Topo
pesquisar
Em 19/09/2019 18h33, atualizado em 03/10/2019 16h54

O que fazer e levar para as provas do Enem 2019

Enem

As provas do Enem 2019 já estão próximas e muita gente ainda não sabe ao certo o que é obrigatório levar e o que é terminantemente proibido. Por Érica Caetano
Participantes do Enem 2019 ainda têm dúvidas do que fazer e levar no dia das provas
Participantes do Enem 2019 ainda têm dúvidas do que fazer e levar no dia das provas
PUBLICIDADE

Temos certeza que todo mundo está ligadinho acompanhando o Brasil Escola na preparação para as provas do Enem 2019, que já estão chegando! E é por isso que vamos explicar a vocês o que fazer e levar nos dois dias de provas do Enem 2019. Vamos lá?

O que é obrigatório levar para o Enem 2019

O que você não pode esquecer de levar de jeito nenhum no dia das provas do Enem 2019 é o seu documento de identificação com foto, a famosa carteira de identidade. É obrigatória a apresentação dela antes de você ingressar na sua sala de prova. 

E, aproveitando, vamos reforçar os documentos aceitos como documento de identificação. Anota aí! O tradicional RG, CNH (que é a carteira de motorista), passaporte e carteira de trabalho. Esses documentos são aceitos mesmo que vencidos, uma novidade desta edição.

Não são aceitas carteirinhas de estudante ou de clubes. Certidão de nascimento e casamento também não.

Caso você tenha perdido ou sido roubado e não esteja com seu RG, é preciso registrar um boletim de ocorrência e apresentá-lo no dia da prova.

Está com dúvida sobre esses documentos? No edital do Enem 2019 tem a relação de toda a documentação aceita e a não aceita. Então, não dê bobeira e leia o edital para não correr nenhum risco nos dias das provas.

Saiba como ler o edital do Enem

Veja o que levar e não levar para o Enem

A caneta preta também é um item obrigatório no Enem. Você vai precisar levar uma de tubo transparente. Canetas de tinta azul, vermelha ou outras cores não são aceitas no Enem.

Para evitar imprevistos, já leve uma caneta reserva para não ter dor de cabeça. E já deixe isso organizado com antecedência, ok? Nada de no dia da prova sair correndo procurando as canetas. 

A caneta e o documento de identidade são os únicos itens OBRIGATÓRIOS para o Enem 2019. No entanto, existem alguns itens opcionais que podem te ajudar na hora da prova.

O que posso levar para o Enem 2019

O Cartão de Inscrição do Enem, que é onde está a informação de local de prova, é disponibilizado na Página do Participante, no site do Enem. Geralmente, a sua divulgação ocorre na segunda quinzena de outubro. 

Além dos locais de prova, o cartão possui as informações pessoais do participante, a opção de língua estrangeira, os dias e horários de realização das provas e a necessidade ou não do atendimento especial.

A apresentação do cartão no dia das provas não é obrigatória, mas é recomendável para facilitar encontrar o seu prédio e sala de prova e tirar qualquer outra dúvida em relação ao horário e duração do exame. E não deixe de ler todas as informações contidas em seu cartão de inscrição, tá?

Lanche

Outra dúvida frequente é em relação aos alimentos que podem ser levados para o Enem. O Inep permite levar lanche para as provas, mas alguns cuidados precisam ser tomados. 

Vamos começar pela água. É legal levar para você não ficar levantando toda hora, pedindo ao fiscal para ir ao bebedouro e perdendo tempo que poderia ser usado para responder as questões. Recomendo que leve a água em um recipiente transparente e sem rótulo, para não causar desconfiança no fiscal.

Em relação aos alimentos, você pode levar frutas como banana, maçã, pêra, que não fazem muito volume, são fáceis de carregar, já estão prontas para comer. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Alimentação interfere nos estudos?

Além das furtas, é permitido levar chocolates, castanhas, barrinhas de cereais, biscoitos, todos em suas embalagens originais. Caso já estejam abertas, também vale a recomendação para colocar os alimentos em recipiente transparente. O fiscal de prova tem autonomia e autoridade para fiscalizar tudo o que você levar para o Enem, inclusive os alimentos. 

Não se esqueça também de se alimentar adequadamente antes das provas. A fome ou o excesso de comida podem te prejudicar na hora do Enem. Comidas pesadas podem dar sono e desconforto intestinal, enquanto que comidas muito leves podem não te dar energia para a maratona de questões.

E o celular?

Agora a campeã entre as perguntas que o Brasil Escola recebe sobre o Enem. Afinal, posso levar ou não meu celular no dia das provas? 

É até permitido levar o aparelho celular de vocês para a sala de prova, mas ATENÇÃO, se ele tocar, vibrar, emitir qualquer tipo de som, é eliminação na hora! 

Leia também: 5 dicas de como estudar para o Enem pelo Instagram

Antes de entrar no prédio de prova, desligue o aparelho. Na sala, o fiscal vai te fornecer um envelope, você vai colocar o celular lá dentro, lacrá-lo e guardá-lo embaixo da carteira.

O que NÃO pode levar para o Enem 2019

Agora bora falar dos itens não permitidos? O Enem não permite que você leve para as provas qualquer outro material que não seja a caneta preta. Então ficam de fora lápis, lapiseira, régua, borracha, apontador. Todos esses itens são proibidos. 

Mas eu vou escrever no caderno de questões, fazer meus cálculos a caneta? E se precisar apagar? Calma! Você pode fazer tudo isso no caderno de provas, já que o que vai valer será o cartão de resposta (aquele que você preenche as bolinhas). 

Você só vai precisar entregar o seu caderno de provas se sair antes dos últimos 30 minutos de provas. Então não se preocupe em rabiscar bastante o seu caderno de caneta.

Dicas extras para as provas do Enem 2019

Nos dias das provas, o trânsito aumenta e até algumas ruas são bloqueadas. Por isso, é importante conhecer antes o local da prova e o trajeto para chegar até ele. Avalie quanto tempo gastará para chegar até o prédio onde fará o Enem e qual a melhor linha de ônibus ou metrô, se for o caso. Todo cuidado é pouco para não perder a prova mais importante do ano.

Confira o que usar no dia das provas do Enem!

Os portões dos locais de prova do Enem fecham, pontualmente, às 13h, de acordo com o horário de Brasília. SAIA COM ANTECEDÊNCIA!

E já que entramos nessa questão do horário, vale lembrar que o Governo Federal informou que este ano não teremos horário de verão. Para te ajudar, fizemos um mapa para te mostrar que hora os portões fecham no seu estado.

Sem o horário de verão este ano, portões dos locais de prova do Enem 2019
fecharão em horários diferentes conforme região

Os estados que não seguem o horário de Brasília têm o fechamento dos portões mais cedo. Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e Roraima, o fechamento acontece às 12h. E às 11h os portões serão fechados somente no estado do Acre. Lembrando que esses horários são os locais, ok?

Assista às nossas videoaulas
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola