Em 09/05/2016 00h02 , atualizado em 09/05/2016 10h15

Inscrições para o Enem 2016 já estão abertas

Notícias

Estudantes podem se inscrever até dia 20, exclusivamente pela internet. Taxa é de R$ 68. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Já estão abertas as inscrições para o maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Elas podem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 do próximo dia 20, mediante taxa de R$ 68. A estimativa é de que 8 milhões de estudantes se inscrevam no Exame. 

Inscreva-se

Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem 2016

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O participante do Enem também pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve fornecer número de CPF próprio, documento de identidade, endereço de e-mail pessoal válido e único e criar uma senha de acesso. Além de dados pessoais e escolares, é preciso informar a opção de língua estrangeira, cidade para realização das provas, necessidade de atendimento específico ou especializado e se deseja participar do Exame para obter o diploma de ensino médio.

As opções podem ser alteradas somente durante o período de inscrição. É recomendável que os candidatos mantenham endereço de e-mail e telefone atualizados, já que o Inep pode utilizar esses meios de contatos para enviar informações importantes sobre o exame. 

No caso de autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento especializado, será exigido o envio de documento comprobatório, de 1º a 8 de junho, por meio da Página do Participante. Travestis ou transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também devem encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, neste mesmo período. 

Já os resultados do Exame para certificação do ensino médio podem ser utilizados por estudantes com 18 anos completos até o primeiro dia de realização das prova. Para isso, os interessados deverão indicar uma das Instituições Certificadoras, no ato da inscrição, e atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 pontos na redação.

Isenção

A taxa de inscrição deverá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio esse ano serão automaticamente contemplados com a isenção da taxa de inscrição

Os candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular e que pussuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa poderão solicitar a gratuidade, mediante declaração de carência socioeconômica. O mesmo vale para estudantes com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que os participantes que obtiveram isenção no Enem 2015 e não compareceram para a realização das provas não terão direito ao benefício nesta edição. Os que possuem justificativas deverão apresentá-las no sistema de inscrição, contudo, elas estão passíveis de análise pelo Inep.

Provas

O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. O documento, que deve ser apresentado no dia das provas, contém número de inscrição, data, hora e local de realização das provas, opção de língua estrangeira, indicação do atendimento e solicitação de certificação, se for o caso.

As provas serão aplicadas em 1.716 municípios, nos dias 5 e 6 de novembro, em virtude das eleições que acontecem no mês de outubro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, enquanto o início das provas está previsto para as 13h30.

O horário de abertura e fechamento dos portões é o mesmo para sabatistas, contudo eles serão acomodados em salas de provas onde deverão aguardar para iniciarem o Exame às 19h, no horário de Brasília, exceto nos estados AC/AM/MT/MS/RO/RR, nos quais as provas começarão às 19h do horário local.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

Novidades

Além de porta objetos, detectores de metais e o intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, o Inep coletará os dados biométricos dos participantes em algum dos dias de aplicação das provas, por meio de uma Ficha de Identificação Digital, como medida de segurança.

O órgão também desenvolveu um aplicativo para smartphones que fornecerá todas as informações sobre o Exame ao longo do processo, como cronograma, dicas, informações, mural de avisos e espaço do participante. Ele poderá ser obtido gratuitamente pelos participantes, que terão uma nova e segura forma de armazenar seu login e senha.

Além disso, foi lançado o Hora do Enem, plataforma de estudos que contará com simulados, exercícios, resumos, videoaulas, questões comentadas e planos de estudos personalizados para auxiliar os estudantes na preparação. Cadastrados no programa poderão, também, acessar uma biblioteca online com cerca de 600 videoaulas para o Enem, batizada de MECFlix.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes para o maior exame educacional do país, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital ou pelo telefone 0800-616161.

Por Wanja Borges

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES