Topo
pesquisar
Em 13/11/2019 16h13, atualizado em 13/11/2019 16h32

Enem 2019: gabaritos oficiais estão disponíveis

Notícias

Candidatos podem conferir respostas do Enem 2019, mas resultado só será informado em janeiro de 2020. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 13 de novembro, o gabarito oficial e os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2019

Com o gabarito oficial os estudantes podem conferir seus acertos na prova, mas não é possível apresentar recursos contra as questões. Os gabaritos são divididos pela cor da prova.

Como o gabarito oficial possui somente a alternativa correta das questões, o participante pode conferir a correção comentada do Enem 2019 aqui no site. A resolução foi realizada pelos professores do Colégio Oficina do Estudante.

Primeiro dia Enem 2019 (3/11)
PROVAS GABARITOS
PROVA AZUL GABARITO 1
PROVA AMARELA GABARITO 2
PROVA BRANCA GABARITO 3
PROVA ROSA GABARITO 4
PROVA LARANJA GABARITO 9
PROVA VERDE GABARITO 10

 

Segundo dia Enem 2019 (10/11)
PROVAS GABARITOS
PROVA AMARELA GABARITO 5
PROVA CINZA GABARITO 6
PROVA AZUL GABARITO 7
PROVA ROSA GABARITO 8
PROVA LARANJA GABARITO 11
PROVA VERDE GABARITO 12

 

Como calcular as notas do Enem?

As provas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, não é possível calcular a nota do Enem com base no número de acertos. A TRI cria uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes e, com essas informações, consegue classificar o grau de dificuldade de cada questão. Por isso, as notas das questões variam em cada uma das edições do Enem e só depois da leitura de todos os cartões-resposta é possível estabelecer uma média.

Mais: Veja como as notas do Enem são calculadas

No caso da redação, os critérios de correção são diferentes. As redações são corrigidas por dois corretores, que dão nota de 0 a 200 em cinco competências para compor a nota final. As competências exigidas pelo Inep são as seguintes:

1) Domínio da norma-padrão da língua escrita;
2) Compreensão do tema;
3) Organização das informações e argumentos;
4) Correta aplicação da lógica;
5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

Saiba mais: Como as redações do Enem são corrigidas

Reaplicação das Provas

Até o dia 18 de novembro os participantes que se sentiram prejudicados por problemas logísticos na aplicação das provas podem solicitar a reaplicação. O recurso é oferecido para quem teve problemas com desastres naturais, falta de energia elétrica, estrutura imprópria para a prova ou erro em procedimento do aplicador que tenha prejudicado a prova. O pedido será avaliado pela Comissão de Demandas do Inep. Quem tiver o pedido atendido deverá fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020, mas o Inep ainda não estabeleceu uma data. Nos anos anteriores, o resultado foi divulgado na segunda quinzena de janeiro para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. No caso dos treineiros, as notas devem ser disponibilizadas em março, assim como o espelho das redações.

Mais: Saiba como utilizar a nota do Enem

Como foram as provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país e teve o menor índice de abstenção da história. Dos 5.095.388 inscritos, 23,06% (1.174.750) se ausentaram no primeiro domingo e 27,19% (1.385.579) não comparecem no segundo dia. Este ano, 747 participantes foram eliminados das provas por descumprimento das regras.

No primeiro dia os participantes responderam as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e produziram a redação com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Veja também: Estudantes e professores comentam tema da redação do Enem 2019

Já no segundo dia os estudantes passaram pelas 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Foi registrado no primeiro dia o vazamento de uma foto da redação do Enem nas redes sociais poucos minutos após o início de aplicação do exame e. no segundo dia. fotos da prova foram divulgadas às 16h30, sendo que os candidatos só poderiam se ausentar dos locais de aplicação com a prova após as 18h. Nos dois casos, o Ministério da Educação (MEC) informou que não houve prejuízo na aplicação das provas e que a Polícia Federal está investigando os fatos.

Para mais informações, consulte o Especial Enem 2019 do Brasil Escola.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola