Enem 2019: gabaritos oficiais estão disponíveis

Candidatos podem conferir respostas do Enem 2019, mas resultado só será informado em janeiro de 2020.
Em 13/11/2019 16h13 , atualizado em 13/11/2019 16h32 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 13 de novembro, o gabarito oficial e os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2019

Com o gabarito oficial os estudantes podem conferir seus acertos na prova, mas não é possível apresentar recursos contra as questões. Os gabaritos são divididos pela cor da prova.

Como o gabarito oficial possui somente a alternativa correta das questões, o participante pode conferir a correção comentada do Enem 2019 aqui no site. A resolução foi realizada pelos professores do Colégio Oficina do Estudante.

 

 

Como calcular as notas do Enem?

As provas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, não é possível calcular a nota do Enem com base no número de acertos. A TRI cria uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes e, com essas informações, consegue classificar o grau de dificuldade de cada questão. Por isso, as notas das questões variam em cada uma das edições do Enem e só depois da leitura de todos os cartões-resposta é possível estabelecer uma média.

Mais: Veja como as notas do Enem são calculadas

No caso da redação, os critérios de correção são diferentes. As redações são corrigidas por dois corretores, que dão nota de 0 a 200 em cinco competências para compor a nota final. As competências exigidas pelo Inep são as seguintes:

1) Domínio da norma-padrão da língua escrita;
2) Compreensão do tema;
3) Organização das informações e argumentos;
4) Correta aplicação da lógica;
5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

Saiba mais: Como as redações do Enem são corrigidas

Reaplicação das Provas

Até o dia 18 de novembro os participantes que se sentiram prejudicados por problemas logísticos na aplicação das provas podem solicitar a reaplicação. O recurso é oferecido para quem teve problemas com desastres naturais, falta de energia elétrica, estrutura imprópria para a prova ou erro em procedimento do aplicador que tenha prejudicado a prova. O pedido será avaliado pela Comissão de Demandas do Inep. Quem tiver o pedido atendido deverá fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020, mas o Inep ainda não estabeleceu uma data. Nos anos anteriores, o resultado foi divulgado na segunda quinzena de janeiro para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. No caso dos treineiros, as notas devem ser disponibilizadas em março, assim como o espelho das redações.

Mais: Saiba como utilizar a nota do Enem

Como foram as provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país e teve o menor índice de abstenção da história. Dos 5.095.388 inscritos, 23,06% (1.174.750) se ausentaram no primeiro domingo e 27,19% (1.385.579) não comparecem no segundo dia. Este ano, 747 participantes foram eliminados das provas por descumprimento das regras.

No primeiro dia os participantes responderam as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e produziram a redação com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Veja também: Estudantes e professores comentam tema da redação do Enem 2019

Já no segundo dia os estudantes passaram pelas 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Foi registrado no primeiro dia o vazamento de uma foto da redação do Enem nas redes sociais poucos minutos após o início de aplicação do exame e. no segundo dia. fotos da prova foram divulgadas às 16h30, sendo que os candidatos só poderiam se ausentar dos locais de aplicação com a prova após as 18h. Nos dois casos, o Ministério da Educação (MEC) informou que não houve prejuízo na aplicação das provas e que a Polícia Federal está investigando os fatos.

Para mais informações, consulte o Especial Enem 2019 do Brasil Escola.


Relacionados

Após Enem, estudantes voltam atenção para as provas de vestibular
As provas do Enem 2019 encerraram, mas para muitos estudantes a jornada de provas está apenas começando. Veja como é a preparação.
Notícias
Cursinho Pré-Enem da UFPE recebe inscrições para turma de 2020
A UFPE abriu hoje (12) as inscrições do cursinho Pré-Enem. Os interessados podem se inscrever até 29 de janeiro.
Notícias
Enem 2019 registra menor abstenção da história
O Enem 2019 registrou o menor índice de ausentes da história. Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Notícias
Enem 2019: Questão de Ciências Humanas é anulada
O Inep anulou uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2019. A pergunta faz parte da disciplina de Geografia.
Notícias
Enem 2019: participantes prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação
O Inep recebe de 11 a 18 de novembro as solicitações de reaplicação do Enem 2019 de quem foi prejudicado por problemas logísticos.
Notícias
Enem 2019: provas do segundo dia exigiram mais dos participantes
As provas do 2º dia do Enem 2019 exigiram mais dos participantes, segundo professores. Domingo foi marcado por Matemática e Ciências da Natureza.
Notícias
Inep divulga resultado das solicitações de reaplicação do Enem 2019
O resultado dos pedidos de reaplicação das provas do Enem 2019 já foram disponibilizados pelo Inep. Provas serão em 10 e 11 de dezembro.
Notícias
UFT recebe inscrições do Vestibular 2020 de Direito via Enem
A UFT recebe até 26 de janeiro as inscrições do Vestibular 2020 do curso de Direito, em Arraias. Seleção é para quem fez o Enem em 2018 ou 2019.
Notícias