Whatsapp
Em 27/03/2020 14h21

Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

Notícias

Novidade deste ano, provas digitais estão programadas para outubro. Provas tradicionais serão em novembro. Por Giullya Franco
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Após especulações de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderia ser adiado por conta da paralisação das aulas em consequência do coronavírus (Covid-19), o ministro da educação, Abraham Weitraub, desmentiu a informação na última quarta-feira, 25 de março.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

A informação foi divulgada primeiramente pelo O Globo, mas não havia fontes oficiais. O Brasil Escola tentou contato com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde quarta-feira, mas até o momento não emitiram oficialmente informações sobre o assunto.

Weintraub se manifestou por meio de sua conta pessoal no Twitter afirmando, em partes, as seguintes palavras: “É muito cedo para qualquer posição e seguiremos a orientação do ministro Mandeta [Ministro da Saúde].”

No Enem 2019 os pedidos de isenção, que acontecem antes do período de inscrição, tiveram início no dia 1º de abril. Já para o Enem 2020 ainda não teve divulgação do edital.

Enem 2020

O Inep divulgou as primeiras informações sobre o Enem 2020 no ano passado. Para este ano foi anunciada como novidade a aplicação de provas digitais. De acordo com parte do cronograma que foi divulgado, as provas digitais devem ser aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto as provas tradicionais serão realizadas em 1º e 8 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A expectativa do MEC é que até 50 mil estudantes de 15 capitais consigam fazer as provas por computadores.

ProUni e Fies 2020

No dia 18 de março o MEC anunciou a prorrogação do período das listas de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Veja: MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1

A medida foi tomada para que os estudantes não sejam prejudicados pelo fechamento da maioria das instituições de ensino ou das agências bancárias. O período das etapas de cada programa será prorrogado por tempo indeterminado até a normalização das atividades.

Para mais informações acesse a página do Enem 2020.
 

Relacionados
O Inep liberou hoje, 17/03, as notas dos treineiros e o espelho da redação do Enem 2019. Consulta exige cadastro no portal do Governo Federal.
Leia na íntegra algumas redações de estudantes que conseguiram nota 1000 no Enem 2019. Eles também deram dicas e contaram sobre a preparação para a redação.
Veja as principais informações sobre o Enem Digital 2020 e entenda como será feita a aplicação das provas. Saiba também os locais de aplicação e quem pode se inscrever.
O Inep anunciou que as provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Anteriormente, a novidade estava restrita a 15 capitais.
O Inep divulgou hoje, 31 de março, o edital do Enem 2020. Documento traz as datas das provas e inscrições, além das regras do exame. Confira tudo aqui1
O MEC anunciou hoje, 18/03, a prorrogação dos prazos da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1. Alteração foi feita em consequência do coronavírus.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) pediu adiamento do Enem 2020 em consequência da pandemia do coronavírus.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES