Administração de Empresas

No curso, estudantes aprendem como funcionam e devem ser controladas as áreas de uma empresa
Por Silvia Tancredi

Administração de Empresas é uma carreira oferecida na maioria das instituições de ensino
Administração de Empresas é uma carreira oferecida na maioria das instituições de ensino
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Considerada uma das carreiras mais tradicionais no Brasil, Administração de Empresas é oferecida na maioria das universidades brasileiras. No curso, o estudante aprende a administrar não só organizações como também pessoas, objetivos e resultados.

No geral, quando se fala em Administração pensa-se logo em Administração de Empresas. Este curso oferece uma visão global e o aluno vê, na teoria e na prática, como organizar, planejar, controlar e dirigir empresas e organizações. Também existe o curso de Administração Pública, mais específico para aqueles que atuam em empresas públicas.

Normalmente, o profissional da Administração atua em uma destas cinco áreas de cada empresa: finanças, administração, vendas ou produção, marketing e recursos humanos

Para se dar bem no curso e na profissão, é interessante que o aluno tenha perfil dinâmico, organizado e responsável. Saber se posicionar, ser estratégico e exercer papel de liderança também são características bem-vindas para ser um administrador de sucesso.

Tópicos deste artigo

Curso

A carreira de Administração de Empresas costuma ser ministrada em quatro ou cinco anos, conforme a universidade. Nela, o estudante aprende a ter uma visão global e ética dos negócios e de como eles devem ser organizados para gerar resultados.

Nos primeiros anos do curso, os alunos veem disciplinas imprescindíveis para a  base da Administração, tais como contabilidade, econonomia, lógica da argumentação, estatística, raciocínio lógico e matemática financeira. 

A partir do meio do curso, o futuro administrador têm aulas mais específicas e práticas, como logística empresarial, empreendedorismo, competências gerenciais, administração em marketing, planejamento estratégico e gestão de negócios.

No último ano de Administração de Empresas, os estudantes fazem projeto de monografia e passam por estágio supervisionado. Entre as universidades que oferecem os melhores cursos de Administração no Brasil, destacam-se a FGV, Insper, USP, PUC-Rio, entre outras.

Mercado de trabalho

O administrador pode exercer diversas funções em uma empresa, entre as quais administração financeira, recursos humanos, planejamento estratégico, controle de cursos, marketing, logística e controladoria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assistente, analista e assessor são os cargos mais comuns no início da carreira. Como mais tempo de experiência e aprimoramento na área, o administrador pode chegar a cargos de liderança, como coordenador, gerente e diretor.

Vale destacar que o administrador pode atuar em empresas de diversas áreas, uma vez que está apto a gerenciar qualquer negócio e empreendimento. Por exemplo, ele pode trabalhar na administração de hospitais, de instituições de ensino, de centros econômicos, de multinacionais, etc.

Também é comum que o estudante opte por estudar o curso de Administração especialmente para cuidar de empresas da própria família. Há ainda a opção de atuar na carreira universitária, como professor ou pesquisador. 

Segundo a agência de empregos Catho, em 2017 a média salarial do administrador no Brasil era de quase R$ 2.500.

Principais faculdades

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UniDF, UnB, Uniceub, Unip, UCB.
Goiás: UFG, UEG, Cambury, Padrão, PUC-Goiás, Unip.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD

Região Nordeste
Alagoas: Cesmac, Ufal, Uneal
Bahia: UFBA, Uneb, Uefs, Uesc, Uesb, UCSal
Ceará: Uece, UVA, UFC.
Maranhão: Uema, Uniceuma, UFMA.
Paraíba: UFPB, UEPB, UFCG.
Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, Univasf, Facal, Facape, Faga.
Piauí: UFPI, UESPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, Uer, Ufersa.
Sergipe: UFS.

Região Norte
Amazonas: Ufam, UEA, Uninorte.
Pará: UFPA.
Rondônia: Unir.
Roraima: Uerr, UFRR.
Tocantins: UFT, Unirg.

Região Sudeste
Espírito Santo: UVV, UFES.
Minas Gerais: Uemg, PUC-MG, UFMG, Unifei, UFJF, UFSJ, UFVJM, UFU, UFV, Unimontes, Ufla
Rio de Janeiro: Estácio, UFF, UFRRJ, PUC-Rio, UERJ, UFRJ, UniverCidade.
São Paulo: USP, Unesp, UFSCar, Unifesp, FGV, Insper, FEI, Mackenzie, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, Belas Artes, ESPM.

Região Sul
Paraná: PUC-PR, UFPR, UEL, UEM, UEPG, Uenp, Unioeste, UTFPR
Rio Grande do Sul: Uergs, Ulbra, UFPel, PUC-RS, UFSM, Unipampa, UFRGS, Furg
Santa Catarina: Udesc, UFSC, UFFS, Furb.

Assista às nossas videoaulas