Em 04/07/2017 09h50 , atualizado em 04/07/2017 10h31

Medicina na USP adere ao Enem e cotas para ingresso em 2018

Notícias

Apesar de continuar selecionando estudantes pelo Vestibular da Fuvest, o SiSU também será aceito na USP. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) decidiu que vai usar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para parte das vagas oferecidas para o curso de Medicina. Assim, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a ser usadas pela USP, inclusive com reserva de vagas para cotas raciais.

Apesar do novo método de entrada, as provas da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), uma dos processos seletivos mais disputados do Brasil, continuarão sendo aplicadas. A USP também vai manter sua política de ações afirmativas, concedendo bônus na nota a estudantes de escolas públicas, pretos pardos e indígenas, por meio do Programa de Inclusão Social (Inclusp).

No caso das vagas disponibilizadas por meio do SiSU, como prevê a Lei de Cotas, haverá a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. Do total destinado aos cotistas, parte será para pretos, pardos ou indígenas. Com a mudança será mais fácil para estudantes de outros estados terem acesso aos cursos da USP.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“A adoção do SiSU é uma forma de propiciar maior acesso de alunos de todo o Brasil aos cursos de graduação da Faculdade de Medicina da USP” (Professor José Otávio Costa Auler Jr - Diretor da FMUSP)

Os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional também vão ofertar parte das vagas por meio do SiSU. Veja como ficou a distribuição de vagas dos cursos da FMUSP com a adesão ao Enem:

      SiSU
Cursos Total Fuvest Total AC Cotas1 Cotas2
Medicina 175 125 50 10 25 15
Fisioterapia 25 22 3 - - 3
Fonoaudiologia 25 20 5 - - 5
Terapia Ocupacional 25 22 3 - - 3

AC: Ampla Concorrência
1Estudantes de Escolas Públicas
1Estudantes de Escolas Públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas

Relacionados
As inscrições para a primeira edição do SiSU de 2018 abrem em 29 de janeiro. E nessa edição, a USP, uma das instituições com os cursos mais procurados do País, vai disponibilizar 2.745 vagas.
Os estudantes inscritos para os cursos de Música e Artes Visuais no Vestibular da Fuvest 2018 farão as provas de habilidades a partir do dia 8 de outubro.
A Fuvest disponibilizou na manhã de hoje, 1º de agosto, o Manual do Candidato do Vestibular 2018 da USP. Confira o cronograma e regras da seleção.
Enquanto USP e Unicamp anunciaram adesão ao sistema de cotas, Unesp e UFU decidiram criar comissões para evitar fraudes. Saiba mais!
A Faculdade Albert Einstein já liberou os resultados e boletim de desempenho do seu Vestibular de Inverno 2017 para ingresso no curso de Medicina.
A Unesp anunciou a criação da Comissão de Avaliação para evitar fraudes no sistema de cotas. Serão analisados os candidatos que foram denunciados.
A Fuvest iniciou nesta segunda-feira, 10 de julho, o prazo para pedidos de isenção ou redução do valor da taxa de inscrição do seu Vestibular 2018.
A Fuvest anunciou hoje (5) a saída do curso de Medicina da Santa Casa de seu Vestibular. A FCMSCSP não quis falar sobre o assunto.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES