Dia Mundial do Meio Ambiente: o que pode cair no Enem

Poluição atmosférica e hídrica, consumismo, sustentabilidade e impactos ambientais urbanos são temas que podem aparecer nas provas
Em 02/06/2022 17h16 , atualizado em 02/06/2022 17h24 Por Silvia Tancredi

Meio Ambiente no Enem
Meio Ambiente no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para analisar os problemas ambientais em todo o planeta e discutir a melhor forma de solucioná-los. 

A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, na Suécia. No evento, decidiu-se adotar uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo.

Outros pontos discutidos e que, anualmente, chamam a atenção no Dia Mundial do Meio Ambiente são o estabelecimento de princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta e a discussão de como preservar os recursos naturais.                

Meio Ambiente no Enem

Professores da área de Ciências da Natureza, especialmente da disciplina de Biologia, e da área de Geografia são unânimes ao afirmar que meio ambiente sempre cai nas provas do Enem. Pesquisas apontam, por exemplo, que o tema já caiu em 11% das provas de Biologia e em 17% das provas de Geografia.
                            
De acordo com Wilson Galvão, mestre em Geografia e coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, as discussões e análises a respeito das temáticas que envolvem meio ambiente no Enem são de caráter transdisciplinar, ou seja, atravessam diferentes áreas e componentes curriculares na escola. 

“As questões que abordam os temas relacionados a meio ambiente no Enem costumam ser construídos numa perspectiva de análise interdisciplinar. Isso significa que, para interpretar e responder adequadamente as perguntas, o estudante precisa integrar conhecimentos de diferentes áreas e componentes curriculares, como a Geografia, a Química, a Biologia e a Sociologia, entre outros”, explica o mestre em Geografia Wilson Galvão.

Temas sobre Meio Ambiente no Enem

O mestre em Geografia listou cinco temas dentro do meio ambiente que, ao ser ver, podem cair nas provas do Enem 2022. Confira abaixo:                     

1) Poluição atmosférica 

Este assunto, segundo Galvão, compreende conceitos e conhecimentos que envolvem a Geografia e a Química. Por isso, o estudante deve estar preparado para resolver uma questão interdisciplinar.

Dentro de poluição atmosférica, a prova do Enem 2022 pode cobrar estes outros sub-temas:

2) Poluição hídrica

Conforme o mestre em Geografia, poluição hídrica é um tema muito discutido na atualidade em diferentes lugares do planeta, inclusive no Brasil. "Essa questão vai exigir do participante do Enem 2022 reflexões sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais e que impactam a sociedade", acredita.   

Poluição hídrica envolve vários assuntos que podem ser contemplados nas provas. Entre eles, Galvão elenca:                                        

  • Poluição que ocorre em diferentes espaços, como a área rural e a área urbana, nos rios, lençóis freáticos, lagos ou oceanos
  • Uso indiscriminado de defensivos agrícolas na agricultura e de metais pesados na mineração, na área rural                        
  • Acúmulo de plásticos e microplásticos nos oceanos e seus impactos na biodiversidade e na qualidade dos alimentos, tornando-os nocivos para alimentação humana
  • Assoreamento de rios

3) Consumismo e a produção de resíduos

O coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino comenta que o Enem procura verificar, a partir da análise e da interpretação dos fenômenos ambientais pelos estudantes, a capacidade deles de compreender e pensar a solução dos problemas.

"Um dos temas sobre meio ambiente no Enem 2022 refere-se a alguns hábitos e comportamentos da sociedade postos em análise a partir de uma dimensão sociológica e ecológica, conduzindo o aluno a questionar os modelos de uma sociedade voltada ao consumo e a pensar o uso racional dos recursos", afirma Galvão.

Por isso, de acordo com o mestre em Geografia, são comuns no Enem temáticas que abordam:

  • Descarte dos resíduos eletrônicos 
  • Estratégias de reuso
  • Reciclagem de diferentes materiais
  • Correta destinação do lixo urbano em aterros sanitários

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Impactos ambientais urbanos

"Com a urbanização e o contínuo crescimento da população brasileira e mundial vivendo nas cidades, os estudantes precisam ter um olhar atento para temáticas ambientais no contexto urbano. Isso deriva para uma série de situações-problema amplamente exploradas nos itens do Enem", destaca Galvão.

No Enem, a análise dessa temática pode passar pela necessidade da compreensão de:

5) Sustentabilidade e preservação ambiental

Wilson Galvão avalia que o Enem considera o estudante um sujeito ativo, que se preocupa com a busca pela resolução dos problemas ambientais. Por isso, o exame insere itens que abordam a compreensão dos jovens sobre as possibilidades e alternativas construídas pela sociedade frente ao grande desafio que é a construção e/ou manutenção de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

Assim, é comum serem abordados estes assuntos, especialmente relacionados ao Brasil:

  • Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade
  • Preservação dos biomas 
  • Diferentes tipos de reservas e Unidades de Conservação da natureza
  • Protocolos ambientais
  • Geoturismo
  • Agricultura orgânica 
  • Movimentos ambientalistas nacionais e internacionais

Atualidades

No Brasil Escola, temos um canal com conteúdos da atualidade que podem cair em vestibulares e no Enem. Aproveite e confira alguns assuntos relacionados ao Meio Ambiente:

Desmatamento e queimadas na Amazônia

Queimadas no Pantanal: causas e impactos no meio ambiente

Incêndios na Europa e discussões climáticas em 2021


Relacionados