Em 04/12/2016 00h01

Segunda aplicação do Enem 2016 segue neste domingo

Notícias

Exame começa às 13h30, conforme o horário de Brasília, mas portões serão fechados as 13h. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 segue hoje, 4 de dezembro, para 277.622 candidatos do Distrito Federal e de grande parte dos estados, exceto Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

Veja seu local de prova

Provas, gabaritos e correção do Enem de novembro

O Exame começa às 13h30, conforme o horário de Brasília, mas os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados uma hora depois, pontualmente. Os horários variam conforme o estado, em virtude do fuso horário e do horário de verão. 

Hoje, serão concedidas 5h30 para elaboração de uma redação e resolução de 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática.

Ontem, os candidatos tiveram 4h30 para responder 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 45 de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química.

Orientações

É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência portando documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente, além de lanche e água. O cartão de inscrição é opcional.

Saiba o que levar e o que não levar no Enem

O celular e outros aparelhos eletrônicos não poderão ser utilizados no momento das provas, assim como lápis, borrachas e lapiseiras. Caso o estudante leve tais objetos, eles devem ser colocados em embalagem própria fornecida pelo Inep, a qual será lacrada e colocada embaixo da cadeira do participante. A abertura do pacote só é permitida fora da escola. 

Os gabaritos do Enem das escolas ocupadas deverão ser divulgados no dia 7 de dezembro. Já o resultado vai sair junto com o dos demais participantes, no dia 19 de janeiro de 2017.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segunda aplicação

As novas provas tiveram início ontem, 3, em 165 municípios, 418 locais e 7.139 salas em virtude das ocupações de escolas e instituições de ensino superior contra a reforma no ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/55, além de problemas de infraestrutura como falta de energia durante as provas de novembro.

A quantidade de participantes é maior nos estados de Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486). O MEC já acionou a Advocacia Geral da União (AGU) em busca de reparo dos prejuízos causados pelo adiamento das provas do Enem 2016. Conforme o órgão, o gasto com o novo Enem é de R$ 10.512.564,33.

Na quinta-feira, 1º, a Polícia Federal (PF) concluiu que houve vazamento do gabarito e do tema da redação do Enem 2016, aplicado em 5 e 6 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) negou o vazamento do gabarito e afirmou que as provas de novembro não serão canceladas.

Finalidade

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES