Enem 2022: Inep informa datas de inscrição

Estudantes poderão fazer inscrições entre os dias 10 e 21 de maio
Em 29/04/2022 07h29 , atualizado em 03/05/2022 10h10 Por Silvia Tancredi

Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou hoje, 29 de abril, o Edital do Enem 2022. O documento apresenta as datas e as regras do exame educacional.

Edital Enem 2022

Edital Enem Digital 2022

Conforme o Edital, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição custará R$ 85, mesmo valor das últimas edições, e poderá ser paga até dia 27 de maio.

Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes deverão fazer cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem

Isenção

Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos. Justificativas de ausência de candidatos que ganharam a gratuidade mas não puderam comparecer às provas também já foram aceitas.

Confira o resultado das isenções e justificativas do Enem 2022

Hoje é o último dia para quem teve o pedido de isenção ou justificativa negado entrar com recurso. A resposta aos recursos será divulgada no dia 6 de maio.

Atendimento especializado

Durante o mesmo prazo de inscrições, solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2022 serão aceitas. O resultado desses pedidos será divulgado no dia 7 de junho. Recursos serão recebidos e o resultado final será informado no dia 22 do mesmo mês.

Podem pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações:

  • Gestantes e lactantes

  • Idosos

  • Pessoas em classe hospitalar

  • Pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras

Nome social

O participante transexual, travesti ou transgênero que quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Aqueles que não têm o nome social cadastrado na Receita Federal também podem solicitar o tratamento no Enem 2022 entre os dias 23 e 28 de junho. O resultado preliminar sairá em 5 de julho e o final, no dia 15 seguinte.

Veja como solicitar atendimento pelo nome social no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novidade

A edição de 2022 do Enem aceitará documentos digitais para identificação dos participantes nos dias das provas. Entre eles estão e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas (prints) não serão aceitas. 

Provas

Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e digitais.

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>20/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Saiba como fazer a redação do Enem

Por que fazer o Enem?

Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.

O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas

Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola

Faltam menos de sete meses para o Enem 2022. A dica é estudar para as provas aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.

Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem

Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.

Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.


Relacionados

Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Como se inscrever no Enem 2022
Confira um passo a passo de como se inscrever no Enem 2022. Quando abrem as inscrições, onde fazer e quais os documentos exigidos.
Enem
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Enem 2022: pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito por cartão de crédito e Pix
O ministro da educação, Victor Godoy Veiga, anunciou que a taxa de inscrição do Enem 2022 poderá ser paga com cartão de crédito e Pix.
Notícias
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Enem 2022: quase 2 milhões de estudantes solicitaram isenção da taxa
O Inep informou que 1.949.448 estudantes solicitaram isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 entre os dias 4 e 15 de abril. O resultado sai dia 22.
Notícias
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Enem 2022: respostas dos recursos de pedidos de isenção da taxa de inscrição são informadas hoje (6)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou as respostas dos recursos de pedidos de isenção do Enem 2022.
Notícias
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Enem 2022: saiu o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição
O Inep publica nesta sexta-feira o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. Recursos serão recebidos entre os dias 25 e 29/4.
Notícias
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
O que e como estudar para o Enem 2022
Saiba dicas importantes para se preparar para o Enem. Conheça também os principais temas de cada área que podem cair no Enem 2022.
Enem
Notas do Enem ajudam a ingressar no ensino superior
Pelo segundo ano, Inep não aumenta vagas para o Enem Digital
O Enem 2022 oferecerá 101.100 vagas para a sua versão digital. A quantidade é a mesma desde 2020, ano de estreia do novo formato.
Notícias