SiSU 2022

Inscrições para segundo semestre abrem no dia 28 de junho.
Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) aceitará inscrições de todos os estudantes que concluíram o ensino médio, fizeram as provas do Enem 2021 e não zeraram a redação. A primeira edição ocorreu em fevereiro e, a segunda, ocorrerá em julho.

O SiSU 2022 oferece vagas em cursos superiores de instituições públicas, como universidades federais e estaduais. A edição do primeiro semestre ofertou 221.790 vagas para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A do segundo semestre ofertará 65.932 vagas para ingresso em 2.043 cursos de 73 instituições.

Veja as instituições que já aderiram ao SiSU 2022

O resultado do SiSU 2022 do primeiro semestre foi divulgado no dia 22 de fevereiro. As inscrições para a edição do segundo semestre abrirão no final de junho.

Tópicos deste artigo

Datas SiSU 2022/2

Inscrições: 28 de junho a 1º de julho

Resultado: 6 de julho

Manifestações da lista de espera: 6 a 18 de julho

Matrícula: 13 a 18 de julho

Chamadas da lista de espera: a partir de 25 de julho (previsão)

Como fazer inscrição

As inscrições para o SiSU 2022 deverão ser feitas no site sisu.mec.gov.br, utilizando o login do portal gov.br (o mesmo da inscrição no Enem 2021). O acesso ao portal gov.br é feito por meio do CPF e senha. Caso não lembre a senha, é possível recuperá-la (veja como).

Ao acessar o sistema, é preciso confirmar alguns dados antes de pesquisar as vagas e escolher em quais cursos concorrer.

Os candidatos podem pesquisar os cursos por nome, instituição e cidade. É possível escolher até duas opções de cursos, indicando a preferida.

Dica: Escolha cursos que realmente te interessam e que você não terá dificuldade em fazer matrícula e cursar (principalmente se for em outra cidade), pois não é possível alterar as opções na lista de espera.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no SiSU

Onde tem mais vagas

Os 10 cursos com mais vagas no SiSU 2022/1 foram Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil.

As 10 universidades com mais vagas foram UFPB, UFRN, UFPE, UFC, UFMG, UFS, UFRJ, UFMT, UFF, UFBA.

Notas de corte

Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza diariamente a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

A média vai mudando a medida em que o curso recebe inscrições, por isso é importante conferir diariamente a nota de corte das suas opções para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado do SiSU 2022

Quando o MEC liberar o resultado do SiSU do 2º semestre, no dia 6 de julho, os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 13 e 18 de julho.

Geralmente, as matrículas são presenciais. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, pode ser que algumas instituições optem pela matrícula on-line.

Lista de espera

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso escolhidas durante o período de inscrição podem manifestar interesse nas vagas da lista de espera, entre 6 e 18 de julho. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. Os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelos sites das instituições de ensino.

Saiba mais sobre a lista de espera

Assista às nossas videoaulas