocontrole
-
Treinar o emocional
=>Dica
Faça o simulado específico para o Enem do Brasil Escola. Anote os erros e revise os temas que não acertou.
4) Treine a redação
A redação do Enem é um texto dissertativo argumentativo que, geralmente, abrange um tema social. Ao longo do texto, os participantes precisam se posicionar sobre o assunto apresentado e sinalizar uma proposta de intervenção, ou seja, traçar uma solução viável para a questão problema.
“Para se dar bem na redação do Enem, é importante estudar técnicas de escrita, habilidades de argumentação; aprimorar a capacidade de organização de e estruturação de conteúdo; além de entender que o Enem exigirá uma proposta de intervenção para um problema ou questão social”, afirma Vitor Ricci, coordenador do Poliedro.
=>Dica
Aproveite que ainda faltam três meses para o Enem 2022 e produza quantos textos puder para treinar a sua escrita. Se possível, peça para o seu professor de redação ou mesmo um amigo revisar o seu texto e apontar o que você pode melhorar.
Dica extra: confira 12 temas para a redação do Enem 2022
5) Revise o conteúdo
À medida que as datas das provas do Enem 2022 se aproximam, especialistas recomendam realizar revisões periódicas e focar nas matérias e nas questões nas quais se tem mais dificuldade.
Por exemplo, se você domina disciplinas da área de humanas, como História, por exemplo, é interessante que você revise outras matérias nas quais não se sente tão seguro.
=>Dica
Verifique os assuntos de cada matéria e separe os que ainda não viu ou não se lembra. No Brasil Escola, contamos com artigos de diversos temas de todas as disciplinas do ensino médio escritos por professores da área.
Mais uma dica: você também pode procurar os assuntos das disciplinas que caem no Enem no Canal do Brasil Escola no YouTube.
6) Cuide da saúde física e mental
De acordo com o coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, não é apenas com conhecimento sobre os conteúdos cobrados que o aluno realiza uma boa prova no Enem. Ricci ressalta que, em cada um dos dias de Enem, o candidato enfrentará uma maratona de, pelo menos, cinco horas de provas. Por isso, é importante cuidar da saúde física e mental antes das provas.
Para o coordenador, é fundamental ter preparo físico e emocional para aguentar as horas de exame, saber como se comportar antes, durante e depois da avaliação e aprender a lidar com a ansiedade e a tensão.
“Durante os meses de preparação para o Enem 2022, também é importante desenvolver a resistência física e trabalhar o emocional. Deve-se cuidar da alimentação, do sono e do descanso, e não desanimar com possíveis obstáculos que podem surgir pelo caminho”, reforça o coordenador do Poliedro, Vitor Ricci.
=>Dica
Reserve momentos do seu dia para fazer algo que gosta e descansar a mente.
7) Tire suas dúvidas sobre o exame
Quanto tempo você tem para fazer as provas do Enem 2022? Os testes devem ser feitos a lápis ou de caneta? Em quantas linhas você deve escrever a redação? Quais documentos você precisa levar no dia das provas?
Se você não sabe a resposta para essas questões, está na hora de descobri-las. Todos esses detalhes ajudam a se preparar da melhor forma possível para o exame educacional.
Especialistas recomendam acompanhar informações e novidades sobre o exame, conversar com professores, tirar dúvidas e entender o funcionamento da prova para ter bom desempenho no Enem.
=>Dica
Leia o Edital do Enem 2022. Sublinhe o que achar importante. Também confira dicas sobre o Enem.