Como cuidar da saúde mental durante os estudos para o Enem 2024

Especialista compartilha dicas aos estudantes que estão se preparando para as provas do Enem 2024
Por Lucas Afonso

Estudante branca loira com a mão na cabeça durante prova.
Estudantes utilizam notas do Enem para tentar vaga no ensino superior.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A preparação para as provas do Enem 2024 é um processo intenso para muitos estudantes. Milhões de candidatos farão o exame nos dias 3 e 10 de novembro e poderão utilizar suas notas para concorrer a vagas no ensino superior.

O processo de estudos para provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares é permeado por diferentes fatores que podem afetar a saúde mental, tais como: ansiedade, autocobrança, cansaço e cobrança de familiares.

Nesse sentido, é fundamental, apontam especialistas, que os estudantes mantenham uma rotina equilibrada e que cuidem de sua saúde mental para chegar mais bem preparados no dia das provas.

O Brasil Escola conversou com o médico psiquiatra Gabriel Okuda, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que compartilha dicas aos estudantes sobre cuidados com a saúde mental e como lidar com a ansiedade durante os estudos para o Enem 2024.

Leia também: Os desafios para lidar com a ansiedade e manter a saúde mental nos estudos

Tópicos deste artigo

Cuidados com a saúde mental para o Enem 2024

Em maratonas de estudo, como acontece com o período de Enem e vestibulares, é fundamental que o estudante tenha uma rotina equilibrada. Não adianta ter uma falsa perspectiva de que longos tempos estudos são as melhores alternativas, já que isso acaba por sobrecarregar o estudante e até mesmo causar frustração quando não se atinge essa meta, aponta Gabriel Okuda.

Ao longo dos dias da semana, o aluno pode estabelecer uma rotina em que possa dividir seu tempo entre os conteúdos a serem estudados e atividades de lazer, de descanso, bem como de autocuidado.

Nesse planejamento, é possível organizar os conteúdos por prioridade, por dificuldade de entendimento, além da divisão por áreas de conhecimento e disciplinas. Saiba como montar um cronograma de estudos para o Enem 2024 aqui.

Gabriel Okuda é um homem branco que está de jaleco sentado em um banco de madeira
Gabriel Okuda, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Crédito: Às Claras Filmes.

A família e amigos são pessoas imprescindíveis para formar uma rede de apoio aos vestibulandos, afirma Okuda. Para isso, é importante que essas pessoas compreendam o processo pelo qual o estudante está passando, para evitar cobranças exageradas e para deixá-lo mais confortável e acolhido durante este período.

O afeto e a empatia são muito bem-vindos. O psiquiatra sugere que a família deve estar atenta para dar suporte ao estudante sempre que for necessário diante da rotina e que ela não seja uma cobrança quanto ao desempenho nas provas.

Durante os momentos de estresse quanto aos estudos, os amigos costumam perceber essas mudanças comportamentais e podem ajudar o estudante ao ouvi-lo, ao conversar e entender o que está acontecendo, explica o médico.

O especialista comenta que este período de estudos para vestibulares é marcado pela transição da adolescência para a fase adulta. Com isso, a indecisão é um sentimento comum, já que há a pressão de escolha para uma área a ser seguida. 

Como lidar com a ansiedade?

Para lidar com a ansiedade durante o processo do Enem ou nos momentos que antecedem a divulgação de resultados de processos seletivos, é primordial que o estudante tenha um hábito saudável de sono, enfatiza Gabriel.

Outro cuidado destacado pelo profissional é quanto à exposição de telas. Durante os estudos, os estudantes já acumulam uma grande quantidade de informações ao longo dos dias. Para evitar sobrecarga mental, é importante que o acesso aos dispositivos eletrônicos seja atenuado.

Entre as ações que contribuem para amenizar a ansiedade, estão:

  • Alimentação equilibrada;

  • Exercícios físicos;

  • Práticas de meditação, mindfulness.

Além disso, a orientação especializada contribui de maneira significativa em casos que o estudante esteja sendo afetado de forma mais intensa com a ansiedade e questões psicológicas. 

Veja também: Como controlar a ansiedade antes do Enem?