Enem 2016: falta uma semana para a divulgação do resultado

Estudantes das duas aplicações terão acesso às notas em 19 de janeiro.
Em 12/01/2017 17h29 , atualizado em 12/01/2017 17h31 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta apenas uma semana para a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Como está a sua ansiedade? As notas serão publicadas na próxima quinta-feira, 19 de janeiro, somente para quem está no terceiro ano do ensino médio ou já concluiu os estudos. Os treineiros (alunos das demais séries) terão acesso posteriormente. 

Veja como calcular sua nota

O Enem 2016 foi aplicado em um cenário de turbulências na Educação. Escolas foram ocupadas por estudantes, os quais protestavam contra Medida Provisória 746/2016, conhecida como a MP do Novo Ensino Médio; a PEC 241, que prevê o congelamento nos gastos públicos para os próximos 20 anos, além das reivindicações específicas de cada estado. 

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

A aplicação do exame para mais de 8,6 milhões de participantes foi confirmada para 5 e 6 de novembro. No entanto, 405 locais em que o Enem seria realizado foram ocupados em diversos estados. Com isso, uma nova prova foi marcada em 3 e 4 de dezembro para que os 271.033 estudantes que haviam sido escalados para as escolas presentes nas ocupações não fossem prejudicados. 

Somando os participantes das edições de novembro e dezembro, o Enem contou com a participação de mais de 6 milhões de estudantes, o que resultou em 30,4% de ausentes dos mais de 8,6 milhões de inscritos, gerando um prejuízo de R$ 236 milhões. 

Provas

As provas seguiram o modelo adotado desde 2009. O primeiro dia trouxe 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. Já o segundo contou com 45 perguntas de Matemática e 45 de Linguagens e Códigos, além da Redação. 

A redação da edição de novembro teve como tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", enquanto a prova de dezembro abordou "Os caminhos para combater o racismo no Brasil". 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas e gabaritos oficiais foram divulgados três dias após o fim de cada edição do Enem 2016. Os arquivos podem ser conferidos aqui

Fiz o Enem, e agora?

As notas do Enem 2016 podem ser utilizadas de diferentes maneiras. Seu principal uso é a participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método digital que substitui vestibulares de universidades públicas e institutos federais de educação. 

Veja também: Quanto preciso tirar para passar no Enem?

Diversas instituições já divulgaram quantas vagas vão oferecer no SiSU deste ano, entre elas estão as universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UnB), Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), São Paulo (Unifesp), do Espírito Santo (UFES), de Goiás (UFG) e de Mato Grosso (UFMT), além dos institutos federais de São Paulo (IFSP), de Santa Catarina (IFSC) e Ceará (IFCE). Para conferir a oferta, clique na sigla desejada. 

Veja a lista de adesão ao SiSU/Enem

Além do SiSU, algumas universidades e institutos criam seus próprios vestibulares apenas utilizando as notas do Enem, com é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

O Enem também pode ser usado para conseguir bolsas de estudo no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para financiar seu curso com juros mais baixos no Fundo de Finaciamento Estudantil (Fies).