Quais são os conteúdos de Geografia que mais caem no Enem?

A Geografia é uma ciência que contempla diversas temáticas da sociedade e do meio natural. O Enem cobra vários conteúdos da Geografia física, humana, ambiental e do Brasil.
Por Mateus Campos

Caderno de provas do Enem, caneta preta e smartphone
O Enem é uma das principais formas de ingresso nas universidades brasileiras. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os conteúdos de Geografia que mais caem no Enem contemplam quatro grandes áreas da Geografia: Geografia física, Geografia ambiental, Geografia humana e Geografia do Brasil. Tradicionalmente esses conteúdos são cobrados de forma contextualizada com outras áreas do conhecimento, como História e Ciências, e, ainda, abordam temáticas de maior proximidade com os estudantes, como questões locais e regionais do Brasil. Portanto, estudar com foco nas temáticas e questões anteriores do Enem é a melhor forma de se preparar para a prova de Geografia do referido exame.

Leia também: Quais são os conteúdos de História que mais caem no Enem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os conteúdos de Geografia que mais caem no Enem

  • O Enem contempla quatro grandes áreas da Geografia: Geografia física, Geografia ambiental, Geografia humana e Geografia do Brasil.

  • O Enem é uma prova muito contextualizada em relação às outras ciências e também ao contexto regional brasileiro.

  • Em Geografia física, são cobradas principalmente questões que abordam tectonismo, vulcanismo, clima, vegetação e hidrografia.

  • São temas recorrentemente cobrados em Geografia ambiental os impactos ambientais e as mudanças climáticas.

  • Em Geografia humana, destaca-se as questões que abordam industrialização, urbanização, demografia, economia, meios de transporte e fontes de energia.

  • A Geografia do Brasil é cobrada de forma contextualizada, abordando os diversos temas da ciência geográfica.

Videoaula sobre os temas de Geografia mais cobrados no Enem

Conteúdos de Geografia que mais caem no Enem

A Geografia é uma ciência bastante vasta que contempla diversas áreas do conhecimento sobre a sociedade e a natureza. Nesse contexto, o Enem busca abordar nas questões de Geografia as relações entre os espaços natural e humano, assim como as consequências da transformação de ambos pelas atividades humanas.

Desse modo, são áreas importantes da Geografia para estudar para o Enem as temáticas de Geografia física, humana e ambiental. Além disso, é importante destacar que o Enem é uma prova muito contextualizada, seja com outras ciências, seja com o contexto local. Portanto, o estudo da Geografia para essa avaliação deve ser voltado principalmente para questões locais, considerando-se a realidade brasileira, assim como para as contribuições das diversas outras ciências na construção do conhecimento geográfico.

Os pontos abaixo trazem as principais temáticas de Geografia cobradas pelo Enem nos últimos anos, divididas pelas principais áreas dessa ciência que são abordadas no referido exame. Além disso, são apresentados exemplos de questões resolvidas sobre os assuntos mais cobrados em Geografia pelo Enem.

  • Temas de Geografia física mais cobrados no Enem

Em Geografia física, são cobrados assuntos relativos à caracterização geográfica do espaço natural, especialmente no que toca ao território brasileiro, com destaque para questões que abordam tectonismo, vulcanismo, clima, vegetação e hidrografia. São assuntos importantes de Geografia física cobrados pelo Enem:

A questão abaixo apresenta uma temática de Geografia física — tectonismo —, relativo ao conteúdo de geomorfologia agentes internos do relevo, frequentemente cobrado no Enem.

Exemplo:

(Enem 2022)

A enorme fenda que pode separar o Chifre da África do resto do continente

Em 18 de março, algo estranho aconteceu: a terra começou a se abrir. “Minha mulher começou a gritar para os vizinhos, pedindo ajuda para tirar nossos pertences de casa”, contou Eliud Njoroge. Desde então, a fenda no piso de cimento de sua casa não parou de crescer, fazendo com que a família de Njoroge e muitas outras fossem evacuadas.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 5 nov. 2018 (adaptado).

O fenômeno apresentado no texto ocorre devido ao(à)

a) movimento de placa tectônica.

b) alteração de fatores climáticos.

c) desmatamento de vegetação nativa.

d) intemperismo da estrutura pedológica.

e) assoreamento de mananciais hídricos.

Resolução: Alternativa A. A movimentação das placas tectônicas provoca a modificação da camada litosférica terrestre por meio, entre outros, da abertura de falhas resultantes da movimentação natural dessas placas pela astenosfera.

  • Temas de Geografia ambiental mais cobrados no Enem

Em Geografia ambiental, são frequentemente cobradas questões sobre os impactos ambientais gerados pelas atividades produtivas, com destaque para a agropecuária, o extrativismo e a indústria; além de temas como as mudanças climáticas atuais. Tradicionalmente, essas temáticas são abordadas com a interface entre assuntos da Geografia física e da Geografia humana. São assuntos importantes de Geografia ambiental cobrados pelo Enem:

A questão abaixo envolve Geografia ambiental — problemas ambientais —, tema relativo ao conteúdo de Geografia brasileira, frequentemente cobrado no Enem.

Exemplo:

(Enem 2022) Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.

IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).

Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a

a) adoção de energias limpas.

b) fiscalização de fontes hídricas.

c) utilização de controle biológico.

d) formação de cooperativas rurais.

e) conservação de parques naturais.

Resolução: Alternativa C. O controle biológico é uma medida que busca, por meio do uso de formas sustentáveis e menos poluentes, controlar pragas em lavouras, evitando assim o uso de agrotóxicos, que geram graves impactos ambientais e sociais.

  • Conteúdos de Geografia humana que mais caem no Enem

Em Geografia humana, são cobrados assuntos relativos à modificação do espaço natural pelas atividades humanas, principalmente contextualizados com a realidade brasileira, com destaque para questões que abordam industrialização, urbanização, demografia, economia, meios de transporte e fontes de energia. São assuntos importantes de Geografia humana cobrados pelo Enem:

A questão abaixo apresenta uma temática de Geografia humana — os fluxos de pessoas pelo espaço mundial —, tema relativo ao conteúdo de globalização, frequentemente cobrado no Enem.

Exemplo:

(Enem 2022) Existe um processo cada vez maior de globalização da mão de obra especializada. Isto é, não só da mão de obra especializadíssima, mas da mão de obra que vem sendo excepcionalmente requisitada no mundo inteiro e, portanto, não seguirá as regras normais de leis de imigração, do salário e das condições de trabalho.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

De acordo com o texto, na globalização, o tratamento ao migrante laboral condiciona-se pelo(a)

a) origem nacional.

b) padrão financeiro.

c) pertencimento étnico.

d) desemprego estrutural.

e) qualificação profissional.

Resolução: Alternativa E. A globalização difundiu os diversos fluxos pelo planeta, incluindo o de pessoas. Assim, o migrante laboral tem como principal premissa para a sua aceitação a sua qualificação profissional, vista como pré-requisito para sua entrada em determinado país.

  • Conteúdos de Geografia do Brasil que mais caem no Enem

Em Geografia do Brasil são cobrados os diversos assuntos da Geografia física, ambiental e humana, mas de uma forma contextualizada com o território brasileiro. São assuntos importantes de Geografia do Brasil cobrados pelo Enem:

A questão abaixo apresenta uma temática de Geografia do Brasil — economia do Brasil —, tema relativo ao conteúdo de agricultura brasileira, frequentemente cobrado no Enem.

Exemplo:

(Enem 2022) A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada.

FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno. Disponível em: www.confins.revues.org. (Adaptado)

No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)

a) primazia do cultivo orgânico.

b) superação do modelo exportador.

c) valorização de saberes tradicionais.

d) abrandamento dos conflitos violentos.

e) fortalecimento de atividades monocultoras.

Resolução: Alternativa E. A agricultura brasileira passou por diversas mudanças por meio da implementação de técnicas de elevada tecnologia e produtividade oriundas da Revolução Verde, com destaque para o aumento das lavouras monoculturas no Brasil.

Créditos da imagem:

[1] Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock