O que e como estudar para o Enem 2022

Na preparação para o Enem, dicas de como montar um cronograma de estudos, resolver provas anteriores e estar bem informado podem fazer diferença na hora da prova.
Por Lucas Afonso

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se preparar para o Enem, principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, é essencial para quem quer cursar alguma graduação. As provas que compõem o Enem cobram dos estudantes os conteúdos que são abordados ao longo do ensino médio.

Para o Enem 2022, os candidatos podem acessar a relação desses conteúdos na Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Com o novo Enem, essa matriz deve sofrer mudanças para se adaptar ao novo modelo proposto para o exame a partir de 2024.

Tópicos deste artigo

Como estudar para o Enem 2022?

Os estudantes podem utilizar diversos recursos de aprendizado como as videoaulas, lista de exercícios, simulados, livros, entre outros. Confira algumas dicas que podem ajudar no processo de preparação para a prova:

Cronograma de estudos

Elaborar um planejamento para os estudos é fundamental para organização do tempo e dos conteúdos a serem estudados durante o período que antecede a prova. Dessa forma, o estudante pode preparar uma sequência ou uma lógica que melhor caberá à sua rotina e colocar esse pensamento esquematizado em períodos e datas.

Fique por dentro em como montar um plano de estudos para o Enem!

Provas anteriores

Uma boa alternativa para se preparar para o Enem é por meio das provas que já foram realizadas. Além de conhecer o formato, os assuntos que caem com recorrência, é possível também avaliar os conhecimentos ao resolver as questões.

Acesse as provas e gabaritos de edições anteriores do Enem

Acompanhar noticiários

É interessante ao participante do Enem estar bem informado, pois muitos assuntos que são pautados na mídia geram debates sociais importantes que podem ser cobrados tanto nas questões objetivas das áreas de conhecimento do exame quanto na própria redação.

As notícias podem ser acompanhadas da melhor maneira que o estudante encontrar, seja nos jornais em TV, impresso, pela internet, podcasts, rádio. Mas, atenção, é fundamental estar atento às fontes onde as informações são publicadas. A desinformação afeta negativamente na compreensão de fatos e fenômenos sociais. 

Acompanhe o Atualidades e mantenha-se informado(a).

Estudo de temas importantes

Outra dica importante é fazer listas com os principais temas de cada disciplina. No Brasil Escola, é possível encontrar diferentes vídeos e textos que podem auxiliar os estudantes nesse processo de pesquisa, leitura e resolução de exercícios.

Essas listas podem ser elaboradas de acordo com a dificuldade dos conteúdos, já que é preciso dar uma atenção maior em assuntos de difícil compreensão ao estudante.

Confira o canal do Youtube do Brasil Escola! Os conteúdos estão organizados em playlists, que irá facilitar a pesquisa sobre o tema de interesse. 

Leia também: 5 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram

Faça Simulados

O Enem é uma prova desgastante, que requer prática para responder todas as questões dentro do tempo permitido. Professores recomendam que o participante gaste, em média, três minutos para cada questão. Por isso, realizar simulados é fundamental para sair bem nas provas.

O Brasil Escola possui um Simulado Enem com questões de edições passadas. Devido à escassez do Banco Nacional de Itens, o Enem 2022 terá questões que já caíram em provas anteriores. Pode ser que você se depare, nos dias das provas, com alguma que resolveu no simulado.

O que estudar para o Enem 2022?

O Curso Poliedro elaborou um plano de estudos para o Enem com os principais temas que aparecem nas provas. Ao clicar nos links, você será redirecionado a textos e vídeos do Brasil Escola que apresentam e explicam o assunto. 

Linguagens e Códigos

Português, gramática e língua estrangeira

Literatura

Ciências Humanas

Geografia

Filosofia

História

Sociologia

Ciências da Natureza

Biologia

Física

Química

Matemática

Redação

Assista às nossas videoaulas