Conteúdos de Biologia que mais caem no Enem

Dentre os conteúdos de Biologia que mais caem no Enem, podemos destacar Ecologia, sendo possível encontrar, geralmente, mais de uma questão sobre o tema na prova.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Garota estudando
Alguns conteúdos de Biologia são mais cobrados no Enem, merecendo uma atenção especial na hora de preparar-se para o exame.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quando se fala em conteúdos de Biologia que mais caem no Enem, o primeiro tema que vem à mente é a Ecologia, entretanto, outros temas também merecem destaque e devem fazer parte do cronograma de estudo do candidato. São eles: fisiologia humana, biotecnologia, biologia celular e botânica. Este último merece destaque por, no passado, ter sido uma matéria pouco cobrada, porém, nas últimas provas, observamos uma quantidade de questões consideráveis sobre o tema.

Leia mais: 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Tópicos deste artigo

Videoaula sobre o que mais cai de Biologia no Enem

Biologia no Enem

Biologia, junto a Química e Física, faz parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Juntas, essas disciplinas somam 45 questões, as quais são respondidas no segundo dia do exame, o qual também é composto por 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

A prova de Biologia no Enem apresenta-se de forma interdisciplinar e contextualizada. Para obter sucesso nela, é importante saber interpretar textos, gráficos, tabelas e figuras e estar familiarizado com os temas básicos da Biologia. Apesar de alguns temas serem recorrentes, a prova do Enem é dinâmica, e suas temáticas podem mudar a cada ano, sendo assim, é importante fazer um estudo amplo da disciplina.

Quais são os conteúdos de Biologia que mais caem no Enem?

O tema de Biologia que mais aparece no Enem é, sem dúvidas, a ecologia. Em algumas provas, o tema é cobrado em mais de uma questão. Dentro da ecologia, alguns conceitos que já foram abordados são:

♦ relações ecológicas;

♦ poluição;

♦ cadeias e teias alimentares;

♦ corredores ecológicos.

Fisiologia humana é também um tema muito cobrado no Enem, sendo fundamental que o candidato compreenda o funcionamento dos órgãos e sistemas do nosso corpo. Entre os sistemas que mais aparecem em prova, estão:

♦ sistema digestório;

♦ sistema imunológico;

♦ sistema cardiovascular;

♦ sistema respiratório.

Além de compreender os processos que ocorrem em nosso corpo, é importante entender os problemas decorrentes do funcionamento inadequado desses sistemas.

A biotecnologia diz respeito aos procedimentos que utilizam sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para produzir ou modificar produtos. A biotecnologia permitiu, por exemplo, a obtenção de transgênicos e a clonagem de organismos. Por ser um tema bastante discutido e importante na nossa sociedade, trata-se de um assunto frequentemente abordado.

A biologia celular ou citologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das células. Trata-se de um tema também bastante recorrente em provas do Enem, sendo fundamental que o candidato saiba identificar e definir as principais partes da célula, bem como as funções exercidas por cada uma das organelas celulares e os processos que nelas ocorrem.

Botânica é um tema negligenciado por grande parte dos alunos. Até pouco tempo, poucas questões da área eram abordadas, entretanto, nos últimos anos, percebeu-se uma tendência de aumento no número de questões no exame com essa temática. Dentre os assuntos já cobrados, podemos citar: tecidos vegetais, hormônios vegetais, polinização e evolução dos grupos vegetais.

Leia mais: Reino Platae no Enem

Exemplos de questões sobre os conteúdos de Biologia que caem no Enem

Questão 1 - Ecologia

(Enem 2020) A fragmentação dos hábitats é caracterizada pela formação de ilhas da paisagem original, circundadas por áreas transformadas. Esse tipo de interferência no ambiente ameaça a biodiversidade. Imagine que uma população de onças foi isolada em uma mata pequena. Elas se extinguiriam mesmo sem terem sido abatidas. Diversos componentes da ilha de hábitat, como o tamanho, a heterogeneidade, o seu entorno, a sua conectividade e o efeito de borda, são determinantes para a persistência ou não das espécies originais.

Uma medida que auxilia na conservação da biodiversidade nas ilhas mencionadas no texto compreende a

a) formação de micro-habitats.

b) ampliação do efeito de borda.

c) construção de corredores ecológicos.

d) promoção da sucessão ecológica.

e) introdução de novas espécies de animais e vegetais.

Resolução: Alternativa C. Corredores ecológicos conectam duas áreas degradadas, permitindo que as espécies possam ir de uma região para outra e, consequentemente, o fluxo gênico.

Questão 2 - Fisiologia humana

(Enem 2019) O The Kidney Project é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

O dispositivo criado promoverá diretamente a

a) remoção de ureia.

b) excreção de lipídios.

c) síntese de vasopressina.

d) transformação de amônia.

e) fabricação de aldosterona.

Resolução: Alternativa A. Como o rim biônico realizará a maioria das funções do rim, ele atuará diretamente na filtração do sangue e formação da urina, garantindo, desse modo, a remoção da ureia.

Questão 3 - Biotecnologia

(Enem 2021) Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação, a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.

DAME, M. C. F. RIET-CORREA, F: SCHILF, A. L; Pesq. Vet. Bras., n. 7. 2013 (adaptado).

Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?

a) Transgenia

b) Terapia gênica

c) Vacina de DNA

d) Clonagem terapêutica

e) Mapeamento genético

Resolução: Alternativa E. O mapeamento genético permite escolher indivíduos para reprodução que apresentam maior variabilidade genética, evitando a ocorrência dos problemas relacionados com a consanguinidade.

Questão 4 - Biologia celular

(Enem 2019) Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.

O sal foi absorvido pelas batatas por

a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente.

b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida.

c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.

d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado.

e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração.

Resolução: Alternativa E. A absorção do sal ocorre passivamente por difusão, ocorrendo a favor do gradiente de concentração.

Questão 5 - Botânica

(Enem 2021) O plantio por estaquia é um método de propagação de plantas no qual partes de um espécime são colocadas no solo para produzir novas gerações. Na floricultura, é comum utilizar o caule das roseiras para estaquia, pois a propagação da planta é positiva em razão da aplicação de auxinas na porção inferior do caule.

A utilização de auxinas no método de estaquia das roseiras contribui para

a) floração da planta.

b) produção de gemas laterais.

c) formação de folhas maiores.

d) formação de raízes adventícias.

e) produção de compostos energéticos.

Resolução: Alternativa D. Uma das funções das auxinas é estimular a formação de raízes adventícias. Além disso, as auxinas atuam no crescimento das gemas laterais, promovendo a dominância apical; nos tropismos, promovendo a curvatura da planta; na inibição da abscisão de folhas, flores e frutos; na produção de frutos partenocárpicos, entre outras propriedades.