O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 10 de abril. Uma entrevista coletiva será realizada a partir das 10h de hoje, na Sala de Reunião da Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para apresentar as mudanças.
As inscrições para o Enem 2017 estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio, pela internet. A taxa de inscrição, que custou R$ 68 no ano passado, subiu para R$ 82.
Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017 e membros de famílias de baixa renda nos termos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem 2017.
Segundo uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 4, o participante carente que for beneficiado com a isenção e faltar à prova sem apresentar justificativa perderá o benefício no ano seguinte.
Atendimentos
No ato da inscrição, o candidato deve informar se precisa de algum tipo de atendimento especializado e/ou específico. Essas informações devem ser prestadas por gestantes, idosos ou pessoas com deficiência. Será necessário apresentar o diagnóstico e, se for o caso, a descrição da condição que motivou sua solicitação.
Além dos casos previstos no edital, o estudante poderá informar outra condição específica no hora de se inscrever. Candidatos cadeirantes, por exemplo, podem solicitar um local com rampa ou alguém que tenha problemas respiratório pode reivindicar o uso de bombinha, entre outros.
Nesta edição, o Inep vai aplicar, em caráter experimental provas com tradução em libras através de vídeo. O interprete continuará disponível, mas o candidato que desejar poderá solicitar essa outra opção.
Travestis ou transexuais que desejarem atendimento pelo nome social poderão solicitá-lo entre os dias 29 de maio e 4 de junho, na Página do Participante, mediante documentação comprobatória.
Candidatos sabatistas deixam de ter atendimento específico, pois a partir deste ano o Enem não terá mais aplicação de provas aos sábados. Esta será a primeira vez que o exame será aplicado em dois domingos seguidos. A mudança foi aprovada em uma consulta pública.
Provas
As provas do Enem 2017 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. Bem como nas edições anteriores, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário oficial de Brasília. Os participantes deverão aguardar em sala até as 13h30 para início do exame.
No primeiro dia, os estudantes responderão 90 questões objetivas sobre Ciências Humanas e Linguagens, além de uma Redação. No segundo dia de provas, serão outras 90 questões, desta vez sobre Matemática e Ciências da Natureza.
Os gabaritos oficiais do Enem 2017 devem ser divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Já o resultado final estará disponível para consulta individual a partir de 19 de janeiro de 2018.
Locais de provas
Os estudantes serão informados sobre os locais em que devem realizar o Enem apenas pela internet. O edital não prevê a data em que o Cartão de Confirmação de Inscrição deve estar disponível, mas o candidato terá acesso a ele por meio da área do candidato.
O que fazer com a nota do Enem
A inscrição no Enem 2017 permite que o estudante concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições privadas de educação superior.
É possível ainda participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.
O que muda para 2017 é que o Enem deixa de ser usado para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Neste caso o MEC deve passar a aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para quem tem mais de 18 anos e ainda não terminou o ensino médio.
Com a realização do Enceeja, a expectativa do MEC é que aproximadamente 7,5 milhões de estudantes se inscrevam para o Enem 2017. Em 2016 foram mais de 8,6 milhões de inscrições confirmadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-616161.