Medicina na USP adere ao Enem e cotas para ingresso em 2018

Apesar de continuar selecionando estudantes pelo Vestibular da Fuvest, o SiSU também será aceito na USP.
Em 04/07/2017 09h50 , atualizado em 04/07/2017 10h31 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: usp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) decidiu que vai usar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para parte das vagas oferecidas para o curso de Medicina. Assim, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a ser usadas pela USP, inclusive com reserva de vagas para cotas raciais.

Apesar do novo método de entrada, as provas da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), uma dos processos seletivos mais disputados do Brasil, continuarão sendo aplicadas. A USP também vai manter sua política de ações afirmativas, concedendo bônus na nota a estudantes de escolas públicas, pretos pardos e indígenas, por meio do Programa de Inclusão Social (Inclusp).

No caso das vagas disponibilizadas por meio do SiSU, como prevê a Lei de Cotas, haverá a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. Do total destinado aos cotistas, parte será para pretos, pardos ou indígenas. Com a mudança será mais fácil para estudantes de outros estados terem acesso aos cursos da USP.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“A adoção do SiSU é uma forma de propiciar maior acesso de alunos de todo o Brasil aos cursos de graduação da Faculdade de Medicina da USP” (Professor José Otávio Costa Auler Jr - Diretor da FMUSP)

Os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional também vão ofertar parte das vagas por meio do SiSU. Veja como ficou a distribuição de vagas dos cursos da FMUSP com a adesão ao Enem:

      SiSU
Cursos Total Fuvest Total AC Cotas1 Cotas2
Medicina 175 125 50 10 25 15
Fisioterapia 25 22 3 - - 3
Fonoaudiologia 25 20 5 - - 5
Terapia Ocupacional 25 22 3 - - 3

AC: Ampla Concorrência
1Estudantes de Escolas Públicas
1Estudantes de Escolas Públicas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas


Relacionados

A volta da discussão sobre as cotas
Enquanto USP e Unicamp anunciaram adesão ao sistema de cotas, Unesp e UFU decidiram criar comissões para evitar fraudes. Saiba mais!
Blog do Vestibular
Albert Einstein: 1ª chamada do Vestibular de Inverno 2017 para Medicina é publicada
A Faculdade Albert Einstein já liberou os resultados e boletim de desempenho do seu Vestibular de Inverno 2017 para ingresso no curso de Medicina.
Notícias
Enem 2017: edital já está disponível
O Inep publicou nesta segunda-feira (10) o Edital com as informações do Enem 2017. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
Notícias
Fuvest 2018: pedidos de isenção e redução de taxa podem ser feitos a partir de hoje
A Fuvest iniciou nesta segunda-feira, 10 de julho, o prazo para pedidos de isenção ou redução do valor da taxa de inscrição do seu Vestibular 2018.
Notícias
Fuvest anuncia saída do curso de Medicina da Santa Casa de seu Vestibular
A Fuvest anunciou hoje (5) a saída do curso de Medicina da Santa Casa de seu Vestibular. A FCMSCSP não quis falar sobre o assunto.
Notícias
Fuvest divulga lista de convocados para o THE do Vestibular 2018
Os estudantes inscritos para os cursos de Música e Artes Visuais no Vestibular da Fuvest 2018 farão as provas de habilidades a partir do dia 8 de outubro.
Notícias
Manual do Candidato do Vestibular 2018 da Fuvest já pode ser conferido
A Fuvest disponibilizou na manhã de hoje, 1º de agosto, o Manual do Candidato do Vestibular 2018 da USP. Confira o cronograma e regras da seleção.
Notícias
USP cria sistema de cotas e amplia vagas do Enem
A partir do próximo ano, a USP passará a adotar um sistema de cotas sociais e raciais para ingresso nos seus cursos de graduação.
Notícias