Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

Novidade deste ano, provas digitais estão programadas para outubro. Provas tradicionais serão em novembro.
Em 27/03/2020 14h21 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após especulações de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderia ser adiado por conta da paralisação das aulas em consequência do coronavírus (Covid-19), o ministro da educação, Abraham Weitraub, desmentiu a informação na última quarta-feira, 25 de março.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

A informação foi divulgada primeiramente pelo O Globo, mas não havia fontes oficiais. O Brasil Escola tentou contato com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde quarta-feira, mas até o momento não emitiram oficialmente informações sobre o assunto.

Weintraub se manifestou por meio de sua conta pessoal no Twitter afirmando, em partes, as seguintes palavras: “É muito cedo para qualquer posição e seguiremos a orientação do ministro Mandeta [Ministro da Saúde].”

No Enem 2019 os pedidos de isenção, que acontecem antes do período de inscrição, tiveram início no dia 1º de abril. Já para o Enem 2020 ainda não teve divulgação do edital.

Enem 2020

O Inep divulgou as primeiras informações sobre o Enem 2020 no ano passado. Para este ano foi anunciada como novidade a aplicação de provas digitais. De acordo com parte do cronograma que foi divulgado, as provas digitais devem ser aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto as provas tradicionais serão realizadas em 1º e 8 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A expectativa do MEC é que até 50 mil estudantes de 15 capitais consigam fazer as provas por computadores.

ProUni e Fies 2020

No dia 18 de março o MEC anunciou a prorrogação do período das listas de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Veja: MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1

A medida foi tomada para que os estudantes não sejam prejudicados pelo fechamento da maioria das instituições de ensino ou das agências bancárias. O período das etapas de cada programa será prorrogado por tempo indeterminado até a normalização das atividades.

Para mais informações acesse a página do Enem 2020.
 


Relacionados

Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Enem 2019: espelho da redação e nota de treineiros estão disponíveis
O Inep liberou hoje, 17/03, as notas dos treineiros e o espelho da redação do Enem 2019. Consulta exige cadastro no portal do Governo Federal.
Notícias
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Enem 2019: veja redações nota 1000 e as dicas dos estudantes
Leia na íntegra algumas redações de estudantes que conseguiram nota 1000 no Enem 2019. Eles também deram dicas e contaram sobre a preparação para a redação.
Notícias
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Enem Digital 2020
Veja as principais informações sobre o Enem Digital 2020 e entenda como será feita a aplicação das provas. Saiba também os locais de aplicação e quem pode se inscrever.
Enem
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Enem Digital 2020 será estendido para todos os estados e DF
O Inep anunciou que as provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Anteriormente, a novidade estava restrita a 15 capitais.
Notícias
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Inep publica edital do Enem 2020
O Inep divulgou hoje, 31 de março, o edital do Enem 2020. Documento traz as datas das provas e inscrições, além das regras do exame. Confira tudo aqui1
Notícias
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1
O MEC anunciou hoje, 18/03, a prorrogação dos prazos da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1. Alteração foi feita em consequência do coronavírus.
Notícias
Crédito: Divulgação/Agência Brasil
Secretários de Educação pedem adiamento do Enem 2020
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) pediu adiamento do Enem 2020 em consequência da pandemia do coronavírus.
Notícias