O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou hoje, 29 de abril, o Edital do Enem 2022. O documento apresenta as datas e as regras do exame educacional.
Conforme o Edital, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição custará R$ 85, mesmo valor das últimas edições, e poderá ser paga até dia 27 de maio.
Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes deverão fazer cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem.
Isenção
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos. Justificativas de ausência de candidatos que ganharam a gratuidade mas não puderam comparecer às provas também já foram aceitas.
Confira o resultado das isenções e justificativas do Enem 2022
Hoje é o último dia para quem teve o pedido de isenção ou justificativa negado entrar com recurso. A resposta aos recursos será divulgada no dia 6 de maio.
Atendimento especializado
Durante o mesmo prazo de inscrições, solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2022 serão aceitas. O resultado desses pedidos será divulgado no dia 7 de junho. Recursos serão recebidos e o resultado final será informado no dia 22 do mesmo mês.
Podem pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
-
Gestantes e lactantes
-
Idosos
-
Pessoas em classe hospitalar
-
Pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras
Nome social
O participante transexual, travesti ou transgênero que quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Aqueles que não têm o nome social cadastrado na Receita Federal também podem solicitar o tratamento no Enem 2022 entre os dias 23 e 28 de junho. O resultado preliminar sairá em 5 de julho e o final, no dia 15 seguinte.
Veja como solicitar atendimento pelo nome social no Enem
Novidade
A edição de 2022 do Enem aceitará documentos digitais para identificação dos participantes nos dias das provas. Entre eles estão e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas (prints) não serão aceitas.
Provas
Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e digitais.
A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>20/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Saiba como fazer a redação do Enem
Por que fazer o Enem?
Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.
O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas
Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola
Faltam menos de sete meses para o Enem 2022. A dica é estudar para as provas aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.
Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem
Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.
Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.