As provas de Ciências da Natureza no Enem 2024 foram aplicadas hoje, dia 10 de novembro. Os estudantes realizaram 45 questões de química, física e biologia, além da prova de Matemática e suas tecnologias.
Veja a live com comentários de professores sobre o Enem 2024.
Conversamos com professores das três áreas da prova de Ciências da Natureza e colhemos seus comentários e análises sobre o exame. Confira o que descobrimos!
Prova de física do Enem 2024
O professor Roberto Alessandri, do Colégio Oficina do Estudante, afirmou que a prova foi bem distribuída entre as matérias ministradas no ensino médio. Entretanto, ele destacou que, este ano, houve mais questões relacionadas à ondulatória, em comparação com o ano passado.
Já o coordenador do Sistema de Ensino Fibonacci, Átila Zanone, ressaltou que a prova de física exigiu mais cálculos que o comum. Além disso, ele comentou de uma questão que, provavelmente, será anulada, o item 124 da prova verde.
O Diretor do Oficina do Estudante, Wander Azanha, explicação o motivo da provável anulação:
"Sugerimos a anulação dessa questão, pois a potência útil calculada foi maior que a potência total do aparelho, o que é impossível."
Prova de química do Enem 2024
O professor de química Walcyr Sant Anna do Colégio Oficina do Estudante declarou que a prova de química do Enem 2024 foi simples. Sendo a questão mais fácil da prova uma que questionava se a química orgânica era a do carbono e a mais difícil tratava sobre gases, soluções e termoquímica.
Átila Zanone afirmou que, assim como a prova de física, o exame de 2024 contou com mais cálculos que anos anteriores. Enquanto o gerente de avaliações do SAS Educação, João Eduardo Pinhata, destacou a presença de itens sobre estequiometria e as relações estabelecidas com temas ambientais, por exemplo, reciclagem de alumínio e microplásticos.
Prova de biologia do Enem 2024
O professor de biologia do Oficina do Estudante, André Bourg, disse que a prova desse ano apresentou uma dificuldade e média para baixa, sem nenhuma questão de grande dificuldade. Ele também ressaltou o aumento de itens relacionados a fisiologia humana e o retorno de perguntas sobre zoologia.
A professora Jordanna Almeida do Colégio Ari de Sá afirmou que a prova de 2024 teve o foco em ecologia e foi bem contextualizada. Ela destacou uma questão sobre olimpíadas que discutiu os tipos de fibras musculares.
A educadora também falou dos itens sobre o ciclo de nitrogênio e do carbono, temas recorrentes no Enem, ela também falou de um item que abordou o vírus causador da AIDS e declarou que a questão poderia ser resolvida com deduções baseadas em conhecimentos prévios. Além disso, ela falou:
"A prova permitia que o aluno resolvesse algumas questões com base nas informações presentes nos textos de apoio. Um exemplo foi uma questão sobre enzimas no milho, tema que já apareceu em provas anteriores do ENEM. Neste caso, o texto estava mais detalhado, mostrando o passo-a-passo da desnaturação enzimática, o que facilitou o entendimento."