O Ministério da Educação (MEC) acaba de informar que o número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já passa de 1 milhão. Segundo o órgão, até as 9h30 desta terça-feira, 10, 1.018.148 candidatos já haviam efetivado a inscrição no maior exame educacional do país.
Na última edição, a marca de 1 milhão de inscritos foi alcançada mais de 48 horas após a abertura do prazo. O primeiro balanço do Enem 2015 registrou apenas 410 mil inscritos na noite do primeiro dia de inscrições.
O prazo para inscrições no Enem 2016 teve início ontem, 9, e segue até as 23h59 do dia 20 de maio, exclusivamente pela internet. Já a taxa de R$ 68 deve ser paga até as 21h59 do dia 25 seguinte, em qualquer agência bancária, nos Correios e nas casas lotéricas.
Por meio de sua página no Twitter, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orientou os estudantes que não estão conseguindo acessar o sistema a atualizar e limpar o cache do navegador.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, a partir das 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. Confira aqui outros detalhes desta edição.
Estude no Brasil Escola
Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes para o maior exame educacional do país, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.
Mais informações podem ser obtidas pelo Edital ou pelo telefone 0800-616161.
Por Wanja Borges