Consulta pública sobre o novo Enem será aberta no dia 18

Objetivo é aprimorar o Exame, além de adequá-lo à reforma do ensino médio, prevista na MP 746/2016.
Em 13/01/2017 09h44 , atualizado em 13/01/2017 10h22 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou na tarde de ontem, 12 de janeiro, em entrevista à imprensa, que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir a consulta pública para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima quarta-feira, 18.

Saiba mais: Enem terá mudanças já nas próximas edições

Enem 2016: falta uma semana para a divulgação do resultado

Estudantes, educadores, pesquisadores e especialistas de todo o país poderão utilizar a plataforma para sugerir mudanças no maior exame educacional do país. O objetivo do MEC é aperfeiçoar o Exame e adequá-lo à reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória 746/2016.

Dentre as propostas levantadas, estão: a possibilidade de o exame não servir para certificar a conclusão do ensino médio, a exclusão dos candidatos treineiros, a realização de um simulado nacional antes do Enem para esses estudantes, a alteração da duração das provas e a instituição de modelos diferentes de Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, no final do ano passado, o ministro reiterou que o formato da pesquisa e os itens que serão abordados ainda não haviam sido definidos. Essa é a primeira vez que a estrutura da prova está sendo discutida desde 2009. Em março de 2015, o MEC realizou uma consulta pública, mas era sobre a possibilidade do Enem ser digital.

A expectativa é que parte das mudanças definidas na consulta pública já sejam apresentadas no edital do Enem 2017, cuja publicação está prevista para o mês de fevereiro. Por outro lado, algumas devem ficar para a edição de 2018.

*Com informações da Agência Brasil


Relacionados

Como planejar seus estudos para o Enem 2017
Comece o ano pegando fogo! Saiba como planejar seus estudos para 2017 com o professor Eduardo Galves, do QG do Enem.
Enem
Enem 2016: falta uma semana para a divulgação do resultado
Falta apenas uma semana para a divulgação do resultado do Enem 2016. As notas estão previstas para a próxima quinta-feira (19).
Notícias
Enem 2017: publicação do edital deve ser antecipada para fevereiro
A Assessoria de Imprensa do MEC confirmou ao Vestibular Brasil Escola que o Inep prevê a publicação do edital do Enem 2017 para fevereiro.
Notícias
Enem 2023: datas para pedir isenção de taxa de inscrição são divulgadas
Os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem 2023 poderão ser feitos de 17 e 28 de abril. A informação foi divulgada hoje pelo Inep
Notícias
Enem terá mudanças já nas próximas edições
O MEC anunciou que o Enem passará por mudanças já nas próximas edições. Assuntos serão abordados em consulta pública,
Notícias
Gabaritos da segunda aplicação do Enem 2016 estão disponíveis
Os gabaritos da segunda aplicação do Enem 2016 estão disponíveis. O resultado final é esperado para o dia 19 de janeiro de 2017.
Notícias
Inep planeja antecipar resultado do Enem 2016
O Inep planeja antecipar resultado do Enem 2016. Notas devem ser divulgadas na coletiva de imprensa sobre consulta pública do próximo exame
Notícias
Prazo da consulta pública sobre o Enem é prorrogado até 17 de fevereiro
Segue aberta, até as 23h59 de 17 de fevereiro, a Consulta Pública sobre mudanças no Enem. 414 mil sugestões já foram recebidas.
Notícias