Tema da redação do Enem 2024: veja proposta e análise de professores

Redação do Enem 2024 contou com a proposta de tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil"
Por Lucas Afonso

Fundo verde, marrom e branco mostra ilustração de mulher do continente africano texto Enem 2024 Tema da Redação
Questão racial e diversidade cultural africana é tema de redação do Enem 2024.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A redação do Enem 2024 teve como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Candidatos fizeram a produção textual no primeiro dia, em 3 de novembro.

Estudantes tiveram acesso a seis textos motivadores, que contextualizaram a proposta temática. Na redação do exame, é solicitado dos participantes um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. 

A correção da redação é feita seguindo cinco competências que determinam a nota da redação do Enem.

Fique por dentro de todos os temas de redação que já caíram no Enem nesta página

Saiba mais: Cultura africana e a diversidade cultural da África

Tópicos deste artigo

Análise sobre o tema da redação do Enem 2024

O tema da redação do Enem 2024 abordou a herança africana no Brasil e solicitou dos participantes que escrevessem um texto dissertativo-argumentativo sobre os desafios da valorização deste assunto. Veja análise de Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, no vídeo abaixo:

Comentários sobre o tema da redação do Enem 2024

O tema da redação do Enem 2024 não era esperado, na opinião de Felipe da Costa Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000. O que se esperava para este ano era algo relacionado ao meio ambiente ou tecnologia.

A frase temática é abrangente e abre margem para o candidato discorrer sobre diversos assuntos relacionados, como a intolerância religiosa, menciona Felipe. Entre outros assuntos que podem ser debatidos em um tema como esse, estão: a escravidão e aspectos gerais das culturas africanas, tais como as tradições, costumes, gastronomia, dança, entre outros, lista Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo. 

Segundo Felipe, o tema está dentro da realidade do Inep, já que a banca examinadora não costuma cobrar um tema que está muito em alta, como tem sido com a inteligência artificial. 

"O aluno vai precisar fazer uma análise crítica da situação e propor uma intervenção que contribua para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências. Então, de alguma maneira, ele deveria, pelo menos, abordar, por exemplo, a influência da cultura africana, seja na identidade brasileira, seja na própria linguagem. Linguagem, culinária, músicas, religiões, costumes, que muitas vezes é inviabilizada por preconceitos".

Ademar Celedônio - Diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação

Na argumentação, conforme apontam os professores, os participantes podem citar elementos como:

  • Lei nº 11.645/2008 que tornou obrigatório o estudo de História e Cultura Afro-brasileira Indígena nas escolas públicas

  • Dia da Consciência Negra que se tornou feriado nacional este ano;

  • Lei nº 12.711/2012, a Lei Federal de Cotas atualizada recentemente, incluindo a comunidade quilombola como beneficiada pela política de ações afirmativas.

  • Obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre.

Confira também: Autores que poderiam ser citados na redação do Enem 2024 

Textos motivadores da redação do Enem 2024

A redação do Enem 2024 contou com seis textos motivadores, sendo dois deles com imagens. Os dados foram extraídos de dicionário, jornal, livro de provérbios e samba-enredo.

Confira, abaixo, os textos motivadores da redação do Enem 2024:

Texto motivador 1: Significado de herança

Texto motivador 2: Trecho de texto sobre culturas africanas e afro-brasileiras

Texto motivador 3: Imagem e texto sobre 'provérbio africano'

Texto motivador 4: História afro-brasileira nas escolas 

Texto motivador 5: Samba-enredo da escola de samba Mangueira

Texto motivador 6: Fotografia da Pedra do Sal no Rio de Janeiro

Redação do Enem 2024

A redação do Enem 2024 deve ser escrita em até 30 linhas e obedecer ao gênero textual dissertativo argumentativo

Os participantes têm acesso no caderno de prova a textos motivadores que contextualizam a proposta temática da prova do Enem.

Saiba mais: Repertório cultural na redação do Enem

Competências da redação do Enem 2024

Fique por dentro de quais são as cinco competências da redação do Enem que definem a nota da produção textual dos participantes:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como é corrigida a redação do Enem 2024?

No Enem 2024, cada uma das redações serão avaliadas por dois corretores, seguindo as orientações e regras definidas na Cartilha de Redação do Enem 2024. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências listadas acima.

A nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.

Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. Esse terceiro avaliador também é acionado se a diferença da soma total das cinco competências for superior a 100 pontos. Nesse último caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000).

Veja também: Dicas gerais para a prova do Enem