A edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) aceitará inscrições de todos os estudantes que concluíram o ensino médio, fizeram as provas do Enem 2021 e não zeraram a redação. A primeira edição ocorrerá em fevereiro e, a segunda, provavelmente em julho.
O SiSU 2022 vai oferecer vagas em cursos superiores de instituições públicas, como universidades federais e estaduais. A edição do primeiro semestre ofertará 221.790 vagas para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.
Veja as instituições que já aderiram ao SiSU 2022
O resultado do SiSU 2022 do primeiro semestre foi divulgado no dia 22 de fevereiro. As inscrições para a edição do segundo semestre devem abrir em junho ou julho.
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Manifestações da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
Chamadas da lista de espera: a partir de 10 de março
As inscrições para o SiSU 2022 deverão ser feitas no site sisu.mec.gov.br, utilizando o login do portal gov.br (o mesmo da inscrição no Enem 2021). O acesso ao portal gov.br é feito por meio do CPF e senha. Caso não lembre a senha, é possível recuperá-la (veja como).
Ao acessar o sistema, é preciso confirmar alguns dados antes de pesquisar as vagas e escolher em quais cursos concorrer.
Os candidatos podem pesquisar os cursos por nome, instituição e cidade. É possível escolher até duas opções de cursos, indicando a preferida.
Dica: Escolha cursos que realmente te interessam e que você não terá dificuldade em fazer matrícula e cursar (principalmente se for em outra cidade), pois não é possível alterar as opções na lista de espera.
Veja passo a passo como fazer a inscrição no SiSU
Os 10 cursos com mais vagas no SiSU 2022/1 são Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil.
As 10 universidades com mais vagas são UFPB, UFRN, UFPE, UFC, UFMG, UFS, UFRJ, UFMT, UFF, UFBA.
Notas de corte
Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza diariamente a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso.
A média vai mudando a medida em que o curso recebe inscrições, por isso é importante conferir diariamente a nota de corte das suas opções para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.
Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU
Quando o MEC liberar o resultado do SiSU, no dia 22 de fevereiro, os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março.
Geralmente, as matrículas são presenciais. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, pode ser que algumas instituições optem pela matrícula on-line.
Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso escolhidas durante o período de inscrição podem manifestar interesse nas vagas da lista de espera, entre 22 de fevereiro e 8 de março. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.
A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir do dia 10 de março, os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelos sites das instituições de ensino.