A Biomedicina é uma área da Ciência voltada para pesquisas e análises de elementos presentes na Medicina, Biologia e Farmácia. Seu objeto de estudo e trabalho são as doenças humanas.
O bioquímico tem o conhecimento necessário para identificar as causas, fatores ambientais e epidemiológicos que possam causar tais patologias e, desta forma, encontrar diagnósticos de tratamento, assim como atuar na prevenção.
Os primeiros registros de Biomédicos no ensino superior brasileiro datam de 1950 e estão ligados à necessidade de professores especializados para ministrar aulas em cursos como Medicina.
Anos mais tarde, o curso foi reconhecido e passou a formar seus próprios profissionais. Além da atual denominação, a graduação apresentou nomes como Ciências Biológicas - Modalidade Médica e Ciências Biomédicas.
Tópicos deste artigo
- 1 - Perfil do estudante e profissional de Biomedicina
- 2 - Mercado de Trabalho de Biomedicina
- 3 - Graduação de Biomedicina
Perfil do estudante e profissional de Biomedicina
O curso de Biomedicina é indicado para estudantes que gostam de pesquisar e não se contentam com o senso comum. Capacidade de análise também é essencial para a profissão, pois o biomédico precisa interpretar dados e materiais para encontrar os problemas e soluções.
Falando em materiais, o futuro biomédico não pode ter estômago fraco, uma vez que seu objeto de estudo envolve materiais como sangue, urina, fezes, sêmen entre outros.
Mercado de Trabalho de Biomedicina
O mercado de trabalho é amplo para o biomédico e o primeiro contato acontece ainda na faculdade, por meio do estágio. A área de Análises Clínicas é a que mais emprega profissionais de Biomedicina, pois a procura por exames laboratoriais é muito grande e os locais de atuação envolvem desde pequenas clínicas até grandes hospitais, passando inclusive por órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. Suas funções envolvem analisar o material colhido, emitir e assinar laudos e até cargos de chefia.
O biomédico também pode atuar em laboratórios para testar e verificar métodos científicos e vacinas, a fim de garantir que alcancem resultados concretos.
A Biomedicina possibilita, ainda, a atuação em:
-
Bancos de Sangue, onde o biomédico faz os exames exigidos antes das transfusões;
-
Análise Ambientais, cujo profissional pode prestar consultoria, fazer análises físico-químicas e microbiológicas;
-
Análise Bromatológica, serviço que está presente inclusive em indústrias alimentícias, pois há a necessidade de se analisar os alimentos do ponto de vista físico-químico.
Outros campos de trabalho abrangem a Citologia, Bioindústria e Bioempresa e Imagenologia.
A média salarial varia conforme a área de atuação e estado. No entanto, o salário inicial está entre R$ 1.600 e R$ 2 mil, de acordo com a Agência Catho.
Graduação de Biomedicina
O curso de Biomedicina é um bacharelado com duração média de 4 a 5 anos. A graduação possibilita ao estudante o contato com as diferentes áreas de atuação do Biomédico.
O curso fica mais intensivo e atrativo para o universitário em seu último ano, na maioria das instituições, pois em tal etapa há o estágio curricular obrigatório. No entanto, o contato com profissionais é algo frequente na faculdade, além da participação em projetos de pesquisa e extensão, seminários e eventos que enriquecem o currículo do aluno.
A ênfase do curso de Biomedicina varia conforme a instituição. Universidades públicas focam bastante na formação de pesquisadores devido aos subsídios recebidos de programas de pesquisa, por exemplo. Faculdades particulares estão mais ligadas à parte prática da rotina do biomédico e na especialização do profissional, principalmente na área de análises clínicas.
Apesar de a grade curricular ser composta majoritariamente pela área de Ciências Biológicas (ou da Saúde), outras disciplinas estão presentes em todo o curso. Confira no quadro abaixo as funções de cada uma para o futuro biomédico:
Ciências Biológicas e da Saúde | Sua formação envolve o conteúdo teórico e prático do curso. Aborda temas como bases moleculares e celulares em processos normais e alterados; processos bioquímicos, imunológicos e microbiológicos; função e estrutura de tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas; genética molecular nos processos de doenças. |
Ciências Exatas | Métodos, processos e abordagens que envolvem física, matemática, estatística e química na Biomedicina. |
Ciências Biomédicas | Conteúdo ligado à relação saúde, doença e meio ambiente. Sua ênfase envolve genética, citopatologia, biologia molecular e epidemiologia. |
Ciências Humanas e Sociais | A área permite ao biomédico a compreensão da relação indivíduo e sociedade para o entendimento dos fatores sociais, comportamentais, culturais, psicológicos, éticos e legais determinantes, além de envolver áreas como a Comunicação, Informática e Meios Digitais, Economia e Administração. |
Instituições de Ensino que ofertam Biomedicina
Região Sudeste
Espírito Santo: ESFA, Unes
Minas Gerais: UFMG, UFTM, UFU, Unifal, Unifenas, FAMINAS, Uni-BH
Rio de Janeiro: UFF, UniRio, UCP, UnigranRio, USS, Unesa
São Paulo: Unesp, UNIP, Metodista, UMC, UniFran, Unilago, FIPA, UniFev
Região Norte
Acre: FAB, FAMETA
Amazonas; Unip-AM.
Pará: UFPA, UEPA.
Rondônia: FIMCA
Tocantins: FAG e CEULP
Região Nordeste
Bahia: UESC, FTC, UCSal, Unifacs
Ceará: FCRS, Fanor, Maurício de Nassau
Paraíba: Maurício de Nassau, FPB, FCM, FASER
Pernambuco: UFPE, ASCES.
Piauí: UFPI, Faculdade CET, NOVAFAPI.
Rio Grande do Norte; UFRN, UNP.
Sergipe: Unit
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UCB, Uniceub, UNIP.
Goiás: UFG, Unip, Padrão.
Mato Grosso: UFMT.
Mato Grosso do Sul: AEMS, Unigran
Região Sul
Paraná: UFPR, UEM, UEL, UTP, FPP
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFCSPA, Feevale, UniSinos, FSG.
Santa Catarina: Unesc, Unoesc, CatólicaSC, Uniplac, Univali, FURG