O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira, 17 de março, o espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e o resultado da prova para os treineiros.
O espelho da redação serve apenas para fins pedagógicos e os participantes não têm direito de apresentar recursos relativos aos resultados. Os candidatos treineiros (que não concluíram o Ensino Médio em 2019) não podem utilizar as notas do exame para ingresso em cursos de graduação.
Mudanças no acesso da Página do Participante
No dia 4 de março o Inep anunciou que os participantes precisam se cadastrar no Portal do Governo Federal para que possam acessar o espelho da redação. O portal deve ser acessado pelo link sso.acesso.gov.br/login ou pela Página do Participante do Enem 2019, no botão GOV.BR localizado no canto superior do site. O participante terá que informar CPF, nome completo, e-mail e telefone, além de cadastrar login e senha.
A medida do governo é para unificar todos os serviços digitais dos órgãos federais (incluindo o Inep/MEC) para facilitar as necessidades dos usuários do serviço público e, por isso, é necessário que o participante faça o cadastro.
Veja mais: Saiba tudo sobre o Enem 2020
Redação do Enem 2019
A redação foi aplicada no primeiro dia de prova, 3 de novembro, e neste ano o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Dos 3,9 milhões de participantes que chegaram a fazer a prova, entre os mais de 5 milhões de inscritos, apenas 53 estudantes tiraram nota mil e 143 mil zeraram a nota da prova.
A média dos participantes na redação do Enem 2019 foi de 592,9 pontos. Estudantes que optaram pela videoprova traduzida em Libras tiveram média de 459,3, enquanto a proficiência média dos surdos que utilizaram o intérprete foi 473,3.
O Enem exigiu um texto com o mínimo de sete e o máximo de 30 linhas, não havendo a obrigação de título. Os participantes tiveram que desenvolver uma proposta de intervenção no texto, ou seja, a solução para possíveis problemas levantados pelo tema.
Veja os estados com nota mil na redação do Enem 2019:
- Minas Gerais = 13 participantes
- Ceará = 6 participantes
- Rio de Janeiro = 6 participantes
- Rio Grande do Norte = 6 participantes
- São Paulo = 4 participantes
- Goiás = 4 participantes
- Piauí = 2 participantes
- Pará = 2 participantes
- Distrito Federal = 2 participantes
- Alagoas = 1 participante
- Bahia = 1 participante
- Maranhão = 1 participante
- Mato Grosso do Sul = 1 participante
- Paraíba = 1 participante
- Pernambuco = 1 participante
Já os estudantes que tiveram as notas zeradas cometeram os seguintes erros:
- Redação em branco = 56.945 participantes
- Fuga ao tema = 40.624 participantes
- Cópia do texto motivador = 23.265 participantes
- Outros motivos = 22.902 participantes
Veja também: Estudantes e professores comentam tema da redação do Enem 2019
Como a redação do Enem é corrigida?
As redações do Enem são corrigidas por dois corretores, que dão nota de 0 a 200 em cinco competências para compor a nota final. As competências exigidas pelo Inep são as mesmas desde 2013. Veja:
1) Domínio da norma-padrão da língua escrita;
2) Compreensão do tema;
3) Organização das informações e argumentos;
4) Correta aplicação da lógica;
5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.
Veja também: Como é a redação do Enem
Quando as notas de uma ou mais competências dos dois corretores têm uma diferença maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. O terceiro corretor também avalia quando a diferença da soma das cinco competências for maior que 100 e, no caso, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem. Se o terceiro corretor e os outros dois examinadores não chegam a um acordo, a redação deverá ser corrigida por uma banca examinadora composta por três corretores e presidida por um doutor.
Quando uma redação recebe a nota mil após a avaliação, a banca examinadora também é acionada para avaliar as redações com nota máxima.
Mais: Conheça cada uma das competências da redação do Enem
Mais: Como fazer uma redação nota 1000 no Enem
Enem 2019
As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. As provas foram compostas por 180 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Redação, Ciências da Natureza e Matemática. Houve, ainda, a reaplicação do Enem para alguns participantes e a aplicação para pessoas privadas de liberdade. As provas foram realizadas em 16 e 17 de dezembro.
Após a divulgação do resultado, o Ministério da Educação (MEC) admitiu erro nas notas de quase 6 mil dos 3,9 milhões de participantes. A justificativa do órgão para a falha foi um problema no momento da impressão do exame que resultou na troca entre cor da prova e gabarito (estudantes com caderno cinza tiveram suas questões corrigidas como se fossem da prova amarela).
Com a série de problemas envolvendo a correção o Ministério Público Federal (MPF) pediu a suspensão do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 assim como dos Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mais informações no especial Enem 2019 do Brasil Escola.