Whatsapp
Em 06/04/2021 17h22 , atualizado em 06/04/2021 17h24

Inep esclarece que não há problema na correção da redação do Enem 2020

Notícias

Participantes reclamam de notas baixas em relação a edições anteriores. Inep diz que não houve erros. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 6 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou mais uma vez que não houve problemas na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

De acordo com o Inep, o Consórcio Cesgranrio-FGV, que cuida da operacionalização do Enem, realizou uma nova averiguação das redações entre os dias 1º e 4 de abril, e não foram identificados erros nas correções.

Veja o informativo do Inep

Desde a liberação das notas do Enem 2020, no dia 29 de março, os estudantes vêm reclamando da nota da redação. No dia 31 de março o Inep já havia feito um comunicado esclarecendo a situação e mostrando como é o processo de correção da prova.

Mais: Veja as redações nota mil no Enem 2020
Veja também: Enem 2020 tem 28 redações nota mil

No entanto, a reclamação dos participantes continuou nas redes sociais e a maioria alega que a nota da redação é muito abaixa em relação aos anos anteriores e comparada às correções de colégios e cursinhos.

Veja algumas publicações:

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O Inep não aceita recursos referentes à correção da redação, assim como do gabarito no Enem.

Por enquanto, só foram disponibilizadas as notas dos participantes. No dia 28 de maio o espelho da redação será liberado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Dicas de quem tirou nota mil na redação do Enem 2020

Como é feita a correção da redação do Enem?

Cada redação do Enem é avaliada por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final da redação é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.

Mais: Entenda todo o processo da correção de redação do Enem

Para mais informações acesse a página do Enem 2020 no Brasil Escola.

Relacionados
O Inep liberou a proficiência média e as notas máximas e mínimas de cada prova do Enem 2020. Entenda como as notas do Enem são calculadas.
Enem 2020 teve apenas 28 redações nota mil. Resultado foi divulgado no fim da tarde de ontem, 29 de março. Prova teve 2,7 milhões de participantes.
Leia uma redação nota 1000 no Enem 2020, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".
Os estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2020 deram suas dicas.
O Inep liberou hoje, 03/05, o edital com as datas para pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 e justificativa de ausência. Veja o cronograma!
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de abril as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021.
Leia redações de participantes que tiraram a nota máxima na redação do Enem 2020. O tema foi sobre o estigma associado às doenças mentais no Brasil.
A partir desta quarta-feira, 7 de abril, os estudantes podem consultar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES