Topo
pesquisar
Em 23/09/2019 10h02, atualizado em 23/09/2019 11h22

Começam as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdade (PPL)

Notícias

Responsáveis pedagógicos terão até 4 de outubro para a realização dos cadastros, gratuitamente. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2019. O prazo para cadastro segue até 4 de outubro. 

Faça a inscrição no Enem PPL

Os participantes serão inscritos no Enem PPL 2019 pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e deve ser feito somente pela internet. 

Como é a inscrição do Enem PPL?

  • O responsável pedagógico deve acessar o site sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais, tendo em mãos o CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante. 
  • Preenchidos os dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado. 
  • Posteriormente, o responsável pedadógico deverá marcar a opção da prova de Língua Estrangeira (que faz parte de Linguagens e Códigos) - Inglês ou Espanhol. 
  • Em seguida, é necessário informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2019.

Qualquer alteração dos dados cadastrados poderá ser feita até às 23h59 do dia 4 de outubro, mudança a ser realizada somente pelo responsável pedagógico. 

O responsável pedagógico deve guardar a senha de acesso ao sistema do Inep e o número de inscrição de cada participante no Enem PPL 2019. 

Provas

O Enem PPL tem o mesmo formato do Enem Regular, ou seja, 180 questões totais (45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática) e uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem PPL 2019 será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada para o exame. 

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Após se acomodarem, os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h. 

O segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o dia 16 de dezembro. 

Resultado

O Inep ainda não divulgou a data de publicação do resultado do Enem PPL 2019. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes. 

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. 

Mais informações no Edital do Enem PPL 2019

Assista às nossas videoaulas

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola