A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai oferecer 8.748 vagas para os cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. Seletiva será realizada pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Saiba como é a seletiva do SiSU
As vagas serão divididas em 4.942 para o primeiro semestre e 3.806 vagas para o segundo semestre de 2020. Das oportunidades oferecidas, 50% serão reservadas aos candidatos das ações afirmativas. Se encaixam na modalidade os candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou n modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Entre as vagas, há a distribuição para os pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.
Mais: Veja todas as instituições que utilizam o SiSU
THE e LIBRAS
A UFRJ também oferece vagas específicas para alguns cursos que exigem a realização do Teste de Habilidade Específica (THE) e Teste de Conhecimento Específico (TCE), no caso do bacharelado e licenciatura em LIBRAS.
Os cursos que exigem o THE são: Arquitetura e Urbanismo; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial - Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.
As provas do THE e TCE chegaram a ser adiadas pela UFRJ por falta de verba, mas foram aplicadas entre os dias 19 e 27 de outubro. As datas para divulgação do resultado ainda não foram informadas pela universidade.
Para ingressar em um dos cursos, os habilitados devem utilizar também as notas do Enem 2019, que serão disponibilizadas em janeiro de 2020.
A oferta da UFRJ é de 387 vagas nos cursos que exigem THE e 60 vagas para bacharelado e licenciatura em Libras (TCE). Até o momento ainda não há datas para inscrições.
Para mais informações consulte o edital.