O que estudar para o Enem 2024

Fique por dentro dos principais conteúdos, de cada matéria, para as provas do Enem
Por Lucas Afonso

Estudante negra em sala de estudos, texto O que estudar para o Enem 2024
Notas do Enem podem ser utilizadas para entrar em cursos superiores públicos e privados.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2024 ainda não tem data definida, mas é importante que os estudantes tenham um planejamento de estudos. Para isso, é essencial saber quais são os conteúdos, de cada matéria, importantes para a avaliação. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. Com as notas do Enem em mãos, os estudantes podem disputar vagas em cursos de graduação, seja no ensino superior, público ou privado, com bolsas e financiamentos estudantis. 

Na prova do Enem, os candidatos devem produzir uma redação dissertativa argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social. É necessário analisar o assunto e lançar uma proposta de intervenção, que é uma possível solução viável para a questão.

Além da redação, o Enem conta com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Tópicos deste artigo

O que estudar para o Enem 2024?

O Enem 2024 cobrará o conteúdo que está na Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz é extensa e contém praticamente todo o conteúdo visto ao longo do ensino médio.

O Brasil Escola listou abaixo os temas que você deve estudar para mandar bem na redação e nas quatro provas objetivas do Enem 2024. Confira:

Redação

Linguagens e Códigos

Português, gramática e língua estrangeira

Literatura

Ciências Humanas

Geografia

Filosofia

História

Sociologia

Ciências da Natureza

Biologia

Física

Química

Matemática