Topo
pesquisar
Em 17/10/2016 11h47, atualizado em 17/10/2016 12h01

Confira os horários do Enem 2016 em cada estado

Notícias

Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão, já que Exame considera horário oficial de Brasília. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Neste domingo, 16 de outubro, os relógios de dez estados e do Distrito Federal foram adiantados em uma hora, em virtude do horário de verão. A medida, que dura até 19 de fevereiro de 2017, tem efeito direto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.

Confira o que fazer a menos de um mês do Enem 2016

Isso porque o país conta com quatro fusos horários e os horários indicados no edital do Exame referem-se ao horário oficial de Brasília. Conforme o documento, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente.

Considerando o horário local de cada estado, os portões serão fechados às 10h no Acre; às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima; e às 12h no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, alguns dos estados que aderiram ao horário de verão, os portões serão fechados às 13h

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotaram o horário diferenciado, contudo, o fechamento dos portões será realizado uma hora antes porque eles estão em um fuso horário diferente do Distrito Federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2016

Vale ressaltar que as provas serão iniciadas 30 minutos após o fechamento dos portões. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre duas áreas de conhecimento. 

No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas de outras duas áreas mais Redação. Os locais de prova serão divulgados essa semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Saiba mais.

São esperados 8.627.195 estudantes nos 1.716 municípios. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola